Participação no lançamento do livro de Antenor Rita Gomes, colega e amigo da UNEB, Campus de Jacobina.
Foi um prazer poder relembrar a minha ida ao Sertão, em 2012, e voltar a rever amigos entusiastas da cultura visual em educação.
Participação no lançamento do livro de Antenor Rita Gomes, colega e amigo da UNEB, Campus de Jacobina.
Foi um prazer poder relembrar a minha ida ao Sertão, em 2012, e voltar a rever amigos entusiastas da cultura visual em educação.
Conferência muito participada! Audiência de cerca de 400 professores a lecionarem no município de Odivelas.
As TIC ao serviço do desenvolvimento de competências transversais. Ao serviço do desenvolvimento global do aluno.
Nos dias 5 e 6 de Abril, em Arruda dos Vinhos irá ter lugar o 5º Encontro Regional de Associações de Pais e Encarregados de Educação, subordinado ao tema «Educação 4.0». Terei todo o gosto em conversar com os pais e encarregados de educação presentes através da participação num painel para o qual tiveram a amabilidade de me convidar sobre ” A Educação na Era Digital”.
Um grande desafio e uma oportunidade para partilhar algumas ideias sobre o que pode ser feito nesta área.
Visita a uma escola para entrega de tablets aos professores e alunos, em resultado de projetos educativos com ideias interessantes sobre como usar estas ferramentas ao serviço da aprendizagem.
Mais um encontro dos professores do Projeto Aprender Digital Amadora [1º.Ciclo], desta feita a culminar mais um ano de trabalho no terreno, em que os mais pequenos puderam usar as ferramentas digitais no contexto das suas atividades letivas.
Na imagem, a sessão de abertura do encontro. Um encontro que contou também com diferentes especialistas nacionais na área da utilização do digital pelos mais pequenos e em que estiveram presentes cerca de centena e meia de professores e educadores do concelho.
SELWYN, Neil, e outros
Everyday schooling in the digital age : high school, high tech? / Neil Selwyn…[et al.]. – London : Routledge, 2018. – 193 p.
ISBN 9781138069374
TECN/ED SLW*EVE
A convite da Câmara Municipal de Barcelos e da sua rede de Bibliotecas, participaremos em breve no 7º ENCONTRO DE BIBLIOTECAS DE BARCELOS. Bibliotecas em Linh@: Agir, Articular, Transformar.
O evento terá lugar nos próximos dias 20 e 21 de outubro e tem como público alvo todos os professores e educadores dos concelhos de Barcelos e arredores.
11h00 | Aprender e Ensinar com Tecnologias | Fernando Albuquerque Costa
Nos próximos dias 10, 11 e 12 de julho de 2017, a Casa das Ciências vai realizar o IV ENCONTRO INTERNACIONAL DA CASA DAS CIÊNCIAS. Um encontro que irá reunir na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa professores interessados no ensino das Ciências, incluindo a Matemática e as Tecnologias da Informação no ensino básico e secundário. Lá estaremos, a convite da organização, para fazer uma conferência plenária especialmente destinada, não a qualquer área das Ciências, mas às próprias Tecnologias de Informação. Ou seja, para professores que, nas escolas, mais diretamente estão ligados ao ensino das Tecnologias da Informação. A minha palestra terá como título “O Currículo e o potencial pedagógico das Tecnologias Digitais“, constituindo, pois, um contributo para que em conjunto possamos refletir sobre como é que as tecnologias podem contribuir para se atingirem os objetivos do currículo nacional, independentemente da área científica que consideremos. A conferência será moderada pelo colega Luís Valente, da Universidade do Minho, também ele um entusiasta desta coisas do ensinar e aprender com tecnologias.
Aluno entrevistado no dia da conferência da OCDE em Portugal, em que é feita a divulgação dos principais dados do Pisa sobre os alunos portugueses (16 de maio de 2017). Aí se ouviu também “a voz dos alunos” para alemão ver…
A AFIRSE Portugal e o Instituto de Educação promovem mais um ciclo da iniciativa “Conversas à Quinta” que terá lugar nas últimas quintas-feiras dos meses de março, abril e maio de 2017. Orientadas por um investigador e seus convidados, essas conversas decorrem à volta de temáticas atuais relevantes para a análise da realidade educativa nacional suportadas pela investigação. ENTRADA LIVRE!!
