Caminhos de Investigação na UAveiro

A convite dos estudantes de doutoramento participei na V Edição das Jornadas/Caminhos de Investigação: “Novos caminhos ou jeitos novos de caminhar?”, organizadas pelos alunos do 2º ano do Programa Doutoral em Educação (PDE), do Departamento de Educação e Psicologia (DEP). A edição deste ano, dada a necessidade de distanciamento social, decorreu via Zoom Colibri no passado dia 03 de julho de 2020 e foi um excelente momento de partilha e reflexão sobre os projetos de doutoramento de cerca de duas dezenas de jovens investigadores da U Aveiro.

A formação de professores na área das TIC em Portugal


Parabéns, Helena, pelo excelente trabalho desenvolvido sobre a qualidade da formação que é feita em Portugal na área das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

FELIZARDO, Helena (2019). A formação contínua de professores em TIC: que perfil de formador? Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Kovacs, Budapest

The learning teacher, inovation, and other topics. A very interesting PhD thesis recently defended by Helena Kovacs. EDiTE program.

networking

Kickoff meeting para criação de rede latinoamericana de universidades com o objetivo de estudar o que os jovens fazem com tecnologias digitais, em particular na Internet.

GameCourse

Um novo projeto de investigação a dar os primeiros passos!
GameCourse: Melhorando a Aprendizagem na Universidade através da Gamificação (Improving College Learning with Gamification).
Concurso FCT para Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos 2017.  [PTDC/CCI-CIF/30754/2017].

Ver mais informação sobre o projeto.

TIC e MEM

A apresentação e defesa do projeto de doutoramento do Ricardo

O dia da Joana


Desenho de um modelo de formação a distância para magistrados. Doutoramento em TIC em Educação. IE ULisboa. Parabéns!

30 anos de AFIRSE em Portugal!!

O XXV Colóquio da AFIRSE Portugal já tem data (1, 2 e 3 de fevereiro de 2018) e título! Será a oportunidade de olhar para o futuro à luz do trabalho de investigação que foi desenvolvido em Portugal no campo da Educação desde que a Secção Portuguesa da AIPELF (depois AFIRSE) iniciou o seu trabalho no nosso país. Pelas mãos de Albano Estrela e Maria Teresa Estrela. Convidamo-lo, pois, a participar no XXV Colóquio da AFIRSE Portugal. Não apenas para nos trazer o contributo do seu trabalho de investigador e de educador, mas também para se juntar a nós neste evento com uma especial importância simbólica.

Qualitativa na U Aveiro

Mais um sessão de trabalho de análise de dados qualitativos com estudantes de doutoramento, desta feita na Universidade de Aveiro, oriundos de Portugal, Brasil e Moçambique.

Concentração

O trabalho de análise de dados qualitativos é sobretudo um trabalho intelectual, muito exigente, em que uma forte concentração é crucial. Adorei o profissionalismo das estudantes de doutoramento da U Minho com quem trabalhei esta tarde.

Mais uma tentativa!


Smart Leading Edge Entrepreneurship Platform: This project aims to foster student-centred learning methods by developing an integral and holistic e-learning platform, resulting from the integration and extension of several well-known e-learning platforms and technologies to provide new added value for higher education. This new methodological approach will be focused on improving entrepreneurship and entrepreneurial skills of students. To achieve this, SLEET will produce a software platform in collaboration with both academic and business sectors to assure knowledge transfer takes place between them.

Comunicações do ticEDUCA2010

Disponíveis para consulta os RESUMOS de Conferências, Simpósios, Posters e Projectos de Doutoramento, bem como os textos completos das COMUNICAÇÕES apresentadas durante o I Encontro Internacional TIC e Educação, em 2010.

Para citar:

COSTA, Fernando; MIRANDA, Guilhermina; MATOS, João; CHAGAS, Isabel & CRUZ, Elisabete (Orgs.) (2010). Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC [Edição em CD-Rom]. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

para terminar o ano…

Para terminar 2016, tivemos a visita dos colegas espanhóis da Universidade de Jaume I, Castellón, da área da Educação de Adultos a propósito do Projeto LIDIA. Visando estreitar relações e definir estratégias de colaboração futura entre as duas universidades.

aprendercom.org


aprendercom3

 

Reconfigurando o espaço mãe de todas as experiências de aprender Com tecnologias. Aprender e ensinar com tecnologias, investigar sobre aprender e ensinar com tecnologias. Um desafio sempre renovado, um convite para perceber o que pode ser feito e como, a caminho da escola do futuro. Pensando o futuro da escola…

Lançamento oficial

assistencia-seminario

Sessão de abertura do Seminário para lançamento do Projeto Amadora Aprender Digital [1ºCiclo], com a presença da Senhora Presidente da Câmara Municipal e do Senhor Diretor do Instituto de Educação.

