Ecologias de aprendizagem…

Universidade da Corunha, Faculdade de Educação. Uma tese que traz uma perspetiva inovadora sobre a utilização de tecnologias na formação inicial de professores. Parabéns Francisco Caamaño!!

EPALE Conference

EPALE conference 2018: Fostering an inspiring adult learning community.

On 15–16 October in Budapest, Hungary, EPALE organized an pan-European conference with the slogan Growing together: fostering an inspiring adult learning community.

The adult learning event gathered over 250 national government representatives, EPALE members, European stakeholders and representatives from the European Commission.

Aqui, parte da comitiva portuguesa presente no evento.

UFCD a distância

Um modelo de trabalho concebido e desenvolvido nos últimos 2 anos tendo como objetivo a adaptação de unidades de formação de curta duração para um regime de formação e aprendizagem a distância.

Para partilhar e discutir entre pares, amanhã na Universidade de Aveiro, no 1.º Encontro da Secção de EAD da SPCE.

Aprendizagens das Línguas

 

As tecnologias digitais de informação e comunicação têm hoje um papel central na vida em sociedade e constituem um referente cultural de grande importância para os jovens de hoje. Dado o enorme potencial pedagógico que essas tecnologias podem encerrar ao nível da inovação dos processos de ensinar e de aprender, é importante a reflexão que possamos fazer sobre como é que a Escola as vê e como as integra no seu seio.
Nesta conferência explorar-se-ão algumas das mudanças mais significativas verificadas nas práticas de leitura e escrita tendo como base suportes e formatos digitais, bem como o seu impacto no que significa hoje ler e escrever, como ponto de partida para a discussão sobre o papel que as tecnologias digitais poderão assumir em particular no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.

Aprender Digital

Arranque do Seminário de partilha de práticas. Do trabalho desenvolvido ao longo do ano. Na Seomara Costa Primo, Amadora, com a presença da Senhora Presidente da Cânara Municipal da Amadora e o Diretor do Agrupamento Amadora Oeste. As tecnologias nas mãos dos meninos…

MOOC Técnico, balanço

Tempo de partilha e balanço por parte dos professores do Técnico que desenharam e concretizaram os primeiros cursos em formato MOOC. Algo que ajudei a pensar, no contexto do MOOCLab, em 2015, na sua vertente pedagógica e da estrutura curricular. Visitar o site do MOOC Técnico.

INCoDe.2030

A iniciativa nacional para as competências digitais deste governo. Apresentada hoje no teatro Thalia, em Lisboa. A explorar com atenção.

Currículo em Contextos Informais

VIANA, Joana (2017). Currículo em contextos informais: contributos para a (re)conceptualização do conceito de currículo a partir de aprendizagens online. Doutoramento em Educação na área da Teoria e Desenvolvimento Curricular. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Parabéns!

François Marchessou


Prof. François Marchessou, uma das minhas primeiras referências quando comecei a ler sobre tecnologias em educação e que agora tive o prazer de ouvir ao vivo. Uma palestra que a propósito da brecha digital, nos alerta os perigos da “jaula digital”. Um conceito interessante que deixo para que cada um procure o que significa…

Conversas à Quinta

Com o intuito de criar espaços mais informais de partilha e de debate entre investigadores portugueses, a direcção da AFIRSE Portugal e o Instituto de Educação promovem a iniciativa “Conversas à Quinta”. Orientadas por um investigador e seus convidados, essas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas pela investigação.

Conversas2016

Em breve, informação detalhada sobre o novo ciclo das Conversas à Quinta (5º Ciclo), a desenvolver no primeiro semestre de 2016. Últimas quintas feira de cada mês!1

Magnífico Reitor

  
Cerimónia de tomada de posse do Professor e amigo Paulo Dias no cargo de Reitor da Universidade Aberta. As maiores felicidades por mais quatro anos ao serviço da Educação Digital por esse mundo fora!

Fuga de cérebros

Uma obra de grande atualidade, num momento crítico de grande significado para todos os que se opuseram à política deprimente de um governo agora obrigado a baixar a bola… imprescindível, coordenada por colega de longa data, Rui Gomes. 

 

Para que não passe à margem…

… para que não seja esquecida a horrenda atrocidade a que estão submetidas milhares e milhares e milhares de mulheres na República Democrática do Congo.  Prémio Calouste Gulbenkian, este ano atribuído a Denis Mukwege, médico congolês que tem dedicado a sua vida a assistir mulheres vítimas de violação na República Democrática do Congo.

Seminaris d’Educació Virtual

20131028-094632.jpg

Entornos Personales de Aprendizaje en contextos institucionales
Universidad de Barcelona. Departamento de Teoria e História da Educação. Grupo de Investigação em Ensino e Aprendizagem Virtual.
Uma oportunidade para discutir com colegas espanhóis o trabalho que temos feito com os nossos alunos, primeiro com a escola 2.0, agora com a escol@21

Towards….

20131003-172428.jpg

Uma boa assistência, muito interesse no projecto, mas viríamos a descobrir, no período para questões, quão diferentes são as escolas neste lado do mundo, no que a equipamentos disponíveis para os alunos diz respeito. Um motivo mais para caminhar towards…