LIDIA, presente!

Parabéns à CML pelo prémio com que foi distinguida na Semana ALV.

Parabéns, em particular ao Hélder Touças e Vanessa Veríssimo e Eng. Luísa Dornelas. Um prazer enorme ver o Projeto LIDIA como inspiração de um excelente trabalho de apropriação e de extensão a outros contextos. Continuemos a trabalhar!

Coisas recentes…

Visando o desenvolvimento de produtos formativos flexíveis destinados a jovens e adultos desempregados, através da adaptação  de 2 UFCD do Catálogo Nacional de Qualificações, eis alguns produtos do projeto recentemente concluído para o IEFP:

1) Percursos formativos e respetivos recursos de aprendizagem das UFCD, disponíveis na Plataforma Moodle do IEFP (UFCD 8598 e UFCD 8600)

2) Apresentação do Modelo e Referencial, publicada na Revista D&F

3) Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores – Formador de UFCD a Distância (Formato Híbrido)

4) Notícia sobre a apresentação pública do trabalho desenvolvido, no dia 13 de setemnro de 2018, em Coimbra, durante o Seminário Pedagógico “Formação a Distância: Desafios e Oportunidades” organizado pelo IEFP e que contou com a presença do Senhor Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

UFCD a distância

Um modelo de trabalho concebido e desenvolvido nos últimos 2 anos tendo como objetivo a adaptação de unidades de formação de curta duração para um regime de formação e aprendizagem a distância.

Para partilhar e discutir entre pares, amanhã na Universidade de Aveiro, no 1.º Encontro da Secção de EAD da SPCE.

Formação de Formadores a Distância


Reunião no Instituto de Educação com os responsáveis do IEFP para apresentação e balanço do projeto desenvolvido na área da formação de formadores para concretização de modelo de formação híbrido de Unidades de Formação de Curta Duração a Distância.
Este projeto decorreu do trabalho anterior de adaptação de 2 UFCD para este modelo híbrido e viria a dar lugar também ao Referencial de Formação respetivo que em breve será divulgado. Para mais informação, contactar o responsável da equipa de projeto.

 

 

 

 

 

 

Dando continuidade ao Projeto LIDIA, a mesma equipa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa participa num projeto europeu Erasmus + (AAA StepUP2-ICT) em que se pretende preparar um programa de formação para educadores de adultos especialmente dedicado ao incentivo do uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas com adultos.

Com esse objetivo e de forma a compreendermos melhor as práticas de uso de tecnologias digitais no campo da educação de adultos em Portugal, convidamo-lo a responder a um breve questionário aqui disponível: https://goo.gl/forms/3eq0oOoXmGR1Yi633

Obrigado pela colaboração!
A equipa portuguesa do projeto AAA StepUP2-ICT

Referencial, Formação Híbrida


 

Concluindo um longo processo de desenvolvimento de recursos de formação para o IEFP, tivemos hoje oportunidade de fazer a entrega formal dos produtos desta segunda fase de colaboração, referente à Formação de Formadores para a concretização de duas UFCD a distância. Trata-se do relatório final da implementação dos cursos de formação de formadores e o respetivo Referencial de Formação a Distância (modelo híbrido). Um trabalho pioneiro da responsabilidade de uma equipa do Instituto de Educação cuja coordenação assegurei e que muito prazer nos deu realizar. Obrigado especial à Carolina Pereira e Elisabete Cruz pela sua dedicação e elevada competência.

Great stuff!

Moodle Cloud

Novas experiências de formação em um Moodle de cara lavada. Um Moodle na nuvem e muito mais agradável visualmente.

e-portefólio do formador


Em janeiro, mais uma edição do Workshop sobre Portefólios Eletrónicos para Formadores ETUI. Formadores oriundos dos mais diferentes países da comunidade europeia que pretendem obter certificação equivalente a licenciatura na Universidade de Lille.

AAA-StepUp2-ICT

Stepping Up to Technology in Adult Education towards Awareness, Assessment and Access. Um novo projeto, de novo a nível europeu (ERASMUS +), para dar continuidade ao trabalho desenvolvido no LIDIA – Literacia Digital de Adultos.

