Palesta inaugural da Semana Pedagógica da Uniandrade para mais de uma centena de colegas que têm em mãos o desafio de desenvolver uma oferta formativa diferenciada com recurso ao potencial das tecnologias digitais em rede.
OER Basic Skills
Um recurso que poderá ajudar todos os que trabalham com adultos. Disponível na plataforma EPALE
Para fechar um ano muito estranho
Aí está o momento mais esperado da Francine, concluindo sua dissertação de mestrado em Educação realizado a distância no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Apesar de um ano no mínimo muito estranho para todos, à escala global e sem exceções, é com enorme satisfação que registo este momento, pela esperança e positividade que acaba por nos trazer.
Doutoramento da Sandra
FRADÃO, Sandra (2019). Inovar o ensino de inglês com tecnologias digitais: desafios emergentes das conceções e práticas relatadas por professores. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.
Avaliação em tempo de crise
Em Odivelas…
Conferência muito participada! Audiência de cerca de 400 professores a lecionarem no município de Odivelas.
As TIC ao serviço do desenvolvimento de competências transversais. Ao serviço do desenvolvimento global do aluno.
SuperTabi 2019
Impressionante!
Mais de 900 professores e educadores numa conferência já com tradição no trabalho de introdução dos tablets na escola. Na Maia.
V Encontro Regional de Associações de Pais

Nos dias 5 e 6 de Abril, em Arruda dos Vinhos irá ter lugar o 5º Encontro Regional de Associações de Pais e Encarregados de Educação, subordinado ao tema «Educação 4.0». Terei todo o gosto em conversar com os pais e encarregados de educação presentes através da participação num painel para o qual tiveram a amabilidade de me convidar sobre ” A Educação na Era Digital”.
Um grande desafio e uma oportunidade para partilhar algumas ideias sobre o que pode ser feito nesta área.
Webinar OBLID

Projeto Amadora Digital
Visita a uma escola para entrega de tablets aos professores e alunos, em resultado de projetos educativos com ideias interessantes sobre como usar estas ferramentas ao serviço da aprendizagem.
LIDIA em Inglês
Com o apoio da EPALE e ANQEP (coordenador nacional) acaba de ser publicada a tradução do Livro de Atividades para Inclusão Digital de Adultos para a língua inglesa, permitindo assim alargar a sua divulgação a uma escala mais alargada.
Para a paginação desta nova edição, contámos também com fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, através da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa – UID/CED/04107/2016.
Por cortesia da empresa SensesLab, foi possível utilizar o design da versão original, criação de João Casaca.
Para a paginação desta nova edição, contámos também com fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, através da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa – UID/CED/04107/2016.
Por cortesia da empresa SensesLab, foi possível utilizar o design da versão original, criação de João Casaca.
No Porto

cctic Santarém
Participação em encontro nacional sobre a pertinência da utilização de tecnologias digitais no 1.ºCiclo em Portugal.
Literacias, SoftSkills e Competências emergentes
Trabalhar a literacia digital com adultos
A Revista Aprender ao Longo da Vida, uma publicação da Associação O Direito de Aprender, acaba de publicar e disponibilizar online o seu último número (nº 15), dedicado à Literacia Digital. Num dossier temático sobre Literacia Digital, o Projeto LIDIA esteve no centro do debate sobre o que é trabalhar a literacia digital com adultos. Para além do coordenador do Projeto, participaram ainda Hélder Touças, do Programa para a Inclusão e Literacia Digital da Câmara Municipal de Lisboa, e Márcia Vigário, técnica da Associação Filantrópica da Torreira – ASFITA, ambos intervenientes ativos no processo de desenvolvimento das atividades que constam do Livro produzido no seio do Projeto LIDIA.
Visitas Virtuais
Narrativas digitais
Narrativas ao vivo, na Culturgest. Alunos e professor participando no DocLisboa.
LIDIA, presente!
Parabéns à CML pelo prémio com que foi distinguida na Semana ALV.
Parabéns, em particular ao Hélder Touças e Vanessa Veríssimo e Eng. Luísa Dornelas. Um prazer enorme ver o Projeto LIDIA como inspiração de um excelente trabalho de apropriação e de extensão a outros contextos. Continuemos a trabalhar!
Conferência: Carreiras e trajetórias profissionais
Qual vai ser o futuro do trabalho? O que vão ser as carreiras e as novas trajetórias profissionais? E como se perspetivam estas carreiras e trajetórias na idade adulta? Como é que se vai aprender e trabalhar num contexto de digitalização generalizada da economia? Qual vai ser o espaço de intervenção da orientação numa perspetiva de empregabilidade sustentável? Que literacias e competências poderão enriquecer as carreiras na idade adulta? Como tornar a qualificação atrativa e redesenhar/gerir carreiras para públicos mais desfavorecidos? Como conciliar o imperativo de “aprender a aprender” ao longo da vida com as novas formas de trabalho? Como fazer da aprendizagem ao longo da vida um instrumento efetivo de inclusão social para todos?
Serão estas as questões centrais que irão nortear o debate e a discussão deste encontro, especialmente destinado a profissionais e especialistas em educação e formação de adultos.
