júris

PARTICIPAÇÃO EM JÚRIS DE PROVAS ACADÉMICAS

Teses de Doutoramento (3º Ciclo)

(2020) Arguente principal das das provas de Sandra Emília Barros de Sousa. Ensinar e Aprender Inglês no Ensino Secundário com recurso a Estratégias de Aprendizagem Invertida. Universidade de Évora.Évora. Programa de Doutoramento em Ciências da Educação. Orientada por José Luís Ramos (Universidade de Évora).

(2019) Membro do júri das provas de Ana Kovacs. Teacher learning in innovative learning environments, in the context of curriculum reforms and educational development interventions. Instituto de Educação e Eotvos Lorand University. Budapest. Doutoramento em Educação, Marie Sklodowska Curie in EDiTE Program, orientada por Gábor Halász (Eotvos Lorand University) e Luís Tinoca (Universidade de Lisboa).

(2019) Arguente principal das provas de Belchior de Oliveira Rocha.  Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na ação docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte -IFRN. Universidade do Minho. Braga. Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa, orientada por Bento Duarte Silva (Instituto de Educação da Universidade do Minho).

(2019) Arguente principal das provas de Adriana Oliveira Aguiar. VILLA-LOBOS Educador:  A propriedade da música na Educação Musical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Ciências Musicais Históricas, orientado por João Nogueira (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

(2018) Membro do júri das provas de Anna Carolina Nametala Finamore do Couto. Academic Intelligence in Higher Education Institutions. Instituto Superior Técnico. Lisboa. Doutoramento em Estatística e Processos Estocásticos, orientada por António Manuel Pacheco Pires e Ana Moura Santos (IST).

(2018) Arguente principal das provas de Ana Maria Videira Paiva. Participação e Partilha de Conhecimento na Sociedade em Rede – os Contextos Educacionais Online. Universidade Aberta. Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade de Educação a Distância e eLearning, orientada por António Quintas-Mendes (Universidade Aberta).

(2018) Membro do júri das provas de Maria Gorete Ramos Fonseca. As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico – crenças e perspetivas de formadores. Universidade de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade de Formação de Professores, orientada por Maria Ângela Rodrigues e Luís Tinoca (Universidade de Lisboa).

(2018) Arguente principal das provas de Inez Maria Leite da Silva. As tecnologias digitais e o trabalho colaborativo entre professores: um estudo de caso. Universidade de Aveiro. Aveiro. Doutoramento em Multimédia e Educação, orientado por Luís Pedro, Professor do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e por Rosane de Fátima Antunes Obregon, Professora Adjunta no Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência eTecnologia da Universidade Federal do Maranhão.

(2017) Presidente do júri e arguente principal das provas de Pilar Gomez del Rey. Quality evaluation in Education: two measurement instruments for virtual learning environaments. Doctoral Program in Education and ICT (Elearning) of the Universitat Oberta de Catalunya. Tese orientada por Dr. Elena Barberà Gregori (Universitat Oberta de Catalunya).

(2017) Presidente do júri das provas de Joana de Matos Caldeira. Design de um modelo pedagógico de formação a distância na formação contínua de Magistrados. Universidade de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade de TIC em Educação, orientada por Neuza Pedro (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2017) Arguente principal das provas de Elane Fátima Simões. Além do instituído: uma análise da disciplina Artes Cênicas do IFRN/CNAT. Universidade do Minho. Braga. Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa, orientada por Lia Oliveira e Eulália Neto (Instituto de Educação da Universidade do Minho).

(2017) Arguente das provas de Carlota Maria de Carvalho Lemos. Potencialidades de uma abordagem didática em Matemática assente na exploração autónoma e colaborava de ferramentas da Web 2.0. Universidade de Aveiro. Aveiro. Doutoramento em Multimédia e Educação , orientada por Lúcia Pombo e Isabel cabrita (Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro).

(2016) Arguente principal das provas de Luiz Antônio da Rocha Andrade. As tecnologias digitais e as mudanças na cultura do ensino presencial: o caso do Projeto UCA no Estado de Santa Catarina. Universidade do Minho. Braga. Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa, orientada por Maria Altina Ramos (Instituto de Educação da Universidade do Minho).

(2016) Arguente principal das provas de Elaine Cristina Reis . A interface da tradução com as tecnologias na sala de aula de Espanhol como LE. Retratos da prática de formandos nas modalidades presencial e a distância. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Brasil. Doutoramento em Estudos da Tradução, orientada por Sérgio Romanelli e Maria José Roslindo Damiani Costa (Universidade Federal de Santa Catarina).