30 de março | 18:00H | Instituto de Educação | Anfiteatro II
_______________
_______________
Joana Viana, Investigadora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, convida Paulo Dias, Reitor da Universidade Aberta e João Correia de Freitas, Professor da Universidade Nova de Lisboa a conversar sobre As Aprendizagens na Rede como Oportunidade de Transformação da Escola.
APRENDIZAGENS NA REDE COMO OPORTUNIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA Continuar a ler "Aprendizagens na Rede… Hoje!"
O 19º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE) e o 8º Encontro do CIED/III Encontro Internacional do CIED serão realizados, num encontro conjunto, em Lisboa (Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa), de 9 a 11 de Novembro de 2017.
O Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) é um fórum internacional de apresentação, discussão e reflexão em torno da investigação, desenvolvimento e práticas no domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação.
As suas várias edições têm decorrido alternadamente entre Espanha e Portugal e têm proporcionado um espaço de encontro e debate entre investigadores, representantes institucionais e educadores, afirmando-se como um evento de referência, especialmente no contexto Ibero-americano.
Na sequência das anteriores Reuniões do CIED, a o 8º Encontro do CIED/III Encontro Internacional do CIED tem como objetivo criar um espaço de reflexão e debate sobre o papel das TIC na educação formal, não formal e informal.
Convida-se à submissão de artigos no âmbito das TIC na educação
Seminário “As TIC como um instrumento potenciador do sucesso escolar”
4 de março 2017, das 9:30 às 13:00
Destinatários – Escolas TEIP/UCP, professores de outras escolas dos ensinos básico e secundário. Local: Auditório A2, no Campus da UCP, em Lisboa.
Obrigado pelo convite!
Título: A formação dos futuros licenciados em educação e formação na Universidade de Lisboa: um continuum de experiências e práticas para além das aulas.
Um convite que não poderia rejeitar, uma oportunidade para refletirmos sobre a dimensão prática da nossa licenciatura em educação e formação.
O XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, organizado pela Universidade do MInho em parceria com a Universidade da Corunha (Galiza/Espanha), realizar-se-á entre 6 e 8 de setembro de 2017 na Universidade do Minho (Campus de Gualtar, em Braga/Portugal). Esta será a 1ª edição sob os auspícios da Associação Científica Internacional de Psicopedagogia entretanto criada (www.asocip.com).
Não abordando diretamente o tema para que o título do livro nos remete, não deixa de ser importante o capítulo com que participámos nesta pertinente obra. obrigado, Rita, pelo convite.
Mais uma oportunidade, um desafio, uma responsabilidade! Desbravar terreno, desbravar o caminho, construir uma visão, apostar nas escolas e nos professores!!!
Sessão de abertura do Seminário para lançamento do Projeto Amadora Aprender Digital [1ºCiclo], com a presença da Senhora Presidente da Câmara Municipal e do Senhor Diretor do Instituto de Educação.
Um pormenor do conjunto de professores participantes, representando todas as escolas do 1ºCiclo do Município da Amadora.
Agora disponível em PDF para ler tranquilamente em qualquer lugar e em qualquer momento!
Encontro Nacional PIC TIC – Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar.
21 de Maio, Sábado, Universidade de Aveiro, Departamento de Educação.
Uma organização do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro.
Objectivos: Juntar professores do 1.º CEB e Educadores de Infância, interessados em aprofundar conhecimentos nas áreas da programação, gamificação, narrativas digitais, animação… com as TIC. Criar um espaço de partilha e debate que permita aos professores e educadores fazer um intercâmbio de ideias e experiências proveitoso para todos.
Mais um encontro onde estaremos para trocar ideias com colegas e amigos, participando no conferência inaugural com João Correia de Freitas e Maria José Loureiro, que modera. Num formato muito informal, na linha de um pictic sobre aprendizagem com tecnologias.
Um relatório que importa ler atentamente e, sobretudo, criticamente no que se refere aos números apresentados relativamente ao acesso dos alunos a computadores nas escolas em Portugal. Como diria um amigo meu, comecemos por definir “ACESSO”…
(2015) Provas de Susana Maria Capitão da Silva Alves. Participação parental – papel da web social numa comunidade educativa com surdos. Universidade de Aveiro. Aveiro. Doutoramento em Multimédia e Educação, orientado por Margarida Almeida (Departamento de Comunicação e Arte) e por Rui Marques Vieira (Departamento de Educação).
COSTA, Fernando; CRUZ, Elisabete; VIANA, Joana; BRITO, Rita & RODRIGUEZ, Carla (2015). Conceções e Expectativas de Professores eEducadores de Infância a Propósito do Conceito de Escola Digital. In M.J.Gomes, A. Osório & J. Valente (Eds.), Actas da IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2015. Meio Século de TIC na Educação. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. 1211-1225.