Programa já disponível para consulta. As inscrições são gratuitas.
GameCourse
Um novo projeto de investigação a dar os primeiros passos!
GameCourse: Melhorando a Aprendizagem na Universidade através da Gamificação (Improving College Learning with Gamification).
Concurso FCT para Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos 2017. [PTDC/CCI-CIF/30754/2017].
Ver mais informação sobre o projeto.
Coisas recentes…
Visando o desenvolvimento de produtos formativos flexíveis destinados a jovens e adultos desempregados, através da adaptação de 2 UFCD do Catálogo Nacional de Qualificações, eis alguns produtos do projeto recentemente concluído para o IEFP:
1) Percursos formativos e respetivos recursos de aprendizagem das UFCD, disponíveis na Plataforma Moodle do IEFP (UFCD 8598 e UFCD 8600)
2) Apresentação do Modelo e Referencial, publicada na Revista D&F
4) Notícia sobre a apresentação pública do trabalho desenvolvido, no dia 13 de setemnro de 2018, em Coimbra, durante o Seminário Pedagógico “Formação a Distância: Desafios e Oportunidades” organizado pelo IEFP e que contou com a presença do Senhor Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.
Privilégio
Um Simpósio que foi um privilégio! Por poder estar entre amigos tão distintos a pensar sobre um tema tão instigador.
Mais um ano com as tecnologias nas mãos dos miúdos!
Mais um encontro dos professores do Projeto Aprender Digital Amadora [1º.Ciclo], desta feita a culminar mais um ano de trabalho no terreno, em que os mais pequenos puderam usar as ferramentas digitais no contexto das suas atividades letivas.
Na imagem, a sessão de abertura do encontro. Um encontro que contou também com diferentes especialistas nacionais na área da utilização do digital pelos mais pequenos e em que estiveram presentes cerca de centena e meia de professores e educadores do concelho.
Viseu Educa
IV Fórum Viseu Educa, nos próximos dias 3 e 4 de julho, no Instituto Politécnico de Viseu. Este ano, o evento desenrola-se sob o tema “Quadrilátero da Educação”, tendo por base as quatro principais áreas de atuação do programa municipal VISEU EDUCA: Cidadania, Saber & Inovação, Inclusão e Artes & Multilingue.
II Jornadas DIMEU
Aprender Digital, partilhar práticas…
Secção de EAD da SPCE
I Encontro da Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
Cenários e Práticas de Educação Digital
13 de julho, 2018
Departamento de Educação e Psicologia – Universidade de Aveiro
A Geografia e as tecnologias
A Emanuella Vieira apresenta o seu projeto de doutoramento em Geografia no IGOT.
Lá estaremos!
Campus Digitais no Ensino Superior
I Congreso Internacional de Campus Digitales en Educación Superior, em Cáceres, na Universidade da Extremadura, nos dias 3, 4 e 5 de Outubro de 2018.
Jornada intergeracional no IEUL
Os alunos da Licenciatura em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL) voltam este ano a organizar uma Feira Educativa, envolvendo desta vez atividades intergeracionais. Adultos mais idosos e crianças do 1.º Ciclo têm assim oportunidade de participar em conjunto nos diferentes ateliês que estão a ser criados para esse dia.
A feira educativa terá lugar no próximo dia 24 de maio, nas instalações do IEUL.
Dando continuidade ao Projeto LIDIA, a mesma equipa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa participa num projeto europeu Erasmus + (AAA StepUP2-ICT) em que se pretende preparar um programa de formação para educadores de adultos especialmente dedicado ao incentivo do uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas com adultos.
Com esse objetivo e de forma a compreendermos melhor as práticas de uso de tecnologias digitais no campo da educação de adultos em Portugal, convidamo-lo a responder a um breve questionário aqui disponível: https://goo.gl/forms/3eq0oOoXmGR1Yi633
Obrigado pela colaboração!
A equipa portuguesa do projeto AAA StepUP2-ICT
Referencial, Formação Híbrida
Concluindo um longo processo de desenvolvimento de recursos de formação para o IEFP, tivemos hoje oportunidade de fazer a entrega formal dos produtos desta segunda fase de colaboração, referente à Formação de Formadores para a concretização de duas UFCD a distância. Trata-se do relatório final da implementação dos cursos de formação de formadores e o respetivo Referencial de Formação a Distância (modelo híbrido). Um trabalho pioneiro da responsabilidade de uma equipa do Instituto de Educação cuja coordenação assegurei e que muito prazer nos deu realizar. Obrigado especial à Carolina Pereira e Elisabete Cruz pela sua dedicação e elevada competência.
Em Rio Maior
Continuando a criar oportunidades para os professores explorarem as propostas de atividades com tecnologias desenvolvidas no projeto TACCLE2. Quase 4 anos depois, novamente em Rio Maior, numa das 6 escolas do país com Projeto Piloto de Inovação Pedagógica. Com a participação, indispensável, da Cidália Marques, uma entusiasta e incansável promotora da mudança na escola.
Os alunos com tecnologias
Great stuff!
