Daniela Gonçalves

Breve descrição de mim: Chamo-me Daniela, tenho 18 anos, venho da sertã. Estudei na escola Secundária da Sertã no curso Línguas e Humanidades. Escolhi o curso Ciências de Educação porque o que eu quero seguir no futuro é Educação Social.
Contacto do Twitter: https://twitter.com/DaniieelaaaG
Quantas horas gasto por dia, em média, a utilizar tecnologias digitais?: A maior parte do dia.
Que relação tenho com as tecnologias digitais?:

Tenho uma boa relação, talvez no inicio ache um pouco confuso mas depois de várias utilizações consigo trabalhar bem. A maior parte do dia utilizo tecnologias.

Com base nos conhecimentos e experiência de utilização das tecnologias digitais, como acho que poderia / deveria ser a escola no futuro?:

No futuro a escola deveria utilizar cada vez mais as tecnologias. Na minha opinião a escola ainda não aderiu bem às novas tecnologias ou então o docente não sabe utilizar acabando por voltar digamos "à moda antiga" da caneta e papel (falando por experiência pessoal na secundária.) No futuro a escola poderia ser mais via online, os alunos por exemplo enviar trabalhos por mail ou criar uma plataforma em vez de gastar dinheiro em fotocópias.

Que objetivos pessoais tenho para a disciplina?:

O Objectivo principal e aprender, ensinar e por fim alcançar o sucesso.

Em concreto, o que estou disposto(a) a fazer para atingir esses objectivos?:

Estou disposta atingir o sucesso, aprendendo e depois ajudar o outro

Imaginando que as nossas aulas se poderiam organizar com base num jogo... Que tipo de jogo poderia ser?: habbo
Qual papel assumiria eu nesse jogo?:

Neste jogo assumiria o papel de divulgação das tecnologias aos vários utilizadores, ou seja, diria como utilizar as tecnologias e o porquê dessa utilização.

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  • Tecnologias Educativas II (14/15)

    Tecnologias Educativas II (14/15)

    Unidade Curricular do 2º ano da Licenciatura em Ciências da Educação. Instituto de Educação - U Lisboa
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    • Daniela Gonçalves
      A minha principal dificuldade na escol@21 foi tentar perceber onde ia colocar as minha pesquisas se era no Bookmarks, files, blogs etc mas com o tempo e com ajuda dos professores superei essa dificuldade.
      • Daniela Gonçalves
        Daniela Gonçalves uploaded the file Web 2.0
        Em anexo o meu esquema do texto " Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores"
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            Daniela Gonçalves bookmarked Narrativa digital
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              • Joana Viana
                Joana Viana

                Olá Daniela,
                Podes indicar quais as fontes que usaste para descreveres o que se entende por narrativa digital?
                Obrigada.

              • Daniela Gonçalves
                Daniela Gonçalves commented on a bookmark Webquest
                As webquests possuem uma base teórica construtivista, pois os próprios alunos vão construindo o seu conhecimento.  Geralmente a webquest é elaborada por um professor com questões para serem resolvidas pelos...
                • Daniela Gonçalves
                  Daniela Gonçalves commented on a bookmark Serious Games Interactive
                  Um "jogo sério" tem como objectivo transmitir um conteúdo cariz educativo ao utilizador. É um software ou hardware desenvolvido através dos princípios do desenho de jogo interativo. No inicio os...
                  • Daniela Gonçalves
                    Pesquisa sobre serious games
                      • Fernando Alb. Costa
                        Fernando Alb. Costa

                        Olá, Daniela, bom dia. Obrigado pela tua indicação, mas gostava que fizesses aqui uma pequena síntese do conceito em causa. Pode ser?

                        • Daniela Gonçalves
                          Daniela Gonçalves

                          Um "jogo sério" tem como objectivo transmitir um conteúdo cariz educativo ao utilizador. É um software ou hardware desenvolvido através dos princípios do desenho de jogo interativo.

                          No inicio os serious games foi um projeto feito pela empresa Atari nos anos 80 concebido para treinar militares em situação de batalha, no entanto com o passar dos anos à medida que as tecnologias foram desenvolvendo os serious games foram concebidos para diferentes àreas bem como a educação, saúde publicidade etc.

                          Através dos "serious games", profissionais de várias áreas usam os jogos de computador para fins úteis: médicos treinam cirurgias, analfabetos exercitam a escrita.

                        • Daniela Gonçalves
                          Daniela Gonçalves uploaded the file Linguagem LOGO
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