Uma educação e uma formação de qualidade são fatores importantes para promover um desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo. A educação de adultos pode contribuir significativamente para atingir esse objetivo. Sendo já uma referência explícita na agenda da UE desde 2006, a qualidade da aprendizagem dos adultos é sublinhada, em 2011, na Renewed  European Agenda for Adult Learning, apontando em particular para a importância de fazer uma melhor utilização das TIC para permitir o acesso a mais pessoas, explorar novas oportunidades para o ensino e a formação a distância e, em última instância, melhorar a qualidade da formação que é proporcionada. Continuar a ler “AAA-StepUp2-ICT”

Go forward!

Stepping Up to Technology in Adult Education towards Awareness, Assessment and Access.

Programme: Erasmus+
Key action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices
Action: Strategic Partnerships
Strategic Partnerships for adult education

The AAA-StepUp2-ICT project’s target group are adult educators who are key to improving the quality of the adult education and who have a direct impact on the end users (adult learners). The AAA-StepUp2-ICT project focuses on building the ICT capacity of adult educators in their specific occupational context.

Partners in this project are from Italy, Lithuania, Portugal, Spain and Belgium.

O dia da Joana


Desenho de um modelo de formação a distância para magistrados. Doutoramento em TIC em Educação. IE ULisboa. Parabéns!

Mesa Redonda Prácticum 

Resumo:
Esta participação na segunda mesa redonda do encontro, teve como objetivo apresentar e refletir sobre os principais eixos estruturantes do modelo instituído na licenciatura em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa como estratégia de preparação dos futuros licenciados em educação e formação, enquanto especialistas preparados para intervir, de forma multifacetada e competente, em diferentes contextos educativos e formativos. Constituído por seis seminários semestrais, com um total de 47,5 ECTS, é um modelo em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar e experienciar, de forma progressiva e ao longo do plano de estudos, as diferentes valências de uma preparação que integra, em simultâneo, a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos no curso e o conhecimento direto de atores e contextos de intervenção.

A propósito, aqui fica uma apresentação muito recente e muito clara sobre a Licenciatura em Educação e Formação oferecida pelo Instituto de Educação da Lisboa.

Novos diplomados em CE 

Parabéns aos 7 novos diplomados em Ciências da Educação, formadores de toda a Europa que ajudámos através da formação em e-portefólio desenvolvida no âmbito do ETUI. São eles, Natalja Grajzeva da Letónia, a Sikke Leinikki da Finlândia, o Dariusz Goc da Polónia, o Josep Maria de Espanha, a Antonia Maraffa da Itália, o Christian Angèle da França e o Olivier Starquit da Bélgica. 

Diplomados recentemente pela Universidade de Lille, França, com base na avaliação dos portefólios desenvolvidos tendo como base a orientação trabalhada nos workshops que eu e a Carolina dinamizámos.

Parabéns a todos, incluindo a Gabriela e o Ulisses.

Despedida na Sá da Bandeira

Foi a sessão de abertura da ação de formação Aprender Com Tecnologias o momento escolhido pelo Professor António Amendoeira, Diretor do Centro de Formação da Lezíria do Tejo, para informar que chegara ao fim uma longa carreira dedicada à Educação por aquelas terras. Parabéns!!

Promoção do Sucesso Educativo

Integrada no âmbito do PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR (Resolução do Conselho de Ministros n.º 23/2016), decorreu em Santarém mais uma ação de formação resultante o protocolo estabelecido entre centros de formação de professores da região e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Integrando uma sessão plenária de natureza mais reflexiva e 4 workshops temáticos, nela estiveram presentes cerca de 80 professores, sendo de realçar a sua forte motivação e empenho no desenvolvimento das atividades propostas. Algumas das planificações realizadas, utilizando o modelo da Biblioteca de Atividades Online, podem ser consultadas aqui ou aqui.

Qualitativa na U Aveiro

Mais um sessão de trabalho de análise de dados qualitativos com estudantes de doutoramento, desta feita na Universidade de Aveiro, oriundos de Portugal, Brasil e Moçambique.

Mais uma tentativa!


Smart Leading Edge Entrepreneurship Platform: This project aims to foster student-centred learning methods by developing an integral and holistic e-learning platform, resulting from the integration and extension of several well-known e-learning platforms and technologies to provide new added value for higher education. This new methodological approach will be focused on improving entrepreneurship and entrepreneurial skills of students. To achieve this, SLEET will produce a software platform in collaboration with both academic and business sectors to assure knowledge transfer takes place between them.