Explorando ferramentas 2.0
e-Portefólios na formação profissional
Acabadinho de chegar!!
SELWYN, Neil, e outros
Everyday schooling in the digital age : high school, high tech? / Neil Selwyn…[et al.]. – London : Routledge, 2018. – 193 p.
ISBN 9781138069374
TECN/ED SLW*EVE
Moodle Cloud
e-portefólio do formador
Aula Online
Eis o aspeto de uma aula virtual com vídeo em que se percebe a interação, em tempo real, que hoje a largura de banda permite fazer já com bastante qualidade e que acaba por ser essencial na comunicação entre professor e estudantes e entre os próprios estudantes.
Já em 2004 recorríamos, experimentalmente, a esta estratégia de comunicação, na altura através da plataforma Centra.
TIC e MEM
A apresentação e defesa do projeto de doutoramento do Ricardo
o LIDIA na Semana ALV 2017
Apresentação do Projeto LIDIA no primeiro painel do encontro da Semana ALV 2017, dedicado às questões da “Educação de Adultos num Mundo Digital”. O projeto foi apresentado para uma plateia de cerca de 400 pessoas, na sua maioria formadores e professores que trabalham com adultos no nosso país.
Kick-off meeting
Em Fano, Itália, para arranque do Projeto StepUP2-ICT. Mais uma aventura europeia, continuando o trabalho já realizado no Projeto LIDIA. Mais informações em breve.
Mais um passo em frente
Aí está a formação de formadores. Mais um passo na construção da formação profissional a distância. UFCD 8600.
Para Adultos!!
Leitura e Escrita
ieetel2018 em Portugal
Venha daí a Cáceres!
Jogos e m-learning em Coimbra
Barcelos
Mais a Norte
A convite da Câmara Municipal de Barcelos e da sua rede de Bibliotecas, participaremos em breve no 7º ENCONTRO DE BIBLIOTECAS DE BARCELOS. Bibliotecas em Linh@: Agir, Articular, Transformar.
O evento terá lugar nos próximos dias 20 e 21 de outubro e tem como público alvo todos os professores e educadores dos concelhos de Barcelos e arredores.
11h00 | Aprender e Ensinar com Tecnologias | Fernando Albuquerque Costa
AAA-StepUp2-ICT
Stepping Up to Technology in Adult Education towards Awareness, Assessment and Access. Um novo projeto, de novo a nível europeu (ERASMUS +), para dar continuidade ao trabalho desenvolvido no LIDIA – Literacia Digital de Adultos.
Uma educação e uma formação de qualidade são fatores importantes para promover um desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo. A educação de adultos pode contribuir significativamente para atingir esse objetivo. Sendo já uma referência explícita na agenda da UE desde 2006, a qualidade da aprendizagem dos adultos é sublinhada, em 2011, na Renewed European Agenda for Adult Learning, apontando em particular para a importância de fazer uma melhor utilização das TIC para permitir o acesso a mais pessoas, explorar novas oportunidades para o ensino e a formação a distância e, em última instância, melhorar a qualidade da formação que é proporcionada. Continuar a ler “AAA-StepUp2-ICT”
Go forward!
Stepping Up to Technology in Adult Education towards Awareness, Assessment and Access.
Programme: Erasmus+
Key action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices
Action: Strategic Partnerships
Strategic Partnerships for adult education
The AAA-StepUp2-ICT project’s target group are adult educators who are key to improving the quality of the adult education and who have a direct impact on the end users (adult learners). The AAA-StepUp2-ICT project focuses on building the ICT capacity of adult educators in their specific occupational context.
Partners in this project are from Italy, Lithuania, Portugal, Spain and Belgium.
Conferência plenária
IV ENCONTRO INTERNACIONAL DA CASA DAS CIÊNCIAS
O Currículo e o potencial pedagógico das Tecnologias Digitais
Resumo:
Nunca como hoje foi tão pertinente colocar no centro da discussão a relação entre Currículo e Tecnologias. Questionar o que significa essa relação para a comunidade educativa em geral e, em particular, para os professores e educadores, que têm a responsabilidade de decidir o que em cada momento é feito em contexto de aula, é o que no âmbito desta sessão se propõe para reflexão. Se, do ponto de vista curricular, não mais faz sentido a adoção de modelos de organização e de construção do currículo centrados nos conteúdos e na sua transmissão pelo professor, pelo manual escolar ou mesmo por recursos tecnologicamente mais evoluídos, o desafio será precisamente o de conseguir tirar partido do potencial das novas tecnologias para criar oportunidades de aprendizagem mais sugestivas, desafiadoras e consonantes com paradigmas humanistas, em que se privilegia a ação de cada um, a interação com os outros, a criação colaborativa, mas também o acesso direto às fontes, a materiais autênticos, a especialistas, enfim, ao conhecimento na sua forma mais genuína.
Novos diplomados em CE
Parabéns aos 7 novos diplomados em Ciências da Educação, formadores de toda a Europa que ajudámos através da formação em e-portefólio desenvolvida no âmbito do ETUI. São eles, Natalja Grajzeva da Letónia, a Sikke Leinikki da Finlândia, o Dariusz Goc da Polónia, o Josep Maria de Espanha, a Antonia Maraffa da Itália, o Christian Angèle da França e o Olivier Starquit da Bélgica.