2016-06-23-09-46-24

Um pormenor do conjunto de professores participantes, representando todas as escolas do 1ºCiclo do Município da Amadora.

Educación Informal y su conocimiento

No passado dia 10 de maio de 2016, no âmbito dos Seminários transdisciplinares da área de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia, do Instituto de Educação da ULisboa, o Professor José Luis Rodríguez Illera, da Universidade de Barcelona, proferiu uma interessante conferência com o título Revisando la idea de Educación Informal y su conocimiento.

Resumo: Desde hace décadas se repite el discurso que distingue entre educación formal, no formal e informal. Pero en lo que afecta a la educación informal se avanza a paso lento, como si su único interés fuera acabar mejorando la educación escolar. Algo ha cambiado con la sociedad digital y sus tecnologías, que ya ha reformulado otra idea que parecía “débil” (la educación a distancia), pero es el momento para repensar los tipos de aprendizaje que hay en esas distinciones y cómo se organizan socialmente sus resultados.

SIMEDUC

brasil
​A convite do Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares, coordenador do GECESGrupo de Estudos e Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade, eis mais uma oportunidade para partilhar o nosso trabalho com colegas brasileiros. Desta feita, em Aracajú, no estado de Sergipe. Mais informação sobre o SIMEDUC, aqui: http://simeduc.geces.com.br/

#ticEDUCA2016

#ticEDUCA2016. Em 2016, o congresso ticEDUCA adopta o tema ‘Digital Technologies & Future School’ e tem como objetivos:

  • divulgar práticas de inovação educativa onde as tecnologias e os ambientes online assumem um papel relevante
  • disseminar resultados de investigação no domínio da educação e formação com tecnologias digitais, numa perspetiva de construção de novas linhas de investigação e desenvolvimento
  • estimular a reflexão crítica sobre modelos, espaços e estratégias de ação para a formação inicial e contínua de professores
  • contribuir para a análise e desenvolvimento de linhas de orientação curricular inovadoras que contribuam para a construção da escola do século XXI.

lidia

siie2015

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos esteve no XVII Simpósio de Informática Educativa, que teve lugar em novembro no Instituto Politécnico de Setúbal.

Este artigo apresenta um estudo exploratório dedicado ao levantamento de situações em que o cidadão adulto encontra dificuldades para exercer a sua autonomia por não saber utilizar as tecnologias. No quadro de uma metodologia de desenvolvimento, foi aplicado um questionário a 106 sujeitos adultos, com idades compreendidas entre os 26 e os 92 anos, residentes em Portugal. Da análise realizada, foi possível apurar 13 categorias de interesses no âmbito da literacia digital de adultos, destacando-se um conjunto de referências que remetem para interesses relacionados com o desejo de tratar de questões burocráticas através da Internet. Estes resultados constituem o fundamento para a elaboração de dinâmicas formativas destinadas à promoção da cidadania digital, a desenvolver em torno de seis grandes domínios de aprendizagem: 1) Informação; 2) Comunicação; 3) Produção; 4) Lazer; 5) Dia-a-dia; e 6) Segurança e Identidade Digital. Este último considerado de natureza transversal, devendo por isso ser trabalhado de forma integrada a um ou mais domínios de aprendizagem.

RED no futuro?

educereA Heliana irá estar presente no XII Congresso Nacional de Educação, no Paraná, Brasil, com uma comunicação que decorreu do pós-doutoramento que fez connosco, com o título “RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS NO FUTURO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES, EDUCADORES E ESPECIALISTAS”.  O trabalho foi aceite como Comunicação pela Comissão Científica para apresentação e publicação nos anais do XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD – Cátedra UNESCO e IX ENAEH, com a temática “2. Comunicação e Tecnologia” , que será realizado de 26 a 29 de outubro de 2015, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR – Campus Curitiba – Brasil

Voo histórico!

