projetos

PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO INTERNACIONAIS

(2017-2019) Coordenação nacional do Projecto StepUT2-ICT “Stepping Up to Technology in Adult Education towards Awareness, Assessment and Access“. Projecto europeu envolvendo universidades e outras instituições de diferentes países europeus (Espanha, Bélgica, Suíça, Portugal, Lituânia e Itália) e visando o fortalecimento da dimensão pedagógica do uso das tecnologias digitais dos educadores de adultos nos seus contextos ocupacionais específicos. Na linha do Projeto LIDIA, visa o incremento de metodologias de trabalho com tecnologias que possam ser postas em prática nos seus locais de trabalho, tendo em vista o impacto na conscientização e inclusão estratégica e operacional do potencial das tecnologias de informação e comunicação para a aprendizagem, tanto na perspetiva das organizações, como do ponto de vista do desenvolvimento dos cidadãos.

(2011-2014) Coordenação nacional do Projecto TACCLE2 “Teachers’ Aids on Creating Content for Learning Environments“. Projecto europeu envolvendo universidades e outras instituições de diferentes países europeus (Espanha, Bélgica, Reino Unido, Portugal, Bulgária, Roménia) na área da criação de materiais para a formação de professores para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (Acção multilateral COMENIUS). 517726-LLP-1-2011-1-BE-COMENIUS-CMP

(2005-2008) Coordenação da equipa portuguesa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Projecto DIGIFOLIODigital Portfolio as a strategy for teachers’ professional development“. Projecto europeu envolvendo universidades e instituições de formação de diferentes países europeus (Bélgica, Finlândia, Holanda, Portugal, República Checa) na área do Desenvolvimento Profissional de Professores através do uso de Portfólios electrónicos (acção COMENIUS 2.1).

(2001-2002) Coordenação nacional do Projecto IPETCCOSupporting Innovation“. Projecto europeu envolvendo universidades de diferentes países europeus (Grécia, Espanha, Holanda, Itália, Portugal e Reino-Unido) na área da formação de professores para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (acção COMENIUS).

(2002-2003) Participação no Projecto VISIONARYPrevenção da Violência na Escola”. Projecto europeu envolvendo universidades de diferentes países europeus (Alemanha, França, Finlândia, Suécia, Dinamarca e Reino-Unido) e visa utilizar a internet como instrumento de comunicação e prevenção da violência na Escola (acção MINERVA).

(1998-2000) Coordenação nacional do Projecto PEDACTICEEducational Multimedia in Compulsory School: From Pedagogical Assessment to Product Assessment” em Portugal. Projecto de âmbito europeu financiado pela Multimedia Task Force da União Europeia, sobre avaliação de software multimédia educativo.

(1999-2000) Participação no Projecto MEDIAKIDS “Multimedia for Kids“. Projecto de âmbito europeu (Multimedia Task Force da União Europeia) na área nas tecnologias de informação e comunicação visando a concepção, produção e utilização de produtos multimédia para utilização no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Projecto da Universidade Católica (CEPCEP) com aUniversidade de Barcelona, a Universidade de Birmingham e a Universidade de Colónia. Neste projecto, responsável pela concepção e execução do programa de formação dos professores portugueses.

(1986-1991) Participação no Projecto PLUX “enseignement du portugais aux enfants des travailleurs migrants portugais au Gran-Duché du Luxembourg”. Projecto europeu coordenado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Elemento da equipa de investigação do projecto (1986-1991).

PROJETOS  DE INVESTIGAÇÃO NACIONAIS

(2018-2021) Elemento da equipa do Projeto Melhorando a Aprendizagem na Universidade através da Gamificação (Improving College Learning with Gamification [GameCourse]), coordenado pelo INESC-ID, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento. Projeto financiado pela FCT para Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos 2017 (PTDC/CCI-CIF/30754/2017).

(2016-2019) Coordenação do Projeto Amadora Aprender Digital [1.ºCiclo], um projeto do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e da Câmara Municipal da Amadora, (http://aprenderdigital.ie.ulisboa.pt).

(2017-2017) “Embaixador EPALE – Plataforma Eletrónica para a Educação e Formação de Adultos na Europa“. Um projeto europeu financiado em Portugal pela ANQEP, Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, IP. (http://ec.europa.eu/epale/pt).

