escol@digit@l

LOGO

Projeto escol@ digit@l (2012-2015)

Site do projetoescol@digit@l  (http://aprendercom.org/escoladigital)

Resumo

O projeto escol@digit@l assenta na ideia de que as tecnologias digitais incorporam um elevado potencial transformador das práticas atuais de professores e educadores, nomeadamente se reunidas determinadas condições, como a vontade explorar o que de mais desafiador pode ser feito com recurso a essas mesmas tecnologias. Neste projeto, o professor é a pedra de toque da transformação esperada, perspetivando-se uma escola em maior sintonia com a sociedade em que vivemos e com a cultura que as tecnologias digitais vieram proporcionar em todas as áreas da ação humana. É uma perspetiva em que se ambiciona a descoberta de novas e diferentes formas de ensinar e de aprender, visando preparar os jovens para eles próprios poderem vir a beneficiar do potencial das tecnologias, nomeadamente em termos de inovação na resolução dos problemas com que se irão confrontar no futuro. Para o desenvolvimento e acompanhamento profissional dos professores e educadores é proposta uma ação baseada no trabalho entre pares suportada por formadores experientes através da reflexão crítica conjunta sobre as experiências de utilização efetiva das tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem, da partilha de recursos e exemplos práticos, enfim, da criação e manutenção de uma comunidade em torno do objetivo comum de avançar no conhecimento sobre a escola do século XXI.

  • Que papel poderá ter a escola na formação dessa sociedade e dos indivíduos que a compõem?
  • Que mudanças ocorrerão numa escola que pretende ter um papel ativo nesse processo?

Equipa de investigação

A equipa de investigação é constituída por um conjunto de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em que se incluem estudantes de doutoramento e de mestrado, e diferentes colaboradores externos com interesse e experiência na problemática da integração das tecnologias digitais na escola.

Fernando Albuquerque Costa (Coordenador, Instituto de Educação da ULisboa)
Carla Rodriguez (Pós-Doutorada em Educação – TIC na Educação)
Elisabete Cruz (Doutoranda em Educação – Teoria e Desenvolvimento Curricular
Joana Viana (Doutoranda em Educação – Teoria e Desenvolvimento Curricular)
Eloísa Branco (Doutoranda em Educação – TIC na Educação)
Rita Brito (Investigadora, Doutorada em TIC e Educação Pré-Escolar)
Ana Luísa Rodrigues (Doutoranda em Educação – TIC na Educação)
Sandra Fradão (Doutoranda em Educação – TIC na Educação)
Nádia Gomes (Mestranda em Educação – TIC e Educação)
Cátia Tapadas (Mestranda em Educação – TIC e Educação)
Helena Peralta (Investigadora, Instituto de Educação da U Lisboa)

Colaboradores

João Nogueira (Investigador, FCSH da Universidade Nova de Lisboa)
Sara Bahía (Investigadora, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa)
António José Osório (Investigador, Instituto de Educação da U Minho)
Pedro Reis (Investigador, Instituto de Educação da U Lisboa)
Lúcia Amante (Investigadora, Universidade Aberta)
Teresa Martinho Marques (Professora EB)
Ana Cristina Pratas (IT Consultant)

Período de desenvolvimento

2012-2015

Financiamento

Grupo Editorial Santillana

Publicações

  • SILVA, Heliana & COSTA, Fernando (2015). Recursos Educativos Digitais No Futuro: Perspectivas De Professores, Educadores E Especialistas . In … (Eds.), Actas do XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD – Cátedra UNESCO e IX ENAEH. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR.
  • COSTA, Fernando; CRUZ, Elisabete; VIANA, Joana; BRITO, Rita & RODRIGUEZ, Carla (2015). Conceções e Expectativas de Professores eEducadores de Infância a Propósito do Conceito de Escola Digital. In M.J.Gomes, A. Osório & J. Valente (Eds.), Actas da IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2015 Meio Século de TIC na Educação. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. 1211-1225.
  • VIANA, Joana, BRANCO, Eloísa & COSTA, Fernando (2014). Que tecnologias digitais têm e usam as crianças entre 7 e 13 anos de uma escola de Lisboa? In Atas do III Congresso Internacional TIC e Educação. Educação Online. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • COSTA, Fernando; RODRIGUEZ, Carla; CRUZ, Elisabete; SANTOS, Cátia; GOMES, Nádia; VIANA, Joana;  PERALTA, Helena; BRANCO, Eloísa & FRADÃO, Sandra (2013). A caminho de uma escola digital. [Edição em CD-Rom]. In M.J.Gomes, A. Osório, A. Ramos, B. Silva & J. Valente  (Eds.), Actas da VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2013. Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. pp. 447-463.
  • COSTA, Fernando; RODRIGUEZ, CARLA; CRUZ, Elisabete; GOMES, Nadia; VIANA, Joana; PERALTA, Helena; BRANCO, Eloísa & FRADÃO; Sandra (2013). On track for a digital school. 63rd Annual Conference International Council for Educational Media (ICEM), Singapore. IEEE.

 

partilhar Com... Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Um comentário em “escol@digit@l”

Os comentários estão fechados.