Epale em Portugal 

Novos desenvolvimentos, a mesma finalidade, a de congregar todos quantos se interessam e trabalham na Educação de Adultos no nosso país, tendo como pano de fundo o contexto europeu em que nos integramos.

LiRe 2.0

Promover comunidades de leitura com recurso a tecnologias Web 2.0 e formar leitores para a vida e da era digital…logo

LifeLong Readers 2.0, um projeto europeu em cujo contexto apresentei o trabalho desenvolvido no Projeto LIDIA, também ele dedicado à promoção das competências digitais ao longo da vida.

O Seminário “Literacia Digital: Aprender e ensinar digital” realizou-se em Castelo Branco, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no dia 19 de novembro de 2016, a convite do Professor Doutor Henrique Gil, um dos representantes portugueses no Projeto LiRe 2.0.

IV Encontro Nacional de Formadores

ivenf2016

Forma-te, a Universidade de Aveiro através da UNAVE e a AIDA (Associação Industrial do Distrito de Aveiro), vão realizar, na Universidade de Aveiro, o IV Encontro Nacional de Formadores, no Dia Nacional do Formador, 18 de novembro 2016, com o tema: Tecnologias, Metodologias e Pessoas: Aprendizagem em evolução ou em revolução? O objetivo é o de compreender de que modo as tecnologias poderão afetar o processo de aprendizagem, as metodologias, as práticas e as competências do formador.

O desafio para este encontro é o da ligação. Estamos em tempo de conexões. E de resultados. Para as pessoas! Tomar contacto com a panóplia de tecnologias hoje utilizadas, por mais inusitadas e ousadas que sejam. Assim, ouvir para conhecer, partilhar
para amadurecer e ligar para melhorar.

Para mais informações, consultar página oficial do encontro, em: http://www.encontronacionaldeformadores.pt

Lá estarei também, logo a abrir o evento! No próximo ano, em novembro de 2017, será aqui no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

aprendercom.org


aprendercom3

 

Reconfigurando o espaço mãe de todas as experiências de aprender Com tecnologias. Aprender e ensinar com tecnologias, investigar sobre aprender e ensinar com tecnologias. Um desafio sempre renovado, um convite para perceber o que pode ser feito e como, a caminho da escola do futuro. Pensando o futuro da escola…

Em boa companhia…

Não abordando diretamente o tema para que o título do livro nos remete, não deixa de ser importante o capítulo com que participámos nesta pertinente obra. obrigado, Rita, pelo convite.img_3639

Lançamento oficial

assistencia-seminario

Sessão de abertura do Seminário para lançamento do Projeto Amadora Aprender Digital [1ºCiclo], com a presença da Senhora Presidente da Câmara Municipal e do Senhor Diretor do Instituto de Educação.

2016-06-23-09-46-24

Um pormenor do conjunto de professores participantes, representando todas as escolas do 1ºCiclo do Município da Amadora.

ETUI 2016

Mais uma realização do Workshop sobre Portefólios Digitais para formadores de toda a Europa (ainda) com 28 países: ePortfolio: an educational and assessment tool. Bruxelas, 2016

2016-06-20-15-41-44

Curso LIDIA aberto!

image

A partir de junho, passa a estar disponível a possibilidade de realização on-line do Curso Dinâmicas de Literacia Digital de Adultos (Curso LIDIA), promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

O curso enquadra-se numa estratégia de difusão das propostas de atividades com tecnologias desenvolvidas no contexto do projeto LIDIA, um projeto recentemente distinguido pela FCT, através da Rede TIC e Sociedade. Este curso tem como principal objetivo ajudar os profissionais a promoverem a literacia digital dos adultos com quem trabalham e dirige-se sobretudo a formadores, animadores, técnicos superiores de educação e técnicos da área social inseridos em contextos de formação formais e não formais que intervêm na mediação e concretização de ações dirigidas a adultos com fraca literacia digital.

Trata-se de um curso realizado totalmente a distância, de forma autónoma e independente, suportado por um guião de trabalho num ambiente online no qual cada formando gere o seu percurso livremente em função da sua disponibilidade. Foi desenvolvido para poder ser realizado por cada um num intervalo médio de 6 semanas, num total de 25 horas de trabalho previsto.
Para se inscrever no curso basta aceder a http://cursolidia.ie.ulisboa.pt/ , clicar no menu “entrar” e fazer um novo registo. O acesso ao curso e a utilização dos recursos é gratuita e não implica avaliação ou certificação final.

