Vilhena, Ricardo

Projecto de Tese (2016/2017)

O PAPEL E O LUGAR DAS TIC NO DESENHO E NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO À LUZ DOS PRINCÍPIOS DO MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA.

Resumo

O presente estudo propõe-se a desenvolver uma investigação que permita dar resposta a um conjunto de questões, dilemas, dúvidas, que emergem quando se pretende articular as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com os princípios do Movimento da Escola Moderna (MEM), de forma a contemplar a matriz curricular do 1º ciclo do Ensino Básico.

Pelas suas caraterísticas, propomos como opção metodológica uma abordagem qualitativa a qual se enquadra no paradigma interpretativo. Assumimos o papel de professor investigador por ser aquele que melhor se adequa à investigação, a fim de oferecer uma visão mais clara dos objetivos propostos. Este estudo terá como participantes os alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade, do 1º ciclo do ensino básico.

Esta investigação será estruturada em duas fases. Na primeira fase será elaborada a planificação de um conjunto de aulas que serão concretizadas numa segunda fase.  Como instrumentos para análise e recolha de dados, optámos pelo diário de bordo, enquanto ferramenta de registo reflexivo, e como instrumento comum às duas fases. Na primeira fase destacamos ainda a análise documental e na segunda fase os registos de observação, as produções dos alunos, as entrevistas e os questionários.

Esperamos que esta investigação ofereça um contributo relevante, na partilha de uma visão sobre a integração e articulação das TIC, no sentido de mediatizar a relação entre o currículo oficial e a sua implementação educativa com base na pedagogia do MEM, com o objetivo de promover experiências de aprendizagem mais enriquecedoras para os alunos.

Publicações relacionadas com o desenvolvimento do PhD

 

 

partilhar Com... Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+