Diplomados recentemente pela Universidade de Lille, França, com base na avaliação dos portefólios desenvolvidos tendo como base a orientação trabalhada nos workshops que eu e a Carolina dinamizámos.
Parabéns a todos, incluindo a Gabriela e o Ulisses.
Aprender Digital
partilha de práticas
Conferência na Casa das Ciências
Nos próximos dias 10, 11 e 12 de julho de 2017, a Casa das Ciências vai realizar o IV ENCONTRO INTERNACIONAL DA CASA DAS CIÊNCIAS. Um encontro que irá reunir na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa professores interessados no ensino das Ciências, incluindo a Matemática e as Tecnologias da Informação no ensino básico e secundário. Lá estaremos, a convite da organização, para fazer uma conferência plenária especialmente destinada, não a qualquer área das Ciências, mas às próprias Tecnologias de Informação. Ou seja, para professores que, nas escolas, mais diretamente estão ligados ao ensino das Tecnologias da Informação. A minha palestra terá como título “O Currículo e o potencial pedagógico das Tecnologias Digitais“, constituindo, pois, um contributo para que em conjunto possamos refletir sobre como é que as tecnologias podem contribuir para se atingirem os objetivos do currículo nacional, independentemente da área científica que consideremos. A conferência será moderada pelo colega Luís Valente, da Universidade do Minho, também ele um entusiasta desta coisas do ensinar e aprender com tecnologias.
WebCurrículo 2017
Em Mortágua
Nos Challenges 2017
Conferência
Na UP, em Xai-Xai
Maputo, Programa
MOOC Técnico, balanço

Tempo de partilha e balanço por parte dos professores do Técnico que desenharam e concretizaram os primeiros cursos em formato MOOC. Algo que ajudei a pensar, no contexto do MOOCLab, em 2015, na sua vertente pedagógica e da estrutura curricular. Visitar o site do MOOC Técnico.
INCoDe.2030
Momento
Aprendizagens na Rede… Hoje!
A AFIRSE Portugal e o Instituto de Educação promovem mais um ciclo da iniciativa “Conversas à Quinta” que terá lugar nas últimas quintas-feiras dos meses de março, abril e maio de 2017. Orientadas por um investigador e seus convidados, essas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas pela investigação. ENTRADA LIVRE!!
30 de março | 18:00H | Instituto de Educação | Anfiteatro II
_______________
_______________
Joana Viana, Investigadora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, convida Paulo Dias, Reitor da Universidade Aberta e João Correia de Freitas, Professor da Universidade Nova de Lisboa a conversar sobre As Aprendizagens na Rede como Oportunidade de Transformação da Escola.
APRENDIZAGENS NA REDE COMO OPORTUNIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA Continuar a ler "Aprendizagens na Rede… Hoje!"
aprender é fazer sentido
Um colóquio muito participado
Mais de 300 professores assistiram ao primeiro dia do Colóquio sobre As Aprendizagens das Crianças e Jovens no Século XXI, que decorreu este sábado em Viseu. Oportunidade para relembrar amigos e colegas naquela que foi também foi a minha cidade. E ter o prazer de rever o Sérgio e a Mafalda, licenciados em Ciências da Educação, meus ex-alunos e organizadores do evento. Obrigado pelo convite!
Em abril, em Lisboa
Curricular guidelines for designing, planning and producing MOOC
Fernando Albuquerque Costa
Institute of Education of the University of Lisbon
Abstract: Since its appearance around ten years ago, Massive Open Online Courses (MOOC) are generating a considerable interest from universities and other higher education institutions all over the world. Therefore, a deep reflection on the process of design and production of a MOOC became fundamental, both from an efficient pedagogical point of view of the contents, and from cost-effective production techniques. In this context, we began to work on guidelines based on a recollection of good practices for designing, planning and producing MOOC that could integrate Portuguese higher education curricula in Science, Technology, Engineering, Mathematics (STEM) area. In this talk we will be focused on the design of the pedagogical structure, e.g. presenting the systematization of the guiding principles for making efficient well designed courses for this kind of online learning.
14th International Conference on Teaching, Education and Learning (ICTEL), 23-24 May 2017, Lisbon
Teresa go animate
19º SIIE – Chamada de trabalhos
O 19º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) e o 8º Encontro do CIED/III Encontro Internacional do CIED serão realizados, num encontro conjunto, em Lisboa (Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa), de 9 a 11 de Novembro de 2017.
O Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) é um fórum internacional de apresentação, discussão e reflexão em torno da investigação, desenvolvimento e práticas no domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação.
As suas várias edições têm decorrido alternadamente entre Espanha e Portugal e têm proporcionado um espaço de encontro e debate entre investigadores, representantes institucionais e educadores, afirmando-se como um evento de referência, especialmente no contexto Ibero-americano.