(2016-2018) Coordenação do Projeto Formação a Distância de Jovens Adultos Desempregados, um projeto do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa financiado pelo Instituto de Emprego e de Formação Profissional (http://www.ie.ulisboa.pt/projetos/formacao-a-distancia-de-jovens-adultos-desempregados)

(2015-2016) Coordenação do Projecto LIDIA “Literacia Digital de Adultos“, um projecto do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, apoiado pela FCT – Rede TIC e Sociedade (Prémio Inclusão e Literacia Digital) (http://lidia.ie.ulisboa.pt).

(2014-2015) Coordenação do Projeto “Projeto EPALE – Plataforma Eletrónica para a Educação e Formação de Adultos na Europa“. Um projeto europeu financiado em Portugal pela ANQEP, Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, IP. (http://ec.europa.eu/epale/pt)

(2014-2015) Participação como elemento da equipa do Projeto “Design de vídeos para MOOC: desafios da concepção e produção de materiais de ciências básicas“. Projeto apoiado pela FCT (Processo 135/ID/2014) no âmbito do Concurso para Projetos de Partilha e Divulgação de Experiências com Inovação Didática (http://groups.ist.utl.pt/~mooclab.daemon/).

(2012-2015) Coordenação do Projecto escol@digit@l, um projecto do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com apoio da Santillana Editores (http://aprendercom.org/escoladigital).

(2010-2012) Coordenação do ENSINO A DISTÂNCIA PARA A ITINERÂNCIA, no âmbito de um protocolo de colaboração entre o Ministério da Educação e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (http://edi.blog.dgidc.min-edu.pt/).

(2010-2012) Coordenação da equipa de especialistas em TIC do Programa de Operacionalização de Metas de Aprendizagem do Ensino Básico e Secundário. Neste projecto do Ministério da Educação, coordenado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, responsável pela elaboração das METAS DE APRENDIZAGEM EM TIC (Ler o texto das Metas de Aprendizagem na área das TIC).

(2008) Coordenação do ESTUDO DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM TIC (Eixo “Formação” do Plano Tecnológico da Educação, Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação do Ministério da Educação).

(2006-2008) Coordenação do Projecto Tecnologias e Aprendizagem em Contexto Escolar. Projecto integrado na UI&DCE da Universidade de Lisboa. Este projecto tem como objectivo central estabelecer pontes entre Tecnologias e Currículo, através da realização de diferentes estudos empíricos e respectiva reflexão teórica.

(2006-2008) Coordenação do Projecto Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Projecto integrado na UI&DCE da Universidade de Lisboa Este projecto tem como principal propósito estudar os processos de criação e manutenção de comunidades de aprendizagem que têm como suporte recursos e materiais disponíveis on-line.

(2006-2008) Coordenação do Projecto eNote – Recursos de apoio à prática e à investigação no domínio das TE. Projecto integrado na UI&DCE da Universidade de Lisboa. Este projecto tem como principal objectivo a elaboração e produção de materiais e recursos de apoio, quer às práticas de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto educativo, quer ao seu estudo e investigação.

(2006-2008) Coordenação do Projecto Tecnologias e Desenvolvimento Profissional de Professores. Projecto integrado na UI&DCE da Universidade de Lisboa. Este projecto tem como objectivo nuclear estudar as práticas de formação de professores para uso das tecnologias e, com base em diversos estudos no terreno com professores, propor um modelo de Formação e Desenvolvimento Profissional específico para a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação, em contexto curricular.

(1997-1998) Participação no Projecto Aprender em Igualdade. Uma experiência de igualdade de oportunidades na escola”. Projecto financiado pelo Fundo Social Europeu (Iniciativa: Emprego; Eixo: Now). Neste projecto, responsável pela componente “Tecnologias da Informação e Igualdade” relativa à introdução dos computadores no seio das actividades lectivas do pré-escolar e 1º ciclo. De referir, no âmbito deste projecto, concepção e realização de um plano de formação de professores na área das novas tecnologias.

CONSULTADORIA PEDAGÓGICA A PROJECTOS

(2004-2006) Coordenação pedagógica do projecto “e-Student”. Desenvolvimento de materiais on-line para Língua Portuguesa e Matemática. Fundo Social Europeu, POPRAM e Escola Profissional Cristóvão Colombo, Funchal

(2003-2004) Consultoria pedagógica do Projecto “Círculos de Aprendizagem e Desenvolvimento”. Fundo Social Europeu. Programa EQUAL. Desenvolvimento profissional em ambiente on-line.

