supervisão

ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÉMICOS

PÓS-DOUTORAMENTO CONCLUÍDOS

2019) GOMES, Antenor Rita. Pespectivas e configurações pedagógicas da cultura visual. Abordagens e especificidades de pesquisas educacionais no Brasil e em Portugal. Professor da Universidade do Estado da Bahia (Campus IV), Brasil. Pós-Doutoramento em Educação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2018) ZENI, Vera Lucia Fortes. Uma Proposta Metodológica Para Análise De Dados No Contexto Do Projeto Amadora Aprender Digital. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal de Santa Catarina-Brasil, (UFSC) – Brasil.

SILVA, Heliana (2014-2015). Perspectivas de professores sobre a dimensão avaliativa em conteúdos digitais. Pós-Doutoramento em Educação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

RODRIGUEZ, Carla (2012-2013). O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação: estratégias técnico-pedagógicas-metodológicas efetivas para a formação de professores. Pós-Doutoramento em Educação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

TESES DE DOUTORAMENTO CONCLUÍDAS

FRADÃO, Sandra (2013 – 2019). Contributos para ensinar inglês com recurso às tecnologias digitais, à luz de conceções e práticas relatadas por professores. Doutoramento em Educação – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

FELIZARDO, Helena (2014 – 2019). A formação contínua de professores em TIC: que perfil de formador? Doutoramento em Educação – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

CRUZ, José Maria de Sousa (2012 – 2019). O papel das instituições de formação inicial de professores na criação e desenvolvimento de competências TIC: o caso do ISCED-Benguela. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

VIANA, Joana (2011-2017). Currículo em contextos informais: contributos para a (re)conceptualização do conceito de currículo a partir de aprendizagens online.. Doutoramento em Educação na área de Teoria e Desenvolvimento Curricular. Co-orientação de Helena Peralta. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

RODRIGUES, Ana Luisa (2014-2017).formação ativa de professores com integração pedagógica das tecnologias digitais. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Co-orientação de Tomás Patrocínio. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

MUCHARREIRA, Pedro (2014-2017). O papel da formação contínua, de natureza institucional, na (re)construção do projeto educativo e no desenvolvimento profissional docente –  um estudo de caso. Doutoramento em Educação na área de Formação de professores. Co-orientação de Belmiro Cabrito. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

CRUZ, Elisabete (2011-2014). As TIC como formação transdisciplinar. Potencialidades e dificuldades da sua implementação no contexto do ensino básico em Portugal. Doutoramento em Educação na área da Teoria e Desenvolvimento Curricular. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa. Projeto apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia: SFRH/BD/68461/2010.

TESES DE DOUTORAMENTO EM CURSO

CAETANO, Ana Margarida (2019 – ). Estudo exploratório sobre as condições existentes para o desenvolvimento das competências digitais dos professores em Timor-Leste. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

REIS, Alessandra (2019 – ). As práticas dos jovens na Internet, no Brasil e em Portugal. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

TEIXEIRA, Neuza (2019 – ). Experiências de uso de tablets no 1.º ciclo. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa

EIRA, Rui (2018 – ). A Visita de Estudo Virtual. Uma ponte para o mundo de saberes fora da Escola? Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

VILHENA, Ricardo (2017 – ). De que modo os ambientes enriquecidos por tecnologias digitais favorecem a concretização das ideias subjacentes ao Movimento da Escola Moderna? Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

ROCHA, Alda Leonor (2016 – ). O potencial das tecnologias de informação e comunicação ao serviço de estratégias de desenvolvimento de competências profissionais adequadas aos desafios da sociedade atual. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

PROGRAMAS INTERCALARES DE DOUTORAMENTO

(2018) JUNIOR, Luiz Martins . Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação FAED/UDESC, do Centro de Ciências Humanas e da Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC), Florianópolis, Brasil. Doutoramento intercalar em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação da Universidade de Lisboa. Bolseiro CAPES. Tese com título “Geografia escolar e as tecnologias digitais – conexões contemporâneas), com orientação de Rosa Elisabete Militz W. Martins (niversidade do Estado de Santa Catarina (UESC).

(2017) SCHUARTZ, Antonio Sandro. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil. Doutoramento intercalar em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação da Universidade de Lisboa. Bolseiro CAPES. Tese com o título “Representações sociais sobre TIC de docentes de serviço social dos cursos superiores publicos ministrados no Estado do Paraná”, com orientação de Helder Boska de Moraes Sarmento (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)).