COSTA, Fernando; CRUZ, Elisabete & RODRIGUEZ, Carla (2015). TACCLE2 – Propostas de Atividades Didáticas Com Tecnologias Digitais. In M.J.Gomes, A. Osório & J. Valente (Eds.), Actas da IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2015. Meio Século de TIC na Educação. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. 1062-1067.
3as com TEA é uma iniciativa do projeto TEA: Tablets no Ensino e Aprendizagem, “um ciclo de sessões informais, que versam matérias ligadas à utilização educativa das tecnologias digitais, em geral, e das tecnologias móveis, em particular”. Lá estarei, para mais uma conversa informal com professores e educadores no próximo dia 21 de abril, no Auditório 2 da Escola Secundária Eça de Queirós, das 17h30 às 19h00.
Comunicação: O Currículo e o Desafio das Tecnologias Digitais
Nunca como hoje foi tão pertinente colocar no centro da discussão a relação entre Currículo e Tecnologias. Ou seja, a relação entre a necessidade sentida de novos e mais estimulantes ambientes de aprendizagem e o potencial das tecnologias digitais para fazer e aprender de modo diferente, nomeadamente ao nível da comunicação e expressão de ideias, mas também em termos de acesso à informação e ao conhecimento. O que significa essa relação para a comunidade educativa em geral e, em particular, para quem tem a responsabilidade de decidir o que em cada momento é feito em contexto de aula, é o que no âmbito desta sessão se propõe para reflexão.
Se, do ponto de vista curricular, não mais faz sentido a adopção de modelos de organização e de construção do currículo centrados nos conteúdos e na sua transmissão pelo professor, pelo manual escolar ou mesmo por recursos tecnologicamente mais evoluídos, o desafio será precisamente o de conseguir tirar partido do potencial das novas tecnologias para criar oportunidades de aprendizagem mais sugestivas, desafiadoras e consonantes com paradigmas em que se privilegia a acção de cada um, a interacção com o outro, a criação colaborativa, mas também o acesso direto às fontes, a materiais autênticos, a especialistas, enfim, ao conhecimento na sua forma mais genuína.
Eis algumas das questões que podem colocar-se como estímulo à reflexão e à discussão no âmbito deste painel.
Um final de tarde bem passado, com a companhia da Prof. Teresa Leite, da ESE de Lisboa, falando de Currículo e Diferença. Neste encontro, aproveitei para dar início à disseminação dos livros com atividades produzidos no Projeto TACCLE2, tendo oferecido uma coleção aos responsáveis de cada um dos agrupamentos presentes (D. Sancho I e Marcelino Mesquita) para as respetivas bibliotecas escolares.
Hoje estaremos a conversar com professores da região do Cartaxo, numa sessão inserida no ciclo de encontros intitulado “Refletir sobre a Educação. Políticas Educativas e Regulação da Educação“, uma iniciativa do CFAE Lezíria-Oeste com o apoio do Município do Cartaxo e dos Agrupamentos Marcelino Mesquita e D. Sancho I.
Já pode descarregar os 5 livros produzidos no âmbito do projeto taccle2!
Obrigado por passar a palavra aos professores que conhecer!
Ver um vídeo sobre o 2º dia…
Susana Paula Branco (2014). A rentabilização pedagógica de um grupo fechado no Facebook na disciplina de Inglês. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.
A Hora do Código é uma hora de introdução à Ciência da Computação, com o propósito de desmistificar a programação e mostrar que qualquer um é capaz de aprender as bases. A iniciativa pretende sublinhar que todos nós deveríamos ter a oportunidade de aprender Ciências da Computação na Escola, pois promove o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, a lógica e a criatividade. Trata-se de um movimento global, que envolve dezenas de milhões de pessoas em mais de 180 países (hourofcode.com). A Hora do Código é organizada pela Code.org, uma entidade sem fins lucrativos dedicada à expansão e disseminação das ciências da computação, com a colaboração de parceiros internacionais como é o caso da Apple, Microsoft, Amazon, entre outros.
More pictures and the drawings of the ISATT Conference
Teachers and the use of digital technologies: from technological deficit to methodological deficit. Fernando Albuquerque Costa, Institute of Education, University of Lisbon, Portugal Continuar a ler “Teacher’s gaps”
Ver Programa da Conferência Regional da ISATT
“What’s wrong with education cannot be fixed with technology.”