Na sequência das anteriores Reuniões do CIED, a o 8º Encontro do CIED/III Encontro Internacional do CIED tem como objetivo criar um espaço de reflexão e debate sobre o papel das TIC na educação formal, não formal e informal.
Convida-se à submissão de artigos no âmbito das TIC na educação
Estaremos lá!
Assegurando uma plenária, transversal, sobre tecnologias de informação e comunicação:
O Currículo e o potencial pedagógico das Tecnologias Digitais
Nunca como hoje foi tão pertinente colocar no centro da discussão a relação entre Currículo e Tecnologias. Questionar o que significa essa relação para a comunidade educativa em geral e, em particular, para os professores e educadores, que têm a responsabilidade de decidir o que em cada momento é feito em contexto de aula, é o que no âmbito desta sessão se propõe para reflexão. Se, do ponto de vista curricular, não mais faz sentido a adoção de modelos de organização e de construção do currículo centrados nos conteúdos e na sua transmissão pelo professor, pelo manual escolar ou mesmo por recursos tecnologicamente mais evoluídos, o desafio será precisamente o de conseguir tirar partido do potencial das novas tecnologias para criar oportunidades de aprendizagem mais sugestivas, desafiadoras e consonantes com paradigmas humanistas, em que se privilegia a ação de cada um, a interação com os outros, a criação colaborativa, mas também o acesso direto às fontes, a materiais autênticos, a especialistas, enfim, ao conhecimento na sua forma mais genuína.
Mais uma tentativa!
Smart Leading Edge Entrepreneurship Platform: This project aims to foster student-centred learning methods by developing an integral and holistic e-learning platform, resulting from the integration and extension of several well-known e-learning platforms and technologies to provide new added value for higher education. This new methodological approach will be focused on improving entrepreneurship and entrepreneurial skills of students. To achieve this, SLEET will produce a software platform in collaboration with both academic and business sectors to assure knowledge transfer takes place between them.
Mas afinal eles aprendem mais ou não?
Seminário “As TIC como um instrumento potenciador do sucesso escolar”
4 de março 2017, das 9:30 às 13:00
Destinatários – Escolas TEIP/UCP, professores de outras escolas dos ensinos básico e secundário. Local: Auditório A2, no Campus da UCP, em Lisboa.
Obrigado pelo convite!
Entrega de UFCD
Epale em Portugal
Comunicações do ticEDUCA2010
Disponíveis para consulta os RESUMOS de Conferências, Simpósios, Posters e Projectos de Doutoramento, bem como os textos completos das COMUNICAÇÕES apresentadas durante o I Encontro Internacional TIC e Educação, em 2010.
Para citar:
COSTA, Fernando; MIRANDA, Guilhermina; MATOS, João; CHAGAS, Isabel & CRUZ, Elisabete (Orgs.) (2010). Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC [Edição em CD-Rom]. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Porquê Educação e Formação?
é já na sexta!
LIDIA, internacional
Em Castellón, Espanha, terá lugar nos próximos dias 10, 11 e 12 de novembro 2016, o IV Congreso Internacional de Aprendizaje a lo Largo de la Vida, para o qual o Projeto LIDIA foi convidado. Na conferência de encerramento, no dia 12, teremos oportunidade de apresentar os materiais realizados e o processo que levou à sua concretização, mas sobretudo de partilhar com colegas espanhóis o que aprendemos com esta experiência e refletir em conjunto sobre as estratégias para superar os problemas identificados.
Maputo, Moçambique, 2017
9ªJornadas de Língua e Literacia no Século XXI,
Maputo, Moçambique, 4 e 5 maio 2017. Chamada de trabalhos!
em Jogo…
IV Encontro Nacional de Formadores
O Forma-te, a Universidade de Aveiro através da UNAVE e a AIDA (Associação Industrial do Distrito de Aveiro), vão realizar, na Universidade de Aveiro, o IV Encontro Nacional de Formadores, no Dia Nacional do Formador, 18 de novembro 2016, com o tema: Tecnologias, Metodologias e Pessoas: Aprendizagem em evolução ou em revolução? O objetivo é o de compreender de que modo as tecnologias poderão afetar o processo de aprendizagem, as metodologias, as práticas e as competências do formador.
O desafio para este encontro é o da ligação. Estamos em tempo de conexões. E de resultados. Para as pessoas! Tomar contacto com a panóplia de tecnologias hoje utilizadas, por mais inusitadas e ousadas que sejam. Assim, ouvir para conhecer, partilhar
para amadurecer e ligar para melhorar.
Para mais informações, consultar página oficial do encontro, em: http://www.encontronacionaldeformadores.pt
Lá estarei também, logo a abrir o evento! No próximo ano, em novembro de 2017, será aqui no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
aprendercom.org
Reconfigurando o espaço mãe de todas as experiências de aprender Com tecnologias. Aprender e ensinar com tecnologias, investigar sobre aprender e ensinar com tecnologias. Um desafio sempre renovado, um convite para perceber o que pode ser feito e como, a caminho da escola do futuro. Pensando o futuro da escola…
Ler e Ser… digital
A convite da AJUDARIS, tive a honra de fazer a conferência inaugural do III Colóquio Internacional Ler e Ser: Os Desafios das Escolas do Século XXI, que se realizou nos dias 7 e 8 de outubro de 2016, na Biblioteca Almeida Garrett. Tendo professores como principais participantes, o evento congregou também representantes das diferentes áreas que melhor se cruzam com os princípios e os objetivos da associação. O meu obrigado pelo convite os parabéns pela ação que a Ajudaris desenvolve no terreno!