PROJETOS DE DOUTORAMENTO EM CURSO

MARQUES, Gláucia Diniz – Gamificação: uma experiência no Ensino Superior. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

PROJECTOS DE DOUTORAMENTO CONCLUÍDOS

CAETANO, Ana Margarida (2019 – ). Estudo exploratório sobre as condições existentes para o desenvolvimento das competências digitais dos professores em Timor-Leste. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

REIS, Alessandra (2019 – ). As práticas dos jovens na Internet, no Brasil e em Portugal. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

TEIXEIRA, Neuza (2019 – ). Experiências de uso de tablets no 1.º ciclo. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa

EIRA, Rui (2018). A Visita de Estudo Virtual. Uma ponte para o mundo de saberes fora da Escola? Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

VILHENA, Ricardo (2016). De que modo os ambientes enriquecidos por tecnologias digitais favorecem a concretização das ideias subjacentes ao Movimento da Escola Moderna? Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

FRADÃO, Sandra (2013). Contributos para ensinar inglês com recurso às tecnologias digitais, à luz de conceções e práticas relatadas por professores. Doutoramento em Educação – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

MUCHARREIRA, Pedro (2014). O papel da formação contínua, de natureza institucional, na (re)construção do projeto educativo e no desenvolvimento profissional docente –  um estudo de caso. Doutoramento em Educação na área de Formação de professores. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

FELIZARDO, Helena (2014). A formação contínua de professores em TIC: que perfil de formador? Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

RODRIGUES, Ana Luísa (2014). A formação ativa de professores com integração pedagógica das tecnologias digitais. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

RAMALHO, Pedro (2014). Modelos de Integração das TIC no Ensino Aprendizagem da Língua Materna no Ensino Básico. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

BRANCO, Eloísa (2013). Narrativas Transmédia: criação de novos cenários educativos. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

PIRES, Ana (2013). Contributo para a análise e perceção das transformações no processo ensino-aprendizagem que um estúdio de televisão poderá trazer a uma Escola. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

CRUZ, José (2012). O Papel das Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola na Criação e Desenvolvimento de Competências TIC: O Caso do ISCED-Benguela. Doutoramento em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

DIAS, Joana (2012). Integração Escolar de Jovens Itinerantes. Doutoramento em Educação na área de Teoria e Desenvolvimento Curricular. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

CRUZ, Elisabete (2011). As TIC como formação transdisciplinar. Potencialidades e dificuldades da sua implementação no contexto do ensino básico em Portugal. Doutoramento em Educação na área da Teoria e Desenvolvimento Curricular. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa. Projeto apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia: SFRH/BD/68461/2010.

VIANA, Joana (2011). A construção Individual do Currículo em Contextos Informais Online. Doutoramento em Educação na área de Teoria e Desenvolvimento Curricular. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

GONÇALVES, Fátima (2010). Estratégias de Formação Inicial de Professores para o Uso das TIC. Curso de Formação Avançada em Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

GONÇALVES, Ana Rosa  (2010). Estratégias de Formação Contínua de Professores para o Uso das TIC. Curso de Formação Avançada em Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO CONCLUÍDAS

Fernanda Sousa Lopes (2020). Estratégias de ensino-aprendizagem com tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Curitiba. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Cristiano Rogério Vieira (2018). Formação Inicial de Professores nas TIC. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

David Filipe Correia dos Santos Costa (2018). A Formação de Professores e a Integração Curricular das TIC. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Luísa Lalanda Sanches (2017). TIC e Abandono Escolar. As TIC como estratégia de prevenção do abandono escolar. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Luís Filipe Guerra (2017). Exploração de situações de aprendizagem da matemática através do Scratch. Um estudo de caso no 4.º ano de escolaridade. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Miriane Okama (2017). Recursos educativos digitais: reflexos em e-learning. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Anabela de Azevedo Monteiro (2017). A Biblioteca Escolar e a Literacia Digital na ótica dos Professores. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Cristina Maria Horta Greene Demirel (2017). Possibilidades e Limites da utilização da abordagem de Ensino da Flipped Classroom. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Gabriela Filipa Silva Ribeiro (2016). Reflexão sobre a integração das tecnologias digitais nas minhas aulas de Filosofia. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Ângela de Oliveira Antelo Tesch (2016). Formação de Professores: Tecnologia educacional para o aluno de deficiente visual. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Ana Catarina Pereira Furtado Nabeiro (2016). Recursos para a formação de professores na área das tecnologias no âmbito do Projeto TACCLE2. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Carmen Valadas (2015). Tecnologias nas Bibliotecas Escolares. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Luís Miguel Fernandes Raminhos (2015). Ensino de base de dados, através do SQL, na resolução de situações reais. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa. Lisboa.

Sónia da Silva Santos (2015). Ensino de Aplicações Web com Bases de Dados recorrendo à Aprendizagem Baseada em Projetos. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa.