Steve Jobs, em entrevista à revista Wired, em 2004
Atividades Com Tecnologias para a área das Humanidades
Já está disponível a versão em Português! O livro sairá da gráfica em setembro, mas pode desde já consultar as atividades propostas e, assim, preparar o novo ano escolar envolvendo os alunos Com tecnologias!
Todos os livros produzidos no âmbito do Projeto TACCLE2 são recursos abertos licenciados sob uma Licença Creative Commons e Sharealike, para uso não-comercial. Portanto, é possível copiar, adaptar, traduzir e redistribuir os livros ou qualquer parte deles (e realmente esperamos que o faça!). Basta referir a autoria.
Partilhe!
Aqui fica um marco digital para que possam referenciar e divulgar junto de quem se interessa por estas coisas de perceber como será uma “escola digital”.
Basta clicar no DOI: 10.1109/CICEM.2013.6820188
E para quem quer saber mais sobre o DOI, esta excelente ferramenta…
“When it comes to technology, we cannot be afraid to learn from our students.” (Watkins, 2009)
Foi uma manhã muito produtiva e muito divertida! Em primeiro lugar queremos dar os parabéns a todos os estudantes que estiveram na atividade Aprender Tecnologia, realizada no Instituto de Educação, no âmbito do Verão na ULisboa’14. Aqui fica a lista das histórias produzidas em apenas cerca de duas horas e meia:
Quem quiser espreitar, pode fazê-lo em: https://www.youtube.com/user/teieul
Fazemos votos para que continuem a divertir-se muito a aprender!
Uma iniciativa em que participaremos, acolhendo jovens do Secundário, com um proposta de aprendizagem com tecnologias. Colaboram nesta atividade, como monitores, alguns alunos voluntários do 1º ano da Licenciatura em Ciências da Educação.
Título: Aprender Tecnologia
Público-alvo: Alunos do Ensino Secundário
Horário: 1ª semana, 5ª feira, 9:30-12:30H
Participantes: ± 20
Responsáveis: Fernando Albuquerque Costa e Joana Viana
Monitores: alunos da licenciatura em Ciências da Educação
Bora lá criar uma história digital?
Nesta atividade vamos mostrar-te o que os estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação fazem nas aulas de tecnologias educativas com o computador e com algumas ferramentas digitais tuas conhecidas, como é o caso do Powerpoint ou do MovieMaker. Apesar de os seus conhecimentos informáticos não serem lá muito avançados, são capazes de fazer coisas muito interessantes e é também isso que gostaríamos que tu experimentasses durante esta manhã. Depois de veres e explorares alguns exemplos feitos por eles, o objetivo é seres tu próprio a construir uma história digital, com recurso a imagens e sons por ti recolhidos. Podes utilizar os equipamentos disponíveis ou até mesmo a câmara do teu telemóvel e de outros dispositivos móveis que nesse dia queiras trazer. A atividade terminará com a publicação das histórias no YouTube para poderem ser partilhadas e comentadas pelas pessoas que se interessam pelo que é feito nesta licenciatura. Como já deves saber, os estudantes de Ciências da Educação interessam-se pelas coisas que se passam na Escola e, como não poderia deixar de ser, interessam-se também pelo modo como as tecnologias digitais podem ajudar os professores a ensinar melhor e os alunos a aprender de forma mais interessante! Estamos certos que concordas que é um grande desafio e é precisamente para discutir isso que contamos contigo!
Acaba de ser publicada a obra “Cenários de inovação para a educação na sociedade digital” em que tive o prazer em colaborar. Já se encontra disponível no site da editora: www.loyola.com.br, onde pode espreitar “dentro do livro”.
Este livro é fruto do diálogo profícuo entre estudiosos sobre o tema das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação. Os organizadores trazem diversos autores convidados do Brasil e de Portugal que, ao longo dos últimos 25 anos, trabalham intensamente com o tema, envolvendo-se com a investigação, a formação de professores, a gestão e a avaliação de projetos e políticas públicos de integração e dinamização da utilização educacional das tecnologias de informação e comunicação nos cenários de aprendizagem.
O eixo articulador desta obra são as perspectivas de inovação em educação com o uso das TIC. Ela está organizada em dez capítulos, sendo seis de autores do Brasil e quatro de Portugal, ao longo dos quais é desenvolvida a temática da inovação em educação a partir da reflexão sobre os conceitos, os modelos e as práticas de mudança e inovação nos cenários emergentes da educação na sociedade digital.