escol@digit@l

LOGO

Projeto escol@ digit@l (2012-2015)

Site do projetoescol@digit@l  (http://aprendercom.org/escoladigital)

Resumo

O projeto escol@digit@l assenta na ideia de que as tecnologias digitais incorporam um elevado potencial transformador das práticas atuais de professores e educadores, nomeadamente se reunidas determinadas condições, como a vontade explorar o que de mais desafiador pode ser feito com recurso a essas mesmas tecnologias. Neste projeto, o professor é a pedra de toque da transformação esperada, perspetivando-se uma escola em maior sintonia com a sociedade em que vivemos e com a cultura que as tecnologias digitais vieram proporcionar em todas as áreas da ação humana. É uma perspetiva em que se ambiciona a descoberta de novas e diferentes formas de ensinar e de aprender, visando preparar os jovens para eles próprios poderem vir a beneficiar do potencial das tecnologias, nomeadamente em termos de inovação na resolução dos problemas com que se irão confrontar no futuro. Para o desenvolvimento e acompanhamento profissional dos professores e educadores é proposta uma ação baseada no trabalho entre pares suportada por formadores experientes através da reflexão crítica conjunta sobre as experiências de utilização efetiva das tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem, da partilha de recursos e exemplos práticos, enfim, da criação e manutenção de uma comunidade em torno do objetivo comum de avançar no conhecimento sobre a escola do século XXI.

  • Que papel poderá ter a escola na formação dessa sociedade e dos indivíduos que a compõem?
  • Que mudanças ocorrerão numa escola que pretende ter um papel ativo nesse processo?

Equipa de investigação

A equipa de investigação é constituída por um conjunto de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em que se incluem estudantes de doutoramento e de mestrado, e diferentes colaboradores externos com interesse e experiência na problemática da integração das tecnologias digitais na escola.

Fernando Albuquerque Costa (Coordenador, Instituto de Educação da ULisboa)
Carla Rodriguez (Pós-Doutorada em Educação – TIC na Educação)
Elisabete Cruz (Doutoranda em Educação – Teoria e Desenvolvimento Curricular
Joana Viana (Doutoranda em Educação – Teoria e Desenvolvimento Curricular)
Eloísa Branco (Doutoranda em Educação – TIC na Educação)
Rita Brito (Investigadora, Doutorada em TIC e Educação Pré-Escolar)
Ana Luísa Rodrigues (Doutoranda em Educação – TIC na Educação)
Sandra Fradão (Doutoranda em Educação – TIC na Educação)
Nádia Gomes (Mestranda em Educação – TIC e Educação)
Cátia Tapadas (Mestranda em Educação – TIC e Educação)
Helena Peralta (Investigadora, Instituto de Educação da U Lisboa)

Colaboradores

João Nogueira (Investigador, FCSH da Universidade Nova de Lisboa)
Sara Bahía (Investigadora, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa)
António José Osório (Investigador, Instituto de Educação da U Minho)
Pedro Reis (Investigador, Instituto de Educação da U Lisboa)
Lúcia Amante (Investigadora, Universidade Aberta)
Teresa Martinho Marques (Professora EB)
Ana Cristina Pratas (IT Consultant)

Período de desenvolvimento

2012-2015

Financiamento

Grupo Editorial Santillana

Publicações

  • SILVA, Heliana & COSTA, Fernando (2015). Recursos Educativos Digitais No Futuro: Perspectivas De Professores, Educadores E Especialistas . In … (Eds.), Actas do XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD – Cátedra UNESCO e IX ENAEH. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR.
  • COSTA, Fernando; CRUZ, Elisabete; VIANA, Joana; BRITO, Rita & RODRIGUEZ, Carla (2015). Conceções e Expectativas de Professores eEducadores de Infância a Propósito do Conceito de Escola Digital. In M.J.Gomes, A. Osório & J. Valente (Eds.), Actas da IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2015 Meio Século de TIC na Educação. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. 1211-1225.
  • VIANA, Joana, BRANCO, Eloísa & COSTA, Fernando (2014). Que tecnologias digitais têm e usam as crianças entre 7 e 13 anos de uma escola de Lisboa? In Atas do III Congresso Internacional TIC e Educação. Educação Online. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • COSTA, Fernando; RODRIGUEZ, Carla; CRUZ, Elisabete; SANTOS, Cátia; GOMES, Nádia; VIANA, Joana;  PERALTA, Helena; BRANCO, Eloísa & FRADÃO, Sandra (2013). A caminho de uma escola digital. [Edição em CD-Rom]. In M.J.Gomes, A. Osório, A. Ramos, B. Silva & J. Valente  (Eds.), Actas da VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2013. Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. pp. 447-463.
  • COSTA, Fernando; RODRIGUEZ, CARLA; CRUZ, Elisabete; GOMES, Nadia; VIANA, Joana; PERALTA, Helena; BRANCO, Eloísa & FRADÃO; Sandra (2013). On track for a digital school. 63rd Annual Conference International Council for Educational Media (ICEM), Singapore. IEEE.

 

partilhar Com... Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+

Um comentário em “escol@digit@l”

Os comentários estão fechados.