Eira, Rui

Projecto de Tese (2017/2018)

A VISITA DE ESTUDO VIRTUAL. UMA PONTE PARA O MUNDO DE SABERES FORA DA ESCOLA?

Resumo

Enraizada na experiência direta em espaço extraescolar, a visita de estudo pressupõe uma estratégia pedagógica coerente, com início e fim na escola, que deverá contribuir para a aprendizagem autêntica e significativa de conteúdos de natureza teórica. O conceito de “visita de estudo virtual” veio, assim, materializar uma estratégia pedagógica mediada por tecnologias multimédia, colmatando necessidades didáticas relacionadas com a preparação e reflexão de visitas tradicionais, mas também, como atividades alternativas às mesmas, valorizadas por critérios de autenticidade. Atendendo à natureza pedagógica diferenciada dessas duas tipologias de visita, considera-se útil procurar compreender como poderão contribuir para o desenvolvimento curricular formal, na sua relação isomórfica, complementar ou alternativa.

Assim, delineamos o projeto de investigação como um estudo de caso múltiplo, de tipo instrumental e pendor qualitativo, visando explorar e descrever práticas atuais e virtuais de visita de estudo desenvolvidas, em Portugal, por entidades de educação não formal (como os espaços museológicos), considerando a relevância e a pertinência curricular dessa oferta educativa para as aprendizagens essenciais a promover no ensino básico. Para tal, serão inventariados e caracterizados programas educativos disseminados na web, cujo estudo será aprofundado em alguns casos, com recurso à análise documental de planos e materiais pedagógicos, à observação de atividades e a entrevistas aos participantes.

A investigação será pontualmente reforçada por análise de ambientes de visita de estudo virtual consolidados (noutros países) e entrevistas informais a especialistas do campo didático e tecnológico com interesse e/ou experiência nessa tipologia de visita. A interpretação de dados será suportada pela categorização e valorização objetiva de condições ambientais e incidentes críticos, bem como, pela análise de conteúdos comunicados. Os resultados obtidos deverão contribuir para a consolidação do conceito de visita de estudo virtual e para a clarificação do seu papel no desenvolvimento curricular formal, sob as vertentes de enriquecimento e de inovação educacional. Palavras-chave: aprendizagem autêntica, educação não formal, experiência direta, tecnologias multimédia, visita de estudo virtual.

Publicações relacionadas com o desenvolvimento do PhD

 

 

partilhar Com... Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+