7ºSIMEDUC
Conferência de encerramento, setembro 2016, Aracajú. 7º SIMEDUC, sobre o panorama da utilização das tecnologias digitais em Portugal.
Em boa companhia…
Não abordando diretamente o tema para que o título do livro nos remete, não deixa de ser importante o capítulo com que participámos nesta pertinente obra. obrigado, Rita, pelo convite.
TIC@Portugal´16
O TIC@Portugal’16 realizou-se no passado dia 1 de julho de 2016 com sessões partilhadas por videoconferência, em que todos os participantes estão reunidos num vasto “auditório virtual”, na reflexão em torno das práticas com as TIC nas escolas, mas também através de sessões próprias em diferentes locais por todo o país. A EDUCOM convidou professores e educadores a apresentarem publicamente o trabalho que desenvolvem com as TIC nas suas escolas, com especial ênfase para o que envolva situações de utilização das tecnologias em contextos de ensino e aprendizagem e o relato de investigações em curso sobre o uso das TIC em educação.
Mais uma oportunidade para divulgar os materiais desenvolvidos com o objetivo de contribuir para a inclusão de quantos estão afastados do mundo digital.
A EDUCOM – APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa). Consultar informação detalhada sobre o TIC@Portugal16.
mais um desafio!
Mais uma oportunidade, um desafio, uma responsabilidade! Desbravar terreno, desbravar o caminho, construir uma visão, apostar nas escolas e nos professores!!!
Lançamento oficial
Sessão de abertura do Seminário para lançamento do Projeto Amadora Aprender Digital [1ºCiclo], com a presença da Senhora Presidente da Câmara Municipal e do Senhor Diretor do Instituto de Educação.
Um pormenor do conjunto de professores participantes, representando todas as escolas do 1ºCiclo do Município da Amadora.
EDEN 2016, Budapest
Participação na Conferência EDEN 2016
Repensar as TIC…
Agora disponível em PDF para ler tranquilamente em qualquer lugar e em qualquer momento!
Programação, inovação e criatividade
Encontro Nacional PIC TIC – Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar.
21 de Maio, Sábado, Universidade de Aveiro, Departamento de Educação.
Uma organização do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro.
Objectivos: Juntar professores do 1.º CEB e Educadores de Infância, interessados em aprofundar conhecimentos nas áreas da programação, gamificação, narrativas digitais, animação… com as TIC. Criar um espaço de partilha e debate que permita aos professores e educadores fazer um intercâmbio de ideias e experiências proveitoso para todos.
Mais um encontro onde estaremos para trocar ideias com colegas e amigos, participando no conferência inaugural com João Correia de Freitas e Maria José Loureiro, que modera. Num formato muito informal, na linha de um pictic sobre aprendizagem com tecnologias.
Educación Informal y su conocimiento
No passado dia 10 de maio de 2016, no âmbito dos Seminários transdisciplinares da área de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia, do Instituto de Educação da ULisboa, o Professor José Luis Rodríguez Illera, da Universidade de Barcelona, proferiu uma interessante conferência com o título Revisando la idea de Educación Informal y su conocimiento.
Resumo: Desde hace décadas se repite el discurso que distingue entre educación formal, no formal e informal. Pero en lo que afecta a la educación informal se avanza a paso lento, como si su único interés fuera acabar mejorando la educación escolar. Algo ha cambiado con la sociedad digital y sus tecnologías, que ya ha reformulado otra idea que parecía “débil” (la educación a distancia), pero es el momento para repensar los tipos de aprendizaje que hay en esas distinciones y cómo se organizan socialmente sus resultados.
BAO
Todos os materiais e recursos desenvolvidos no seio do Projecto LIDIA passam a estar disponíveis na Biblioteca de Atividades Online (BAO). Visite-nos, registe-se, participe e faça parte da Comunidade em construção!
Cidadania Digital
Um conjunto de atividades para promover a Cidadania Digital de Adultos. Apresentados no dia 26 de fevereiro, no Seminário Internacional do Projeto LIDIA. Acompanhar em http://lidia.ie .ulisboa.pt
Reflexões gratificantes…
Uma de muitas reflexões de uma aluna sobre o trabalho que fazemos na Licenciatura em Educação e Formação, logo no 1º ano, com jovens de 18 ou 19 anos e que nos dão grande satisfação. Sobretudo pelo que tem sido a nossa abordagem ao longo dos anos, desde 1996, com uma metodologia assente nos mesmos princípios científicos e pedagógicos fundadores, independentemente das ferramentas usadas.
Unidade Curricular: Tecnologias da Educação e da Formação – Licenciatura em Educação e Formação – 1ºano 1º semestre – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Seminário Internacional
Irá ter lugar no próximo dia 26 de fevereiro de 2016, um Seminário Internacional sobre Cidadania Digital, organizado no âmbito das atividades do Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos.
