percurso

SÍNTESE DO PERCURSO PROFISSIONAL

(2009-2019) Exercício de Funções Docentes e de Investigação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

(1988-2009) Exercício de Funções docentes e de Investigação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

(1987-1988) Exercício de Funções Técnicas e de Investigação em Educação no Instituto de Inovação Educacional de António Aurélio da Costa Ferreira (IIE).

(1981-1986) Exercício de Funções de Gestão e Orientação Pedagógica no Ministério da Educação – Direcção de Serviços do Ensino Primário da Direcção Geral do Ensino Básico.

(1978-1981) Exercício de Funções Docentes em escolas do Ensino Primário dos distritos de Lisboa e Setúbal.

FUNÇÕES DE NATUREZA INSTITUCIONAL

(2016- ) Membro do Conselho de Escola do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
(2016- ) Coordenador da Licenciatura em Educação e Formação o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

FUNÇÕES DE NATUREZA CIENTÍFICA

(2015-2017) Membro da direção da AFIRSE Portugal, secção portuguesa da AFIRSE – Association Francophone Internationale de Recherche en Sciences de l’Education.

(2010-2017) Membro do Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

(2009-2011) Membro do Conselho Científico do Observatório do Plano Tecnológico da Educação. Ministério da Educação e Universidade Católica Portuguesa.

(2009-2013) Coordenador do Programa de Doutoramento em Educação, especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

(2013-2017 ) Coordenador do Mestrado em Educação, especialidade de Educação e Tecnologias Digitais do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

(2009-2013) Coordenador do Mestrado em Educação, especialidade de TIC e Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

(2008-2010) Membro da Comissão Científica do Doutoramento em Educação, especialidade TIC em Educação, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS

(2008) Doutoramento em Ciências da Educação. Área de Desenvolvimento Curricular e Avaliação Educacional. A utilização das TIC em contexto educativo. Representações e práticas de professor. Universidade de Lisboa.

(2000) Skills for eTrainers Project Certificate. Certificado pelo The MASIE Center. Learning and Technology e-LAB & ThinkTank (Elliot Masie). Saratoga Springs. New York. USA.

(1993) Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Estas provas incluíram: a realização, apresentação e justificação de um relatório de uma lição, da disciplina de Organização e Desenvolvimento Curricular, sobre “Modalidades de Avaliação da Aprendizagem“; a elaboração, apresentação e defesa de uma investigação subordinado ao tema “Contributos para o Estudo do Ensino do Português em Contexto Multicultural. O Caso do Luxemburgo“.

(1991) Maîtrise en Sciences de l’Education. Universidade de Caen (componente curricular).

(1985) Licenciatura em Psicologia. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

(1978) Curso do Magistério Primário. Escola do Magistério Primário de Viseu.

ACTIVIDADE PROFISSIONAL ANTERIOR

(1987-1988) Exercício de funções técnicas e de investigação no Instituto de Inovação Educacional de António Aurélio da Costa Ferreira (IIE). De salientar, durante este período: A coordenação do Serviço de Documentação e Informação; A representação do IIE nos trabalhos de constituição e lançamento de uma Rede de Informação e Documentação Educativa Portuguesa dos Órgãos e Serviços Centrais do Ministério da Educação (RIDEP/OSC); A colaboração no projecto “Escola Cultural”, nomeadamente através do apoio às escolas em experiência na área de influência da Direcção Regional de Educação do Norte e do apoio à publicação do respectivo Boletim Informativo; A participação na equipa de trabalho constituída para a concepção do ante-projecto da revista de investigação em Educação “ INOVAÇÃO “.

(1981-1986) Exercício de funções técnicas de gestão e orientação pedagógica nos serviços regionais do Ministério da Educação (Direcção de Serviços do Ensino Primário da Direcção Geral do Ensino Básico). No distrito de Lisboa (Núcleo Distrital de Lisboa) entre 1981 e 1985; Na região da Grande Lisboa (Coordenação Regional de Lisboa) entre 1985 e 1987 (distritos de Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal). De salientar nesta actividade profissional: Participação no lançamento, avaliação e reformulação de um Projecto de Formação Contínua dos Professores do Ensino Primário; Experiência em actividades decorrentes da implantação dos Centros de Apoio Pedagógico (estruturas locais de organização e gestão da formação de professores), nomeadamente através da acção no terreno junto de professores, instituições, autarquias e outras entidades, intervenientes, de algum modo, no processo educativo; Planeamento, a organização e a orientação de acções de formação de professores; Animação pedagógica dos diferentes intervenientes na formação contínua, através do aconselhamento e apoio na concepção e concretização de Projectos Pedagógicos; Participação em equipas de trabalho para estudo e análise de diferentes aspectos relacionados com a problemática da Formação Contínua de Professores.

(1978-1981) Exercício de funções docentes em escolas do Ensino Primário dos distritos de Lisboa e Setúbal. Durante este período, desempenho de funções de Director de Escola e actividades de gestão numa Delegação Escolar.

partilhar Com... Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email