(2000-2004) Elemento do Conselho Consultivo do Projecto LITTERA – Programa Gulbenkian de Melhoria do Ensino da Língua Portuguesa. Neste projecto da Fundação Calouste Gulbenkian, responsável pela componente relacionada com a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação ao serviço da aprendizagem.

(2011-2012) Membro da equipa de acompanhamento e avaliação do Projecto Aprender e Inovar com TIC. Iniciativa de âmbito nacional da DGIDC/ME.

(2006) Coordenação da concepção e desenvolvimento do PR@TIC INOVAÇÃO – Propostas e Recursos Educativos para Professores Inovadores, uma iniciativa da Microsoft Educação, no âmbito do programa Parceiros na Educação. Kit de 3 CD disponíveis para download no sítio da Microsoft

(2003-2006) Consultor pedagógico do projecto e-escola – Projecto do Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa.

(2004-2006) Consultor pedagógico do projecto e-Student – Projecto da Escola Profissional Cristóvão Colombo, Funchal.

(2003-2004) Consultor pedagógico do projecto CAD – Círculos de Aprendizagem e Desenvolvimento, no âmbito do programa EQUAL e com coordenação da EGOR Management.

(2000-2001) Responsável pelo desenho (”instructional designer) e realização de diversos cursos de Formação de Formadores em e-Learning em diversas instituições, no âmbito de protocolos de formação celebrados com a Academia Global: Instituto de Formação da FCT-UNL; IST-UTL; CIAL; ISTEC; IEFP/ TTNET.

(2000) Director de Conteúdos da primeira empresa exclusivamente dedicada ao e-Learning em Portugal – Academia Global.

(1998-1999) Consultor e formador na área das tecnologias multimédia do Centro Naval de Ensino a Distância da Marinha Portuguesa.

MISSÕES CIENTÍFICAS NO ESTRANGEIRO

(2017) Elemento da representação da Universidade de Lisboa em reunião internacional do projeto StepUp-2ICT em Fano, Itália.

(2014) Elemento da representação da Universidade de Lisboa em reunião internacional do projeto TACCLE2 em Cardif, País de Gales.

(2014) Elemento da representação da Universidade de Lisboa em reunião internacional do projeto TACCLE2 em Bruxelas, Bélgica.

(2013) Elemento da representação da Universidade de Lisboa em reunião internacional do projeto TACCLE2 em Munchenberg, Alemanha.

(2012) Elemento da representação da Universidade de Lisboa em reunião internacional do projeto TACCLE2 em Timisoara, Roménia.

(2011) Elemento da representação da Universidade de Lisboa em reunião internacional do projeto TACCLE2 em Senigália, Itália.

(2009) Elemento da representação da Universidade de Lisboa na Reunião Internacional da Rede Ibero-Americana de Universidades sobre o problema do abandono escolar dos alunos do ensino superior. Universidade Autónoma Metropolitana do México. Março. Azcapotlzalco, México.

(2009) Membro da equipa portuguesa participante no Education Leaders Briefing. 21st Century Learning Scale, Encontro de leaders educativos de diferentes países do mundo organizado pela Microsoft. Janeiro. Londres.

(2009) Membro da comitiva portuguesa, a convite do Ministério da Educação de Portugal, participante no Learning and Tecnology World Forum 2009, que teve lugar no Queen Elizabeth II Conference Centre. Janeiro. Londres.

(2008) Visita ao Centre for the Study of Learning and Performance, Universidade de Concórdia, a convite do seu coordenador, Professor Philipe Abrami. Novembro. Montreal, Canadá.

(2006) Elemento da representação portuguesa na Reunião Internacional do projecto DIGIFOLIO – Digital Portfolio as a strategy for teachers’ professional development. Maio. Praga, República Checa.

(2006) Elemento da representação portuguesa na Reunião Internacional do projecto DIGIFOLIO – Digital Portfolio as a strategy for teachers’ professional development. Março. Universidade de Haia, Amsterdão, Holanda.

(2006) Conferencista no ED-MEDIA 2006, Conferência Mundial promovida pela AACE (Association for the Advancement of Computing in Education). Junho. Orlando, EUA.

(2006) Conferencista na 3ª Conferência internacional promovida pela “The Learning Teacher Network”, subordinada ao tema “A Vision Of European Teaching and Learning”. Maio. Ljubljana, Eslovénia.

