Felizardo, Helena

Projecto de Tese (2013/2014)

A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES EM TIC: QUE PERFIL DE FORMADOR?

Resumo

Este estudo tem como propósito último contribuir para uma redefinição do perfil de competências dos formadores responsáveis pela formação contínua de professores na área das TIC e resulta da constatação, por um lado, de que é uma área de ação de capital importância para levar os professores a utilizarem as tecnologias na sua prática letiva e, por outro, de que as estratégias de formação contínua realizadas neste domínio não parecem ter tido os resultados esperados em termos de maiores índices de uso do potencial que as tecnologias digitais hoje encerram. Na linha de diferentes estudos que apontam para a ineficácia da formação contínua na área das TIC e as dificuldades dos formadores em promover a integração das tecnologias nas atividades curriculares, a nossa proposta resulta também do questionamento que recentemente tivemos oportunidade de fazer sobre quem são e que preparação têm aqueles profissionais no nosso país. Esse estudo permitiu-nos perceber que os formadores não têm uma preparação específica para o exercício desta função, sendo o seu recrutamento efetuado, na maioria dos casos, com base nas competências informáticas adquiridas ao nível da licenciatura. É por essa razão que nos propomos identificar as dimensões chave de um perfil de formador que permitam potenciar o papel preponderante destes profissionais na construção de um novo perfil docente. Assim, nesta investigação, debruçar-nos-emos sobre as competências que os formadores necessitam ter para contribuir efetivamente para o desenvolvimento profissional dos professores na área das tecnologias digitais em contexto educativo, a fim de permitir aos professores prepararem os seus alunos para um mundo globalizado e em acelerado desenvolvimento tecnológico.

Tomando como base uma perspetiva interpretativa, caracterizada pela subjetividade inerente à sua dimensão social, o estudo incidirá na auscultação dos principais intervenientes do processo de desenvolvimento profissional docente, de modo a integrar os vários ângulos de análise provenientes de diferentes pontos de vista. Os dados desta investigação serão recolhidos através de um questionário a professores do ensino básico e secundário, de todas as áreas curriculares, e de entrevistas a responsáveis pela formação de professores: uma entrevista coletiva a formadores da formação contínua (focus-group) e entrevistas individuais semiestruturadas junto de diretores de Centros de Formação de Associação de Escolas e de instituições responsáveis pela formação inicial de professores. Esperamos obter as dimensões chave de um perfil de formador que nos permita elaborar uma proposta de referencial de competências do formador da formação contínua de professores em TIC e contribuir para que se possam perspetivar estratégias adequadas de formação para estes profissionais.

Publicações relacionadas com o desenvolvimento do PhD

Felizardo, Helena & Costa, Fernando (2018). Perspetiva de formadores sobre a formação que desenvolvem. In J. Pinhal, F. Costa & A. R.Faria (Eds). Atas do XXIV Colóquio AFIRSE Portugal 2017A Escola: Dinâmicas e Atores (no prelo).

Felizardo, Helena & Costa, Fernando (2016). Perceção dos Professores sobre a Qualidade da Formação na Área das TICAtas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016. DIGITAL TECHNOLOGIES & FUTURE SCHOOL (artigos selecionados). 42-58.

Felizardo, Helena & Costa, Fernando (2014). Formação contínua na área das TIC em Portugal. Quem são os Formadores e que perspetivas têm sobre a integração das tecnologias no currículo?. Investigar em Educação (Revista da SPCE). II Série, v. 1, n. 2 (2014). 139-154.

Felizardo, M. H., & Costa, F. (2014). A Formação contínua de professores na área das TIC: com que formadores? Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação. Em direção à Educação 2.0. Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 93-107.

partilhar Com... Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+