LIDIA

Projeto LIDIA (2015-2016) 

Este projeto resulta da atribuição, em 2014, do Prémio Inclusão e Literacia Digital (Projetos Altamente Meritórios com Replicação ou Expansão) ao Projeto TACCLE2, pela Rede TIC e Sociedade, uma iniciativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia em Portugal.

Projeto Literacia Digital de Adultos (LIDIA)

Equipa de investigação
Fernando Albuquerque Costa (coordenação)
Elisabete Cruz
Carolina Pereira
Joana Viana
Pedro Reis
Carmen Cavaco
Helena Peralta

Website: lidia.ie.ulisboa.pt

Resumo
O projeto Literacia Digital de Adultos (LIDIA) visa a inclusão digital de adultos. Trata-se, na prática, de desenvolver propostas de atividades com tecnologias para formadores e outros técnicos de intervenção social que trabalham com adultos, preparando-os para integrar as tecnologias digitais como ferramentas da sua prática de formação, ao serviço de uma aprendizagem significativa, autêntica e ajustada às suas necessidades da vida numa “sociedade digital”. Ou seja, as tecnologias digitais assumidas como ferramentas úteis para o desenvolvimento nomeadamente daquelas que são hoje consideradas competências chave para a aprendizagem ao longo da vida.

O público alvo do projeto LIDIA são, pois, formadores, animadores, técnicos superiores de educação e técnicos da área social inseridos em contextos de formação formal e não formal que, em Portugal, trabalhem em contextos com públicos tipicamente mais excluídos da sociedade da informação: profissionais responsáveis pelas áreas culturais, educativas e de ação social de câmaras e juntas de freguesia, IPSS, associações culturais e recreativas, museus, universidades seniores, centros de dia, docentes, etc..

Para a concretização do projeto está prevista a realização de um conjunto integrado de atividades e recursos formativos de apoio à intervenção junto dos adultos em formação, visando dotar os formadores e técnicos envolvidos das competências necessárias para a integração das tecnologias digitais na lógica pretendida: i) a elaboração de um manual com propostas de atividades de formação com tecnologias digitais que promovam o desenvolvimento de competências digitais; ii) a realização de formação em regime presencial e na modalidade de eLearning como oferta institucional do Instituto de Educação; iii) a conceção e desenvolvimento de uma estrutura online de suporte à criação de uma Comunidade de Prática para promoção da literacia digital de adultos; iv) a realização de um seminário final para disseminação e partilha de boas práticas, lançamento da comunidade, do manual e da formação em eLearning.

Período de desenvolvimento
2015-2016

Fonte de financiamento
Prémio no valor de 50.000€ atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia

Publicações

COSTA, F; CRUZ, E.; VIANA, J. & PEREIRA, C. (2017). O processo de desenvolvimento de dinâmicas de educação digital de adultos. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal, As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores. Lisboa: EDUCA & AFIRSE Portugal. 286-301.

COSTA, Fernando & CRUZ, Elisabete (2016). Atividades para Inclusão Digital de AdultosPara todos quantos trabalham com adultos. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

COSTA, Fernando, CRUZ, Elisabete, VIANA, Joana & PEREIRA, Carolina (2015). Digital literacy of adults education needs for the full exercise of citizenship. IEEE. 92-96.

COSTA, Fernando, CRUZ, Elisabete, VIANA, Joana & PEREIRA, Carolina (2015). Literacia Digital de Adultos: Contributos para o desenvolvimento de dinâmicas de formaçãoAtas do Seminário Internacional de Informática Educativa (SIIE). Setúbal. 169-175.

partilhar Com... Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email