Mucharreira, Pedro

Tese (concluída)

MUCHARREIRA, Pedro (2017). O papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo e no desenvolvimento profissional docente – um estudo de caso. Doutoramento em Educação na área de especialidade de Formação de Professores. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa. Co-orientação de Belmiro Cabrito.

Resumo

A presente investigação procurou compreender o papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo e no desenvolvimento profissional docente. Adicionalmente, procurou-se investigar o papel dessa mesma formação contínua na escola, entendida como organização escolar aprendente. A definição do problema partiu da constatação da existência de um menor número de investigações na área da formação contínua de professores da iniciativa das escolas, avaliando os seus efeitos em contextos escolares específicos. Esta investigação justifica-se, assim, pela observação de uma realidade ainda relativamente pouco estudada, sobre a forma como são diagnosticadas, implementadas e avaliadas as ações de formação centradas na escola e como estas poderão interagir com o projeto educativo, com as estratégias de desenvolvimento profissional dos docentes, com os processos de trabalho implementados no terreno e, em última instância, com os resultados escolares dos alunos.

Em termos metodológicos pareceu-nos relevante basear a investigação nas conceções dos diferentes atores educativos, de uma determinada escola, sobre a relação existente entre a formação contínua e o desenvolvimento profissional docente, investigando-se eventuais mudanças nas suas práticas. A investigação que conduzimos foi, pois, qualitativa na sua essência, na linha de um paradigma interpretativo/fenomenológico, não deixando de recorrer a análises quantitativas, sem pretensões de generalização. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, recorrendo-se a entrevistas semi-estruturadas a diferentes intervenientes no seu contexto específico, como professores, chefias de topo e intermédias e formadores (internos e externos). Paralelamente às entrevistas semi-estruturadas, recorreu-se a notas de campo e a uma exaustiva recolha e análise documental.

As principais conclusões da investigação apontam no sentido do estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, produzindo conhecimento praxiológico, concretizando-se nesta escola uma formação centrada na sua realidade. Os resultados apontam ainda para um alinhamento das ações de formação promovidas na organização escolar com o projeto educativo, embora se note um certo desfasamento entre estas e as quatro vertentes deste documento orientador. Também de relevar evidências que refletem a assunção dos departamentos curriculares e dos professores enquanto proponentes e dinamizadores das ações de formação, com um assinalável recurso a formadores internos e estabelecimento de parcerias entre formadores internos e externos. Apesar disto, é de salientar que se observaram igualmente evidências que alertam para o facto de a formação centrada na escola poder focar-se excessivamente no campo organizacional, olvidando a dimensão individual, o respeitante às necessidades e expectativas particulares de cada docente. A investigação releva ainda o tempo como principal constrangimento, não apenas para o desenvolvimento profissional docente, mas igualmente no que concerne à planificação e consequente implementação das ações de formação.

Palavras-Chave: Formação Contínua, Formação Centrada na Escola, Projeto Educativo, Desenvolvimento Profissional Docente, Organizações Escolares Aprendentes.

Publicações  relacionadas com o desenvolvimento do PhD

Mucharreira, P., Cabrito, B. & Costa, F. (2017).  Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores. Eduser – Revista de Educação, 9 (2), 15-27.

Mucharreira, P. (2016). Formação contínua centrada na escola e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso. Educação em Questão. 54(42). 38-64.

Mucharreira, P. (2016). O papel da formação contínua docente no desenvolvimento organizacional da escola: um estudo de caso. Di@logus. 5(2). 48-62.

Mucharreira, P. (2014). O papel da formação contínua na (re)construção do projeto educativo e no desenvolvimento profissional docente. In Livro de Resumos do V Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 55-56.

 

partilhar Com... Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+