Ana Faria (2015). Análise da Implementação de um Modelo de Desenho Instrucional num determinado contexto corporativo. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Andreia Martins (2015). A Formação de Professores no âmbito do projeto TACCLE2: criação de recursos com tecnologias digitais. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Berta Garcia Bernardo (2015). As Tecnologias de Informação e Comunicação na área das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma da Madeira. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Sandra Cristina Proença (2015). Perspetivas de qualidade sobre Recursos Educativos Digitais. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Margarida Micaelo Grosso (2014). Introdução à inteligência artificial com recurso à programação visual. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa.

Carla Maria Pereira Barbosa Morais (2014). Práticas pedagógicas inovadoras com TICMestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Joaquim Azevedo (2014). Projeto de Formação Contínua de Professores de Educação Visual em regime de e-Learning. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Susana Paula Branco (2014). A rentabilização pedagógica de um grupo fechado no Facebook na disciplina de Inglês. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

José Avelino Carneiro (2014). WEB  2.0 E Trabalho Colaborativo como Estratégia de Formação de Professores. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

José Eduardo Soeiro (2014). O trabalho em par pedagógico com recurso às tecnologias digitais no 1.º ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma da Madeira. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Sérgio Miguel Estróia de Carvalho (2014). O potencial pedagógico das ferramentas da Web 2.0 no ensino online das Ciências Naturais: a perspetiva dos alunos. Mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-Learning. Universidade de Lisboa. Instituto de Educação e Faculdade de Ciências.

Renato Manuel Simões (2013). Ensino da programação através de programação visual. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa.

Isilda Aguincha (2013). Desenvolvimento profissional e portfolios digitais. Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Marlene Isabel Vieira Fernandes (2012). O ensino de base de dados. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa.

Clorinda Agostinho (2012). Práticas de integração das tecnologias no ensino da Matemática. O caso dos professores do Ensino Secundário do Seixal. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Helena Marques (2012). Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas Ciências Sociais e Humanas (2º e 3º CEB). Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Joana Flórido Cancela (2012). O papel das TIC no desenvolvimento das competências transversais dos alunos. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Maria Helena Felizardo (2012). A formação de professores e a integração curricular das TIC: Com que formadores?. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

António Olímpio Campos (2011). Integração das TIC na Disciplina de Educação Tecnológica: potencialidades e desafios. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Luísa Cristina Graça Carreira (2011). A Participação na Comunidade Virtual de Aprendizagem Francnet: Implicações no processo de ensino/aprendizagem do Francês. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Nadine Reis Gomes (2011). Inclusão Digital do XO na Guiné-Bissau: Um Projecto de Intervenção. Trabalho de Projeto de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Ana Margarete Matos (2011). Integração de tecnologias móveis em contexto educativo. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa.

Isabel Ramos (2011). Construção e interpretação de gráficos de cinemática com o software Modellus: Um estudo de caso com alunos do 11º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Ana Lúcia Pacheco (2010). Centro de Competências TIC da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Elisabete Cruz (2010). Análise da Integração das TIC no Currículo Nacional do Ensino Básico . Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Lisboa.

João Afonso (2009). Investigações Matemáticas com TIC no primeiro ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Lisboa.

Susana Dias (2009). Concepção de um manual para desenvolvimento de cursos online. Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Lisboa.

ACOMPANHAMENTO DE ESTÂNCIAS DE COLEGAS ESTRANGEIROS

(2017) Professora Jaione Cubero Ibáñez, Universidade de Cádiz, Espanha (janeiro a março).

(2016) Professor José Luis Rodríguez Illera, Universidade de Barcelona, Espanha (março a junho).

(2016) Professor Jesús Gil Gómez, Universidade Jaume I de Castellón de la Plana, Espanha (dezembro).

(2016) Professor Manel Martí Puig, Universidade Jaume I de Castellón de la Plana, Espanha (dezembro).

(2016) Professora María Santágueda Villanueva, Universidade Jaume I de Castellón de la Plana, Espanha (dezembro).

(2016) Professora Iolanda Ogando GonzáIezUniversidade da Extremadura, Espanha (dezembro de 2015 a janeiro de 2016).

(2015) Professora Ana Sevilla Pavón, Universidad  de Valência, Espanha (junho a setembro).

(2014) Doutoranda Núria Molas Castells, Universidade de Barcelona, Espanha (outubro a novembro).

(2013) Professor Víctor Hugo Perera RodríguezUniversidade  de Sevilha, Espanha (julho a setembro).

(2013) Professora Cristina Sánchez RomeroUNED, Espanha (julho).

(2013) Doutoranda Concepción López AndradaEspanha (maio de 2012 e julho de 2013).

(2011) Doutoranda Cristina Galván Fernández, Universidade de Barcelona, Espanha (junho a agosto).

(2011) Doutoranda Carmen Rocío Yot Domínguez, Universidade de Sevilha, Espanha, (outubro a dezembro).

partilhar Com... Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email