IPETCCO 2001/2004

Projecto IPETCCO

Projecto IPETCCO - Investigation in Primary Education Teachers’ Confidence and COmpetence. Supporting Innovation.

87714-CP-1-2000-1-GR-MINERVA-ODL   

Projecto de investigação de âmbito europeu envolvendo universidades e outras instituições de diferentes países sobre a utilização pedagógica das TIC no ensino elementar e respectivas competências e níveis de confiança dos professores.

Investigador Responsável

Fernando Albuquerque Costa (Equipa portuguesa)
Coordenação geral: Kathy Kikis-Papadakis (Grécia)

Parceiros

  • Università degli Studi di Roma ‘La Sapienza’ (Itália)
  • Universidade de Lisboa (Portugal)
  • Universitat Pompeu Fabra (Espanha)
  • Universiteit van Amsterdam (Holanda)

Resumo

O Projecto IPETCCO pretendeu aprofundar a compreensão sobre o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em termos de inovação das práticas pedagógicas em professores de escolas primárias de países do sul da Europa.

Tinha como base a investigação sobre o processo de inovação no ensino elementar, de forma a identificar as competências, conhecimentos e atitudes necessárias a uma utilização criativa e inovadora das Tecnologias de Informação e Comunicação. Tal identificação visava proporcionar, por um lado, uma maior eficácia na implementação de sistemas de desenvolvimento profissional do professor, constituindo, por outro lado, um factor motivational para que os professores se envolvam em práticas inovadoras.

Fonte de financiamento

Comissão Europeia, Programa SOCRATES, Acção MINERVA

Período de desenvolvimento

2001-2004

Publicações

COSTA, Fernando & PERALTA, Helena (2006). Primary Teachers’ Competence and Confidence Level regarding the Use of ICT. In E. Pearson & P. Bohman (Eds.). Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2006. Chesapeake, VA: AACE. 46-52.