A sonda espacial New Horizons, lançada pela Nasa em 2006, passou hoje, dia 14 de Julho de 2015, à sua menor distância de Plutão, que nos cumprimenta de forma muito original… 

 

DIA DO IE

Cerimónia de abertura do Dia do Instituto de Educação, com a presença do senhor Reitor da Universidade de Lisboa e do senhor Reitor Honorário da mesma universidade e professor no IE, doutor António Nóvoa. 

 

Susana Capitão

(2015) Provas de Susana Maria Capitão da Silva Alves. Participação parental – papel da web social numa comunidade educativa com surdos. Universidade de Aveiro. Aveiro. Doutoramento em Multimédia e Educação, orientado por Margarida Almeida (Departamento de Comunicação e Arte) e por Rui Marques Vieira (Departamento de Educação). 

 

O dia da Mariana

mil parabéns, mariana 

 A Formação Ética de Professores no Cruzamento com a Formação Ética-Moral dos Alunos. O Papel da Investigação-Acção. 

Com um cheirinho a Pink Floyd…

José Alberto Rodrigues

 
Ferramentas Web, Web2.0 e software livre em EVT. Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Doutoramento Multimédia na Educação da Universidade de Aveiro.

Parabéns, José!!

  Desenhos dos urban sketchers convidados pelo José. 

Leonel Rocha

o questionamento como elemento integrador do blogue na aula de ciências. doutoramento na universidade de aveiro

  

Seminário

cartazSeminario

O seminário TRANSVERSALIDADE E CULTURA DIGITAL, organizado no âmbito da atividade científica do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, foi pensado como um espaço de partilha, discussão e aprofundamento dos desafios que se colocam à integração de tecnologias digitais na educação e na formação para o exercício de uma cidadania plena. Com base e inspiração no trabalho que tem sido desenvolvido no seio dos projetos TACCLE2 e escol@digit@l e, mais recentemente, no contexto do projeto Literacia Digital de Adultos (LIDIA), é uma oportunidade para debater questões centradas na relação entre transversalidade, cultura e cidadania digital.
Destina-se a docentes, alunos de pós-graduação e profissionais de instituições que pretendam desenvolver atividades formativas orientadas para uma vivência ativa da cidadania com tecnologias digitais. A participação é gratuita mas, dada a capacidade limitada de lugares, requer inscrição prévia. Os interessados deverão fazer a sua fazer a sua inscrição, preenchendo o formulário disponível no sítio do IEUL.

Um estudo a não perder

elisDia da defesa de uma tese que importa ler. Parabéns, Elisabete!!

CRUZ, Elisabete (2011-2014). As TIC como formação transdisciplinar. Potencialidades e dificuldades da sua implementação no contexto do ensino básico em Portugal. Doutoramento em Educação na área da Teoria e Desenvolvimento Curricular. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

 

Arquivo impressionante

Estive na Vila da Marmeleira e pude testemunhar que é impressionante o arquivo de José Pacheco Pereira. Com a honra de uma visita pelos 4 Km de estantes e de uma explicação detalhada do espólio. Em grande parte já digitalizado em EPHEMERA, e daí também a referência.

20140608-222358-80638644.jpg

11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância

A Universidade Federal de Santa Catarina, através do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional – NUTE realiza a 11ª edição do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), de 05 a 08 de agosto de 2014, em Florianópolis. O congresso, que vem com o tema “Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática”, está com inscrições abertas para submissão de artigos.

O ESUD é uma realização anual da Associação Universidade em Rede (UniRede), e será uma oportunidade para debater e compartilhar questões sobre a teoria e a prática da EAD aplicadas atualmente em diferentes regiões do Brasil e em outros países, pois o evento receberá trabalhos em português, inglês e em espanhol.

Lá estaremos!

 

Bancos da escola

É sempre bom relembrar o que é estar do outro lado. Desta vez pela mão do meu colega e amigo Pedro Reis. Sobre matérias sobre as quais tenho muitas dúvidas…

20140108-162223.jpg

Towards….

20131003-172428.jpg

Uma boa assistência, muito interesse no projecto, mas viríamos a descobrir, no período para questões, quão diferentes são as escolas neste lado do mundo, no que a equipamentos disponíveis para os alunos diz respeito. Um motivo mais para caminhar towards…

Narrativas transmédia

20130916-115317.jpg

@eloisabranco: Transmedia Storytelling: creating new educational scenarios #transmediastorytelling#GREATLX @miragens @eloisabranco http://t.co/1J9Qz1CYke