Autores

Fernando Albuquerque Costa é professor auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Fez doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, na área de Currículo e Avaliação, com tese sobre a Utilização das TIC em Contexto Educativo – Representações e práticas de professores. Tem diferentes publicações na área das TIC em Educação e é diretor adjunto da Revista Educação, Formação & Tecnologia.

Carla Rodriguez tem doutoramento em Cultura Audiovisual e Mídias pela Unicamp (Brasil). Faz atualmente pós-doutoramento em Desenvolvimento Profissional e Competências dos Professores em TIC, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, dedicando-se ao estudo de metodologias e estratégias pedagógicas na área das TIC para a formação de professores.

Elisabete Cruz é bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/68461/2010), dedicando-se ao estudo das TIC como formação transdisciplinar no âmbito do Doutoramento em Educação, na especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Sandra Fradão é professora de Inglês no ensino básico e secundário, assistente convidada e doutoranda na área das TIC em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem participado ao longo dos últimos anos em várias iniciativas no âmbito das tecnologias em educação, nomeadamente no campo da formação de professores.

A obra contou ainda com a colaboração de Sara Bahia, professora e investigadora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e de José Pedro Trindade, professor de Educação Visual e Tecnológica, com um texto especialmente dedicado ao desenvolvimento psicológico das crianças e jovens em idade escolar e suas capacidades em cada fase desse desenvolvimento.