Este seminário contará com especialistas espanhóis e portugueses na área da literacia e inclusão digitais de adultos, para além de testemunhos apresentados por formadores que frequentaram a primeira edição do Curso LIDIA e que, no terreno, puderam trabalhar com adultos aplicando propostas de atividades em situações reais nos seus contextos.
Contaremos também com a presença de um responsável pela Rede TIC e Sociedade, entidade que financiou o projeto LIDIA.
Desde já se convidam todos os interessados em participar no evento. A entrada é livre, embora sujeita a inscrição prévia, uma vez que os lugares são limitados. Pode fazer a sua inscrição, preenchendo este formulário.
Agora tb em papel
CONVITE CURSO LIDIA
Decorrerá entre 18 janeiro 2016 e 22 de fevereiro de 2015, a primeira edição elearning do Curso Dinâmicas de Literacia Digital de Adultos (Curso LIDIA), promovida pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
O curso enquadra-se nas atividades do projeto LIDIA, um projeto recentemente distinguido pela FCT, através da Rede TIC e Sociedade. Tem como principal objetivo ajudar os profissionais a promoverem a literacia digital dos adultos com quem trabalham.
Podem inscrever-se e participar, de forma gratuita, formadores, animadores, técnicos superiores de educação e técnicos da área social inseridos em contextos de formação formais e não formais que, em Portugal, intervêm na mediação e concretização de ações dirigidas a adultos com fraca literacia digital.
A formalização da inscrição pressupõe o preenchimento da Ficha de Pré-inscrição até ao dia 28 de dezembro de 2015, disponível em http://goo.gl/forms/3vLDbwgwWS.
Uma vez que o curso está limitado a 40 vagas, os participantes serão selecionados em função de critérios que assegurem, tanto quanto possível, a concretização dos objetivos previstos. Nesse sentido, serão aplicados 2 critérios de seleção: 1º – Cumprimento dos pré-requisitos previamente estabelecidos. 2º – Ordem de Inscrição.
Para obter informações mais detalhadas sobre o curso, consulte o Guião do Curso LIDIA, disponível em http://goo.gl/AawiZa.
Portfolio 2.0
Aprendizagem ao Longo da Vida
Uma conferência que teve lugar na Universidade de Évora e em que estivemos presentes com os projetos LIDIA e EPALE.
lidia
O Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos esteve no XVII Simpósio de Informática Educativa, que teve lugar em novembro no Instituto Politécnico de Setúbal.
Este artigo apresenta um estudo exploratório dedicado ao levantamento de situações em que o cidadão adulto encontra dificuldades para exercer a sua autonomia por não saber utilizar as tecnologias. No quadro de uma metodologia de desenvolvimento, foi aplicado um questionário a 106 sujeitos adultos, com idades compreendidas entre os 26 e os 92 anos, residentes em Portugal. Da análise realizada, foi possível apurar 13 categorias de interesses no âmbito da literacia digital de adultos, destacando-se um conjunto de referências que remetem para interesses relacionados com o desejo de tratar de questões burocráticas através da Internet. Estes resultados constituem o fundamento para a elaboração de dinâmicas formativas destinadas à promoção da cidadania digital, a desenvolver em torno de seis grandes domínios de aprendizagem: 1) Informação; 2) Comunicação; 3) Produção; 4) Lazer; 5) Dia-a-dia; e 6) Segurança e Identidade Digital. Este último considerado de natureza transversal, devendo por isso ser trabalhado de forma integrada a um ou mais domínios de aprendizagem.
Teclados
daquianada
UB
Aproveitando a oportunidade para participar no “tribunal” do doutoramento da Cristina Galván, com uma tese sobre portefólios digitais no ensino superior (El desarrolho del conocimiento metacognitivo en los portafolios digitales de Educación Superior), tive oportunidade de fazer uma conferência convidada sobre o que andamos a fazer, nomeadamente no âmbito dos projetos TACCLE2 e LIDIA, na elaboração de atividades com tecnologias. Título da “charla”: Propostas pedagógicas para ensinar e aprender com tecnologias digitais.
O futuro é o (giz) vídeo
Um apontamento da conferência PANOPTO 2015 sobre o futuro do vídeo na aprendizagem na universidade. Sessão muito concorrida, com representantes de diversos países europeus. A PANOPTO é uma plataforma que nasceu na universidade (Carnegie Mellon) para resolver problemas da própria universidade, em tempo de tecnologias poderosas. Como o poder que tem (poderá ter) o vídeo quando na mão de professores, mas também e, talvez, sobretudo, na mão dos estudantes. O vídeo é hoje, afinal, uma tecnologia nativa para os mais novos…
Mais informação sobre o potencial pedagógico do que se está a falar, pode ser visto em muitos exemplos e casos apresentados no site da empresa.
Curso piloto
Literacia Digital de Adultos no SIIE
O Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos irá estar presente e apresentar uma comunicação no XVII Simpósio de Informática Educativa, que terá lugar em novembro no Instituto Politécnico de Setúbal.
c r i a r digital
L I D I A
RED no futuro?
