Formação inicial

Publicações relacionadas com a formação inicial dos Professores para a integração de tecnologias digitais nas práticas lectivas futuras

 

COSTA, Fernando (2003). Ensinar e Aprender Com Tecnologias na Formação Inicial de Professores. In Albano Estrela e Júlia Ferreira (Eds.). A Formação de Professores à Luz da Investigação. Lisboa, Secção Portuguesa da AFIRSE. 751-763. 

Determinantes na preparação dos futuros professores, as instituições de formação inicial não têm dedicado especial atenção às questões relacionadas com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem. Embora tenha vindo a ser gradualmente reconhecida a importância da formação inicial também nesse domínio, os resultados práticos continuam a ser pouco animadores, levando muitos investigadores a concluírem que é ainda muito escassa a quantidade e fraca a qualidade da preparação que os futuros professores recebem sobre o uso pedagógico das tecnologias. Com o intuito de contribuir para a discussão nesta área, apresentam-se aqui alguns elementos resultantes da reflexão em torno desta problemática a propósito da organização de um curso de formação de formadores para os docentes da recém criada disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação do Ramo de Formação Educacional da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Texto para enquadramento do trabalho desenvolvido, a convite da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em setembro de 2002, no curso de formação de formadores visando a preparação dos docentes que iriam lecionar a disciplina de TIC na formação inicial de professores. Uma disciplina incluída no plano de estudos do ramo de formação educacional da Faculdade de Letras pela primeira vez no ano de 2002/2003.

 

COSTA, Fernando & PEREIRA, Carolina (2003). Formação Inicial de Professores na área das TIC: Um curso de formação de formadores. In Albano Estrela & Júlia Ferreira (Eds.). A Formação dos Professores à Luz da Investigação. Lisboa, secção Portuguesa da Afirse. 764-776. 

Reconhecendo a importância estratégica de uma preparação inicial de professores que ajude os futuros professores a equacionarem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na sua actividade profissional docente, o Ramo de Formação Educacional da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa passou a integrar no seu plano de estudos, a partir do ano lectivo de 2002/2003, uma disciplina com esse objectivo específico. Que perfil de competências desenvolver nos alunos futuros professores, mas também que preparação fornecer aos professores que iriam assumir a docência dessa disciplina, foram as duas principais questões levantadas e sobre as quais importa reflectir. Com o intuito de contribuir para a reflexão sobre a temática da formação inicial dos professores na área das TIC, apresentam-se aqui as linhas gerais do curso de formação de formadores expressamente organizado para o efeito (premissas, objectivos, estrutura, etc.) e alguns dados sobre o primeiro ano de concretização da disciplina, nomeadamente em termos de processos de trabalho e de resultados obtidos.

Texto desenvolvido para dar conta do trabalho desenvolvido, a convite da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em setembro de 2002, no curso de formação de formadores para preparação dos docentes que iriam lecionar a disciplina de TIC na formação inicial de professores. Uma disciplina incluída no plano de estudos do ramo de formação educacional da Faculdade de Letras pela primeira vez no ano de 2002/2003. Ver excerto de vídeo do curso.