Branco, Eloísa

Projecto de Tese (2012/2013)

NARRATIVAS TRANSMÉDIA COMO ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Resumo

Este projeto de investigação de doutoramento tem como objeto o conceito de narrativas transmédia. Constituindo uma primeira reflexão baseada na revisão da literatura, propomo-nos aqui definir o conceito, descrever algumas experiências que ajudam à sua compreensão e bem assim, mostrar as potencialidades desta abordagem para o desenvolvimento de novos cenários de ensino e aprendizagem.

O objetivo é compreender de que maneira poderão as narrativas transmédia contribuir para a inovação das práticas pedagógicas dos professores e para a transformação da realidade escolar com o intuito de tornar a escola num espaço mais significativo, inovador e empreendedor. Esta técnica de contar e mergulhar em histórias com recurso nomeadamente às ferramentas Web 2.0 já está a ser amplamente utilizada para filmes, televisão e publicidade, começando também a interessar e a ser estudada no âmbito educacional dadas as suas potencialidades para a inovação na educação.

Publicações  relacionadas com o desenvolvimento do PhD

BRANCO, Eloísa & COSTA, Fernando (2013). Narrativas Transmédia: Criação de novos cenários de aprendizagem. [Edição em CD-Rom]. In M.J.Gomes, A. Osório, A. Ramos, B. Silva & J. Valente (Eds.), Actas da VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2013. Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. pp. 1275-1284.

partilhar Com... Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+