Práticas de qualidade

PraticasQualidade

Seminário “Práticas de Qualidade: Resultados no Ensino Superior”. Estaremos lá apresentando o trabalho que temos feito, desde há alguns anos a esta parte, em especial nas nossas disciplinas de licenciatura e de mestrado.

Nome da prática: escol@21 – aprender em ambiente personalizadoDescrição: Estudo sobre o modo como um grupo de estudantes de licenciatura percepcionou o trabalho autónomo desenvolvido na gestão dos seus próprios espaços individuais de aprendizagem a partir da Escola 2.0, um espaço de trabalho online, aberto, de suporte à actividade desenvolvida pelos estudantes no âmbito de algumas unidades curriculares de licenciatura, mestrado e doutoramento do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Cenários de inovação

20131106-004934.jpg

Acaba de ser publicada a obra “Cenários de inovação para a educação na sociedade digital” em que tive o prazer em colaborar. Já se encontra disponível no site da editora: www.loyola.com.br, onde pode espreitar “dentro do livro”.

Este livro é fruto do diálogo profícuo entre estudiosos sobre o tema das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação. Os organizadores trazem diversos autores convidados do Brasil e de Portugal que, ao longo dos últimos 25 anos, trabalham intensamente com o tema, envolvendo-se com a investigação, a formação de professores, a gestão e a avaliação de projetos e políticas públicos de integração e dinamização da utilização educacional das tecnologias de informação e comunicação nos cenários de aprendizagem.
O eixo articulador desta obra são as perspectivas de inovação em educação com o uso das TIC. Ela está organizada em dez capítulos, sendo seis de autores do Brasil e quatro de Portugal, ao longo dos quais é desenvolvida a temática da inovação em educação a partir da reflexão sobre os conceitos, os modelos e as práticas de mudança e inovação nos cenários emergentes da educação na sociedade digital.