A avaliação final do curso é facultativa. No entanto, se pretender ver a sua aprendizagem reconhecida com um Certificado de Formação Profissional, atribuído pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, deve seguir as indicações de avaliação definidas, apresentando, no final, um portefólio eletrónico com os produtos realizados durante a formação. Este processo tem um custo de inscrição formal de 50€.

Para obter informações mais detalhadas sobre o curso, consulte o Guião do Curso LIDIA, disponível em https://goo.gl/0DI661.

à volta de PLE

Explorando o conceito de ambiente pessoal de aprendizagem no contexto do ensino superior: estratégias de trabalho e resultados, dia 20 de abril, entre as 15h00 e as 18h00, na Sala do Senado, Edifício Central da Reitoria, UA.

A sessão dinamizada por Fernando Albuquerque Costa, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, insere-se nas ações a realizar no âmbito do Projeto FICA, que está a ser desenvolvido na Universidade de Aveiro e que tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do sucesso académico e a diminuição do abandono escolar.

Pretendemos nesta sessão promover um espaço de discussão e debate à volta do conceito de ambiente pessoal de aprendizagem, e como este poderá ser explorado em contexto do ensino superior.

A sessão é aberta a todos os docentes, diretores de curso e outros membros da comunidade interessados em contribuir para a melhoria da qualidade da formação na UA

EPALE ainda

Participação na mesa redonda organizada no âmbito da iniciativa Aprendizagem ao Longo da Vida- Sessão de Reconhecimento ao Saber feito em Portugal em palcos europeus. Oportunidade para apresentar a plataforma EPALE a quem trabalha na área da formação e aprendizagem ao longo da vida. Com gente importante dos programas de financiamento em Portugal e não só:

  • Domingos Lopes, Presidente da Comissão Diretiva do POISE
  • Susana Oliveira, Vice-Pres. da EAEA – European Association for Adult Education
  • Luis Costa, Diretor Executivo da ANESPO
  • Fernando Albuquerque Costa, IE da ULisboa
  • Carlos Fonseca, Técnico do IEFP
  • Félix Esménio, Vogal da Comissão Diretiva do POCH
    Moderadora: Ana Cláudia Valente, CEPCEP, UCP

Organização da APG
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian
15 de abril 2016

Aí estão elas!!!


Concluídas as 20 atividades que irão integrar o livro produzido no contexto do projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos. Cada uma delas com um grafismo bem sugestivo, da autoria do João Casaca (www.behance.net/joaocasaca).

CONVITE CURSO LIDIA

curso lida Decorrerá entre 18 janeiro 2016 e 22 de fevereiro de 2015, a primeira edição elearning do Curso Dinâmicas de Literacia Digital de Adultos (Curso LIDIA), promovida pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

O curso enquadra-se nas atividades do projeto LIDIA, um projeto recentemente distinguido pela FCT, através da Rede TIC e Sociedade. Tem como principal objetivo ajudar os profissionais a promoverem a literacia digital dos adultos com quem trabalham.

Podem inscrever-se e participar, de forma gratuita, formadores, animadores, técnicos superiores de educação e técnicos da área social inseridos em contextos de formação formais e não formais que, em Portugal, intervêm na mediação e concretização de ações dirigidas a adultos com fraca literacia digital.

A formalização da inscrição pressupõe o preenchimento da Ficha de Pré-inscrição até ao dia 28 de dezembro de 2015, disponível em http://goo.gl/forms/3vLDbwgwWS.

Uma vez que o curso está limitado a 40 vagas, os participantes serão selecionados em função de critérios que assegurem, tanto quanto possível, a concretização dos objetivos previstos. Nesse sentido, serão aplicados 2 critérios de seleção: 1º – Cumprimento dos pré-requisitos previamente estabelecidos. 2º – Ordem de Inscrição.

Para obter informações mais detalhadas sobre o curso, consulte o Guião do Curso LIDIA, disponível em http://goo.gl/AawiZa.

emoocs2016

Europeen MOOCS Stakeholders Summit. Lá estaremos a apresentar o trabalho com o título ENHANCING MOOC VIDEOS: DESIGN AND PRODUCTION STRATEGIES
Author(s) : Guedes da Silva, Alexandre; Moura Santos, Ana; Albuquerque Costa, Fernando; Viana, Joana.