(2005) Conferencista na 2ª Conferência internacional promovida pela “The Learning Teacher Network”, subordinada ao tema “Learning for the Future”. Maio. Praga, República Checa.

(2004) Representante da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa no Seminário internacional promovido pela The Learning Teacher Network.

(2004) Representante da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa no Seminário internacional promovido pela The Learning Teacher Network. Novembro. Dublin, Irlanda.

(2004) Elemento da representação portuguesa no Innovative Teachers Forum 2004, Reunião Internacional de Professores Inovadores promovida pela Microsoft, Abril. Londres, Reino Unido.

(2002) Elemento da representação portuguesa na Reunião Internacional do projecto IPETCCO. Abril. Universidade La Sapienza, Roma, Itália.

(2001) Responsável pela Missão Portuguesa na Reunião Internacional do projecto IPETCCO. Abril. Institute of Applied and Computational Mathematics – FOundation for Research and Technology, Heraklion, Grécia.

(2001) Elemento da representação portuguesa na Reunião Internacional do projecto VISIONARY. Maio e Junho. Universidade de Joensuu, Joensuu, Finlândia.

(2001) Elemento da representação portuguesa na Reunião Internacional do projecto VISIONARY. Fevereiro. Universidade de Koblenz-Landau, Landau, Alemanha.

(2001) Responsável pela Missão Portuguesa na Reunião Internacional do projecto IPETCCO. Abril. Institute of Applied and Computational Mathematics – FOundation for Research and Technology, Heraklion, Grécia.

(2000) Responsável pela Missão Portuguesa nas Jornadas Pedagógicas Luso-Catalãs do projecto PEDACTICE. Outubro. Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha.

(2000) Responsável pela Missão portuguesa na reunião de trabalho do Projecto PEDACTICE. Janeiro. Universidade de Copenhaga, Copenhaga, Dinamarca.

(2000) Representante português na reunião de trabalho para preparação de candidatura do projecto europeu VISIONARY (Prevenção da Violência na Escola). Agosto, Paris, França.

(1999) Responsável pela Missão Portuguesa na Reunião Internacional do projecto PEDACTICE. Novembro. Universidade Autónoma de Barcelona, Barcelona, Espanha.

(1999) Representante português no “Annual Review Hearing” do Projecto PEDACTICE. Outubro. Comissão Europeia, Bruxelas, Bélgica.

(1999) Responsável pela Missão Portuguesa na Reunião Internacional do projecto PEDACTICE. Setembro e Outubro. Universidade de Edimburgo, Edimburgo, Escócia.

(1999) Responsável pela Missão Portuguesa na Reunião Internacional do projecto PEDACTICE. Junho. Universidade de Uppsala, Uppsala, Suécia.

(1999) Responsável pela Missão Portuguesa na Reunião Internacional do projecto PEDACTICE. Abril. Universidade de Koblenz-Landau, Landau, Alemanha.

(1998) Responsável pela Missão Portuguesa na Reunião Internacional do projecto PEDACTICE. Outubro e Novembro. VordingBorg Statseminarium, Vosdingborg, Dinamarca.

(1992/1993) 2 Missões de Trabalho no Luxemburgo como representante português no grupo de trabalho bilateral Portugal-Luxemburgo coordenado pelo “Service d’Innovation et de Recherche Pédagogiques“, do Ministério da Educação Luxemburguês, para concepção e organização do plano de intervenção ao nível do currículo e da formação dos professores portugueses a leccionar no Luxemburgo. Dezembro de 1992 e Fevereiro de 1993.

(1990) 1 Missão de Trabalho em Itália como elemento da Missão Portuguesa chefiada pelo Prof. Doutor Albano Estrela ao Istituto della Encyclopedia Italiana, com sede em Roma, para conhecimento de um projecto comunitário de construção de manuais escolares para o ensino primário, destinados às crianças italianas filhas de trabalhadores migrantes na República Federal da Alemanha. Fevereiro.

(1987/1992) 11 Missões de Trabalho no Grão-Ducado do Luxemburgo e em Bruxelas, Bélgica, como elemento da equipa do Projecto Plux, para formação e acompanhamento dos professores portugueses e contactos com autoridades locais e comunitárias. Maio e Outubro de 1987, Janeiro, Julho e Setembro de 1988; Maio e Novembro de 1989; Junho e Outubro de 1990; Março de 1991 e Junho de 1992.

partilhar Com... Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email