TACCLE2

Projecto TACCLE2 (2011-2014)

Projecto TACCLE2 – Teachers’ Aids on Creating Content for Learning Environments.

517726-LLP-1-2011-1-BE-COMENIUS-CMP

Projecto europeu envolvendo universidades e outras instituições de diferentes países na área da criação de materiais para a formação de professores para a utilização das tecnologias de informação e comunicação nas diferentes áreas curriculares.

Este projeto recebeu o Prémio Inclusão e Literacia Digital 2014. Projetos Altamente Meritórios com Replicação ou Expansão

Dele viria a resultar um projeto novo, desta feita alargando a elaboração de atividades com tecnologias para todos os que de alguma maneira trabalham ou estão ligados a adultos – Projeto LITERACIA DIGITAL DE ADULTOS (LIDIA), cujos resultados, provisórios, foram apresentados, no dia 23 de setembro no 1º Encontro da Rede TIC e Sociedade.

Investigador responsável

Fernando Albuquerque Costa (Equipa portuguesa)
Coordenação geral: Vermeersch Jens, GO! onderwijs van de Vlaamse Gemeenschap (Bélgica)

Equipa portuguesa da Universidade de Lisboa

Fernando Albuquerque Costa
Pedro Reis
Elisabete Cruz

Resumo

O projecto TACCLE2 incide na área da criação de materiais de formação de professores para a utilização das tecnologias de informação e comunicação. Envolve oito parceiros (universidades e outras instituições) de sete países europeus (Espanha, Bélgica, Itália, Reino Unido, Portugal, Alemanha, Roménia) em torno do desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem com tecnologias digitais nas diferentes áreas curriculares em estreita articulação com estratégias de formação de professores. Tem como especial referência e destinatários os professores que ainda não têm experiência de uso dessas mesmas tecnologias ao serviço da aprendizagem.

Os principais produtos da primeira edição do projeto TACCLE1 foram um manual destinado a professores interessados em introduzir as TIC nas suas práticas letivas e uma série de cursos de formação de professores organizados em torno desse manual. Muito embora os professores tenham apreciado bastante ambas as iniciativas, alguns ainda evidenciam dificuldades quando se trata de aplicar as ideias sugeridas em atividades de aprendizagem nas suas áreas específicas.
O propósito do TACCLE2 é o de apoiar os professores nessa tarefa!

Fonte de financiamento

Comissão Europeia, Lifelong Learning Programme, Comenius Multilateral projects

Período de desenvolvimento

2011-2014

Publicações

Conjunto de livros produzidos no âmbito do projeto:

  • Hughes, J. & Daniels, N. (Eds.). (2014). Atividades com tecnologias para crianças dos 3 aos 12 anos: propostas para professores e educadores. Projeto TACCLE2. Brussels: Go! Onderwijs van de Vlaamse Gemeenschap.
  • Hughes, J. & Daniels, N. (Eds.). (2014). Atividades com tecnologias para a área das Humanidades: propostas para tornar o ensino e a aprendizagem mais estimulantes. Projeto TACCLE2. Brussels: Go! Onderwijs van de Vlaamse Gemeenschap.
  • Hughes, J. & Rees, A. (Eds.). (2014). Atividades com tecnologias para a área das Ciências: propostas para tornar o ensino e a aprendizagem mais estimulantes. Projeto TACCLE2. Brussels: Go! Onderwijs van de Vlaamse Gemeenschap.
  • Hughes, J. & Daniels, N. (Eds.). (2014). Atividades com tecnologias para a área das Artes: propostas para professores e educadores. Projeto TACCLE2. Brussels: Go! Onderwijs van de Vlaamse Gemeenschap.
  • Daniels, N. & Hendrickx, J. (Eds.). (2014). Tecnologias digitais no desenvolvimento de competências chave: propostas de atividades para professores e educadores. Projeto TACCLE2. Brussels: Go! Onderwijs van de Vlaamse Gemeenschap.

Vídeo de apresentação do projeto TACCLE2, um dos projetos a que foi atribuído o Prémio Inclusão e Literacia Digital 2014 (Projetos Altamente Meritórios com Replicação ou Expansão) da FCT – Rede TIC e Sociedade.

partilhar Com... Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+