Aprender na Internet…

VIANA, Joana; COSTA, Fernando Albuquerque; PERALTA, Helena. APRENDIZAGENS PESSOAIS EM CONTEXTOS INFORMAIS: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório. v. 3, n. 4, p. 190-231. jul. 2017. ISSN 2447-4266.

Resumo: Neste texto apresentam-se os resultados de uma investigação realizada com o objetivo de estudar as aprendizagens que são realizadas por sujeitos adultos em contextos online, de caráter não formal. Com uma abordagem investigativa de vertente qualitativa, inquiriram-se adultos utilizadores regulares da Internet através da distribuição de um questionário online. Verificou-se que, em contextos online, as aprendizagens realizadas são, na sua maioria, de caráter predominantemente declarativo, relativas ao contexto pessoal dos aprendentes, essencialmente em ambientes online relativos ao domínio da informação e realizam-se de acordo com uma estratégia centrada no processo, em que a tomada de decisões é realizada no decurso da ação e baseia-se na pesquisa e nos resultados que daí decorrem, ou seguindo orientações sob a forma de guião ou tutorial.

Ler no ResearchGate, em APRENDIZAGENS PESSOAIS EM CONTEXTOS INFORMAIS: oportunidades criadas pela Internet.

A importância do Problema

  
Uma boa definição e delimitação do Problema, é determinante para o Design da Investigação e a qualidade das etapas subsequentes do processo de investigação científica.

TACCLE 2 PREMIADO!!

O Projeto TACCCLE 2 acaba de ser premiado em Portugal pela FCT (Rede TIC e Sociedade). Graças ao excelente trabalho realizado por toda a equipa internacional do projeto que, como não poderia deixar de ser, está de parabéns! O prémio, no valor de 50.000€, irá permitir estender o trabalho por mais uma ano, desta feita produzindo atividades visando a inclusão digital de adultos.

Informação sobre os projetos vencedores: http://www.ticsociedade.pt/premiovencedores

 

BD Structure

Fazendo a síntese de trabalhos anteriores e avançando em direcção ao Plano III. Serão os Core Skills a resposta?

Estrutura_BaseDados

> Até 2006

20130929-160221.jpg

Até 2006 era esta a lógica. Porque as diferentes dimensões estão mesmo relacionadas! Daí para diante não seria diferente…

# aprendercom.net

do

aoaprendercom2

Depois de 9 anos do Portal aprendercom.net, em que valorizei a seleção e difusão criteriosa de conhecimento na área da utilização das TIC em Educação, é chegado o momento de dar a conhecer, de forma organizada, o trabalho de investigação, de orientação e de produção escrita desde que, em 1996, fui envolvido no desafio que constitui o ensinar e aprender com tecnologias.