Rodrigues, A Luísa

Tese (concluída)

(2017) RODRIGUES, Ana Luísa (2017). A formação ativa de professores com integração pedagógica das tecnologias digitais. Doutoramento em Educação na área de especialização de TIC e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa. Co-orientação de Tomás Patrocínio.

Resumo

Esta investigação teve como propósito identificar as bases teóricas e práticas de um modelo de formação que permita uma inovação das metodologias de ensino-aprendizagem com integração pedagógica das tecnologias digitais e contribua para o desenvolvimento profissional docente. Este modelo de formação de professores, fundamentado em correntes pedagógicas identificadas, caracteriza-se por uma gestão flexível do processo formativo com utilização de metodologias e estratégias ativas de aprendizagem que potenciem a construção de competências dos professores para o seu desenvolvimento humano integral e sustentável e, em simultâneo, através de um processo de isomorfismo, a transferência de competências para os seus alunos. Potencia a transversalidade relativamente às áreas curriculares e afirma ainda que os estudantes são os construtores, em interação social, do seu próprio conhecimento que é facilitado pela integração das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem.

Com base numa abordagem predominantemente qualitativa, no trabalho empírico foi utilizada uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação, sendo complementarmente realizados estudos exploratórios, inquéritos por entrevista e questionário aos professores e alunos de uma determinada comunidade educativa, onde se implementou, ao longo de um ano, um conjunto de oficinas de formação de professores, enquadradas nos níveis propostos pelo Sistema de Formação e Certificação de Competências TIC.

Na linha de um contributo para o desenvolvimento de uma cultura digital na escola, este estudo procurou delinear um modelo específico de formação – a Formação Ativa – com uma metodologia própria e que se pretende ajustada ao desenvolvimento profissional, económico e humano no contexto da futura sociedade do conhecimento. Ao longo do projeto de investigação-formação, verificou-se o desenvolvimento de competências e uma efetiva integração das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem pelos professores, com a inovação de práticas pedagógicas e a criação de uma comunidade de prática.

Publicações relacionadas com o desenvolvimento do PhD

Brito, R., Rodrigues, A.L. & Costa, F.A. (2016). A relação entre a escola e as TIC: que desafios? In Sampaio, D. & Patrão, I. (coord.). Dependências online – o poder das novas tecnologias. Lisboa: Pactor – Grupo LIDEL.

Rodrigues, A.L. (2016). A Formação Ativa de Professores na Didática das Ciências Económicas e Sociais. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE PORTUGAL, 28 a 30 janeiro 2016, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Rodrigues, A.L. & Curado, A.P (2016). A Formação Ativa de professores nas disciplinas de Iniciação à Prática Profissional. Atas do 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES), 14 e 15 julho 2016, Reitoria da Universidade de Lisboa.

Rodrigues, A.L. (2016). A integração pedagógica das tecnologias digitais na Formação Ativa de professores. Atas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação (ticEDUCA2016), 8-10 setembro 2016, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Rodrigues, A.L. (2015). Como integrar o ensino online nas instituições de ensino superior? Revista FORGES, Vol. 2, n.º2, pp.117-145.

Rodrigues, A.L. & Patrocínio, T. (2014). O desafio das tecnologias digitais no ensino superior – o Facebook como ferramenta, pp.297-312. In Cabrito, B., Castro, A., Cerdeira, L. & Chaves, V. J (Org.). Os desafios da expansão da educação em países de língua portuguesa: financiamento e internacionalização. Educa e autores, novembro de 2014.

 

partilhar Com... Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+