Breve bio

BREVE NOTA BIOGRÁFICA

Fernando Albuquerque Costa é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Licenciou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde foi docente e investigador entre 1988 e 2009. A partir de 2010 exerce funções de Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde integra o Grupo de Investigação Educação, Tecnologia e Sociedade da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação.

Tendo trabalhado desde o início da atividade académica na área do Currículo e da Avaliação, dedicou-se, a partir de meados dos anos 90, às questões mais diretamente relacionadas com a utilização das tecnologias digitais em contexto educativo.

Integrou o Conselho Científico do Observatório do Plano Tecnológico da Educação, da Universidade Católica Portuguesa, e foi responsável pela criação e manutenção do Portal Aprender Com Tecnologias, um portal pioneiro, dedicado, entre 2002 e 2009, às questões relacionadas com a utilização das TIC para fins educativos.

Coordenou a nível nacional diferentes projetos europeus nesta área, nomeadamente os projetos PEDACTICE (1997-2000), sobre avaliação de software multimédia educativo, IPETCCO (2001-2004), sobre inovação das práticas pedagógicas, DIGIFOLIO (2005-2008), sobre portefólios electrónicos e desenvolvimento profissional de professores, TACCLE2 (2011-2014), dedicado ao desenvolvimento de recursos e materiais de suporte à atividade dos professores para estímulo da aprendizagem com tecnologias.

Para o Ministério da Educação de Portugal coordenou a equipa interuniversitária responsável pelo estudo sobre as Competências TIC de docentes e não docentes (2008/2009), a equipa de especialistas responsável pela elaboração das Metas de Aprendizagem na área das TIC (2010) e o Ensino a Distância para a Itinerância (2010-2013).

Mais recentemente, coordenou o Projeto escol@digit@l (2012-2015), um projeto de investigação-ação com o propósito de compreender os processos de mudança em direção a uma escola do Século XXI, e o Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos (2015-2016), um projeto que nasce do Prémio atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Rede TIC e Sociedade) à proposta de extensão do trabalho desenvolvido no seio do Projeto TACCLE2. O prémio permitiu estender o trabalho realizado para formadores que trabalham com adultos e visando a inclusão digital destes últimos. Todos os recursos criados estão disponíveis em acesso aberto a partir da Biblioteca de Atividades Online (BAO).

Tem várias obras editadas e dezenas de artigos publicados sobre a problemática do ensino e da aprendizagem com tecnologias e da formação de professores nessa área. É diretor-adjunto e cofundador da Revista Educação, Formação e Tecnologias e integra os corpos editoriais de outras revistas científicas, como a Digital Education Review ou a E-Curriculum.

A nível académico, coordena o Curso de Mestrado em Educação, da especialização em Educação e Tecnologias Digitais e é responsável por diferentes disciplinas relacionadas com tecnologias e aprendizagem na Licenciatura em Educação e Formação e nos Cursos de Mestrado e de Doutoramento em Educação, na área das Tecnologias em Educação.

Presentemente coordena o Projeto Amadora Aprender Digital [1º Ciclo], um projeto da Câmara Municipal da Amadora que tem como principal objetivo promover e apoiar a exploração e e a integração pedagógica das tecnologias digitais nas escolas do 1º Ciclo do município. Coordena também a equipa portuguesa do Projeto StepUP-2ICT – Stepping Up to Technology in Adult Education towards Awareness, Assessment and Access, um projeto Erasmus+ com o objetivo de promover a literária digital dos profissionais que trabalham com adultos.

Informação mais detalhada sobre a atividade científica pode ser obtida em mir@gens, o seu diário de bordo.

eu amo o longe e a miragem...

aprendercom
relembrar o Portal Aprender Com Tecnologias
(no Arquivo da Web Portuguesa)

ESPAÇO INSTITUCIONAL

UL_IE_H_Positivo

GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO

Membro integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Lisboa (grupo de investigação Educação, Tecnologia e Sociedade)Colaborador no Grupo de Pesquisa CNPq “Ensino de Língua Estrangeira, Formação Cidadã e Tecnologia” da Universidade Estadual de Campinas.

TEMAS DE INTERESSE E DE INVESTIGAÇÃO

Currículo e tecnologias digitais. Tecnologias digitais e inovação de práticas e processos educacionais. Competências digitais de alunos, educadores, professores e formadores. Desenvolvimento profissional de educadores, professores e formadores. Desenho, utilização e avaliação de contextos digitais de aprendizagem: comunidades de prática, redes sociais, ambientes pessoais de aprendizagem, e-portefólios…


Fernando Albuquerque Costa's bibliography

REGISTO DE FORMADOR CCPFC/RFO

Certificado de Registo de Formador
Registo CCPFC/RFO – 01673/97 (13 de Janeiro de 1997)
B02 Avaliação
B16 Teoria Curricular

CONTACTOS

Fernando Albuquerque Costa
U Lisboa – Instituto de Educação
Alameda da Universidade 1649-013 Lisboa, PORTUGAL
e-mail: fc @ie.ulisboa.pt

# comtic: http://aprendercom.org/comtic (portefólio digital)
# mir@gens: http://aprendercom.org/mira (diário de bordo)
@ LinkedIn: http://pt.linkedin.com/in/fcosta58
@ Slideshare: http://www.slideshare.net/fcosta
@ Twitter: http://twitter.com/miragens

tecnologiastopo animb

partilhar Com... Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Google+