Cruz, José

Tese (2011/2018)

O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TIC: O CASO DO ISCED-BENGUELA

Resumo

O presente trabalho enquadra-se no campo da integração curricular das TIC na educação. Pretendemos refletir sobre o papel que poderão desempenhar as instituições de formação inicial de professores em Angola, na criação e desenvolvimento de competências TIC nos seus alunos, futuros professores.

O estudo cingiu-se ao caso do ISCED-Benguela e foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, compreendendo três fases.

Na primeira fase, e com base na revisão da literatura específica da área procuramos identificar as tendências atuais no que se refere ao papel das instituições de formação inicial de professores no que respeita ao desenvolvimento das competências TIC dos futuros professores.

Na segunda fase, com recurso à análise de conteúdo dos dados recolhidos através da entrevista, observação e análise documental, procuramos compreender como é que a problemática da formação inicial de professores na área das TIC é e pode ser equacionada no contexto das instituições de formação inicial de professores angolanas, e do ISCED-Benguela em particular.

Na terceira fase, com base na análise, articulação e sistematização dos resultados obtidos nas fases anteriores, concluímos sobre as condições observadas e necessárias para a organização, implementação e acompanhamento de um sistema de formação de professores adequado à realidade angolana, que contemple a dimensão da integração curricular das TIC, bem como sugerir uma série de recomendações e linhas de orientação para o desenvolvimento de um programa de apoio à integração das TIC nas práticas escolares nacionais.

Publicações relacionadas com o desenvolvimento do PhD

 

partilhar Com... Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+