 

UB


Aproveitando a oportunidade para participar no “tribunal” do doutoramento da Cristina Galván, com uma tese sobre portefólios digitais no ensino superior (El desarrolho del conocimiento metacognitivo en los portafolios digitales de Educación Superior), tive oportunidade de fazer uma conferência convidada sobre o que andamos a fazer, nomeadamente no âmbito dos projetos TACCLE2 e LIDIA, na elaboração de atividades com tecnologias. Título da “charla”: Propostas pedagógicas para ensinar e aprender com tecnologias digitais.

Formação de Professores

Mesmo que não tenham podido estar presentes, há um livrinho que contém o essencial do que foi dito pelos conferencistas😀. Basta procurar nas mais recentes edições da ffms sobre o tema. 

Em síntese, tivemos oportunidade de ouvir uma italiana apressada, um espanhol speedado e um professor português com 43 anos de experiência no secundário que afirma que há dois tipos de ciência: a ciência mesmo ciência e as ciências da educação. E que esta é uma profissão de vocação, que está nos genes, enfim, tive mesmo de sair…

Guiões MOOC

GUIÕES PARA DESENHO DE CURSOS MOOC

Fernando Albuquerque Costa (Instituto de Educação, ULisboa)
Ana Moura Santos (Instituto Superior Técnico, ULisboa)
Alexandre Guedes da Silva (FCHS, Universidade Lusíada de Lisboa)
Joana Viana (Instituto de Educação, ULisboa)

Resumo: Desde o seu aparecimento, há cerca de uma dezena de anos, os Massive Open Online Course (MOOC) têm vindo a gerar um interesse considerável no ensino superior a nível mundial, tornando-se fundamental refletir, tanto do ponto de vista pedagógico, como do ponto de vista tecnológico e mesmo dos conteúdos abordados, sobre os procedimentos envolvidos na sua conceção e desenvolvimento. É nesse âmbito que se apresenta o presente trabalho, parte integrante de um projeto de levantamento de boas práticas e de linhas de ação para o desenho, planeamento e produção de MOOC no contexto do ensino superior em Portugal na área de Science, Technology, Engineering, Mathematics (STEM). O principal objetivo é sistematizar princípios orientadores do desenho e da produção de MOOC, com base na reflexão e no trabalho prático que tivemos oportunidade de fazer visando a criação de modelos de guiões para este tipo de cursos, incluindo a elaboração de orientações para a produção de cada uma das suas partes constituintes.

Palavras-chave: elearning; MOOC; conteúdos educativos digitais; desenho e produção de MOOC.

 

DIA DO IE

Cerimónia de abertura do Dia do Instituto de Educação, com a presença do senhor Reitor da Universidade de Lisboa e do senhor Reitor Honorário da mesma universidade e professor no IE, doutor António Nóvoa. 

 

O dia da Mariana

mil parabéns, mariana 

 A Formação Ética de Professores no Cruzamento com a Formação Ética-Moral dos Alunos. O Papel da Investigação-Acção. 

Com um cheirinho a Pink Floyd…

Questões e desafios

Um final de tarde bem passado, com a companhia da Prof. Teresa Leite, da ESE de Lisboa, falando de Currículo e Diferença. Neste encontro, aproveitei para dar início à disseminação dos livros com atividades produzidos no Projeto TACCLE2, tendo oferecido uma coleção aos responsáveis de cada um dos agrupamentos presentes (D. Sancho I e Marcelino Mesquita) para as respetivas bibliotecas escolares.

TIC e Formação Inicial

A formação e prática docente, no que concerne ao uso das Tecnologias de Informação (TIC), é a contribuição de Costa, Cruz, Rodriguez e Viana, no sexto capítulo desta obra. Os autores nos mostram algumas das diferenças entre o panorama brasileiro e o português, com relação às competências docentes em TIC, argumentando em favor de uma formação que alinhe o uso das tecnologias ao comportamento ético e transformador.

COSTA, F., CRUZ, E., RODRIGUEZ, C. & VIANA, J. (2015). As TIC na formação inicial de professores em Portugal e no Brasil: desafios e possibilidades. In C. Rocha, D. Braga & R. Caldas (Orgs.). Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização. Campinas, Brasil: Pontes. 129-154.