A Heliana irá estar presente no XII Congresso Nacional de Educação, no Paraná, Brasil, com uma comunicação que decorreu do pós-doutoramento que fez connosco, com o título “RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS NO FUTURO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES, EDUCADORES E ESPECIALISTAS”. O trabalho foi aceite como Comunicação pela Comissão Científica para apresentação e publicação nos anais do XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD – Cátedra UNESCO e IX ENAEH, com a temática “2. Comunicação e Tecnologia” , que será realizado de 26 a 29 de outubro de 2015, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR – Campus Curitiba – Brasil
1º Encontro Rede TIC e Sociedade
Vídeo de apresentação do projeto TACCLE2, um dos projetos a que foi atribuído o Prémio Inclusão e Literacia Digital 2014 da FCT – Rede TIC e Sociedade.
Dele viria a resultar um projeto novo, desta feita alargando a elaboração de atividades com tecnologias para todos os que de alguma maneira trabalham ou estão ligados a adultos – Projeto LITERACIA DIGITAL DE ADULTOS (LIDIA), cujos resultados, provisórios, irão ser apresentados, no próximo dia 23 de setembro no 1º Encontro da Rede TIC e Sociedade.
Prémio Inclusão e Literacia Digital 2014: Apresentação de Resultados Intercalares dos Projetos Altamente Meritórios com Replicação ou Expansão
Centro de Congressos de Lisboa, 23 de Setembro, 16H30m
O 1º Encontro da Rede TIC e Sociedade realizar-se-á durante o “eShow Portugal”, evento de dois dias, 22 e 23 de setembro, no âmbito da “Portugal Internet Week’15”, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL). Aí será dada a conhecer também a Estratégia Nacional para a Inclusão e Literacia Digitais (ENILD).
E se os conceitos estiverem trocados?
Um relatório que importa ler atentamente e, sobretudo, criticamente no que se refere aos números apresentados relativamente ao acesso dos alunos a computadores nas escolas em Portugal. Como diria um amigo meu, comecemos por definir “ACESSO”…
TIC: Pais vs Professores
Portugal entre os países que mais importância dá à utilização das TIC nas escolas?
Guiões MOOC
GUIÕES PARA DESENHO DE CURSOS MOOC
Fernando Albuquerque Costa (Instituto de Educação, ULisboa)
Ana Moura Santos (Instituto Superior Técnico, ULisboa)
Alexandre Guedes da Silva (FCHS, Universidade Lusíada de Lisboa)
Joana Viana (Instituto de Educação, ULisboa)
Resumo: Desde o seu aparecimento, há cerca de uma dezena de anos, os Massive Open Online Course (MOOC) têm vindo a gerar um interesse considerável no ensino superior a nível mundial, tornando-se fundamental refletir, tanto do ponto de vista pedagógico, como do ponto de vista tecnológico e mesmo dos conteúdos abordados, sobre os procedimentos envolvidos na sua conceção e desenvolvimento. É nesse âmbito que se apresenta o presente trabalho, parte integrante de um projeto de levantamento de boas práticas e de linhas de ação para o desenho, planeamento e produção de MOOC no contexto do ensino superior em Portugal na área de Science, Technology, Engineering, Mathematics (STEM). O principal objetivo é sistematizar princípios orientadores do desenho e da produção de MOOC, com base na reflexão e no trabalho prático que tivemos oportunidade de fazer visando a criação de modelos de guiões para este tipo de cursos, incluindo a elaboração de orientações para a produção de cada uma das suas partes constituintes.
Palavras-chave: elearning; MOOC; conteúdos educativos digitais; desenho e produção de MOOC.
Recomeçando…
Ora aí está algo interessante para ajudar a recomeçar, cortesia do Carlos Sanches, em A Rede Educa:
“Conhecer o humano não é separá-lo do universo, mas situá-lo nele. Todo conhecimento, para ser pertinente, deve contextualizar seu objeto. ‘Quem somos nós?’ é inseparável de ‘Onde estamos, de onde viemos, para onde vamos?’”
(Do livro A cabeça bem-feita, de Edgar Morin)
Ou a cortesia do Nelson Pretto, com uma sempre divertida recriação.
Workshop em Corfu
Arquitectura antes de férias
“Desconstrução caótica” com o Ricardo Baeta. Ou sobre como vai ser o website do Projeto LIDIA (Literacia Digital de Adultos)….
Voo histórico!
LÍDIA
Uma visão simplificada dos eixos de trabalho e principais outputs do projeto LIDIA
ePortfolio again
José Alberto Rodrigues
Cidadania Digital
escola digital ainda
COSTA, Fernando; CRUZ, Elisabete; VIANA, Joana; BRITO, Rita & RODRIGUEZ, Carla (2015). Conceções e Expectativas de Professores eEducadores de Infância a Propósito do Conceito de Escola Digital. In M.J.Gomes, A. Osório & J. Valente (Eds.), Actas da IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2015. Meio Século de TIC na Educação. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. 1211-1225.