(2016) Arguente principal das provas de Maria Adelaide Azevedo Alves Rocha Mendes dos Santos. Professores realistas: mais eficazes e otimistas. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Formação e Supervisão de Professores, orientado por João Nogueira (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

(2015) Arguente principal das provas de Cristina Galván. Pensamiento Metacognitivo et portafolios digitales. Universidade de Barcelona. Barcelona. Doutoramento em Educação orientado por Rodríguez Illera (Universidade de Barcelona).

(2015) Arguente principal das provas de Isabel Maria Lopes Figueiredo. Desenvolvimento de Competências Musicais no 2º Ciclo do Ensino Básico: Práticas Pedagógicas. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Educação, Sociedade e Desenvolvimento, orientado por João Nogueira (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

(2015) Presidente do júri das provas de Isabel Maria Neto de Almeida Duarte Craveira Neves. A Formação em Música dos Atuais e Futuros Professores de Dança. Universidade de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade de Formação de Professores, orientada por Ana Paula Caetano (Universidade de Lisboa).

(2015) Presidente do júri das provas de Mariana Feio. A Formação Ética de Professores no Cruzamento com a Formação Ética-Moral de Alunos. O Papel da Investigação-Acção. Universidade de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade de Formação de Professores, orientada por Ana Paula Caetano (Universidade de Lisboa).

(2015) Membro do júri das provas de Luís Filipe Rodrigues Borges Roque. O E-Learning na Formação Contínua de Professores. Universidade de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, orientada por João Filipe de Matos (Universidade de Lisboa).

(2015) Arguente principal das provas de José Alberto Rodrigues. Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT. Universidade de Aveiro. Aveiro. Doutoramento em Educação, orientado por António Moreira (Departamento de Educação da Universidade de Aveiro).

(2015) Arguente principal das provas de Susana Maria Capitão da Silva Alves. Participação parental – papel da web social numa comunidade educativa com surdos. Universidade de Aveiro. Aveiro. Doutoramento em Multimédia e Educação, orientado por Margarida Almeida (Departamento de Comunicação e Arte) e por Rui Marques Vieira (Departamento de Educação).

(2015) Arguente principal das provas de Leonel Seroto Rocha. O Questionamento como elemento integrador do blogue nas aulas de Ciências. Universidade de Aveiro. Aveiro. Doutoramento em Didática e Formação, orientado por Francislê Neri de Souza (Departamento de Educação da Universidade de Aveiro) e coorientado por Teresa Maria Bettencourt da Cruz (Departamento de Educação da Universidade de Aveiro).

(2015) Arguente principal das provas de Ana Cláudia Teixeira Machado. Integração das Tecnologias de Comunicação e Informação no Programa Aprendizagem do Serviço nacional de Aprendizagem Comercial em São Luís. Universidade do Minho. Braga. Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa, orientada por Maria João Gomes (Instituto de Educação da Universidade do Minho).

(2015) Arguente principal das provas de Ana Elisa Carreta de Sousa. As TIC no Ensino Profissional. ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Sociologia, orientado por Nuno de Almeida Alves (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa).

(2014) Arguente principal das provas de Karine Pinheiro de Sousa. Tecnologias de Informação e Comunicação & Empreendedorismo: os novos paradigmas e aprendizagens de jovens empreendedores e as suas inovações tecnológicas. Universidade do Minho. Braga. Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa, orientada por Bento Silva (Instituto de Educação da Universidade do Minho).

(2014) Arguente principal das provas de José Lauro Martins. A gestão da aprendizagem em ambiente virtual. Universidade do Minho. Braga. Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa, orientado por Bento Silva (Instituto de Educação da Universidade do Minho).

(2014) Membro do júri das provas de Paula Cristina de Almeida Costa. Contributo do wiki no desenvolvimento de competências em alunos do 6º ano de escolaridade: um estudo nas aulas de ciências. Universidade de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, orientada por Isabel Chagas (Universidade de Lisboa).

(2014) Presidente do júri das provas de Catarina Micaela dos Santos Sobral. A Investigação-Acção Colaborativa como Estratégia de Formação para a Mediação de Conflitos em Contexto de Educação de Infância. Universidade de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade de Formação de Professores, orientada por Ana Paula Caetano (Universidade de Lisboa).

(2014) Arguente principal das provas de Guilherme Lopes Barbosa. Repensar as TIC nas práticas letivas – da formação à integração: um estudo com Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade do Minho. Braga. Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa, orientado por Clara Coutinho (Instituto de Educação da Universidade do Minho).

(2014) Arguente principal das provas de Lúcia Maria Teixeira Pombo. Avaliação em Contextos de Blended Learning no Ensino Superior. Universidade de Aveiro. Aveiro. Doutoramento em Educação. Tese auto-proposta.

(2014) Membro do júri das provas de Maria Elvira Pedro Ferreira Monteiro. O Ensino da Biologia e Geologia com recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação: Implicações para a aprendizagem. Universidade de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, orientada por Guilhermina Miranda (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2013) Arguente principal das provas de Eliana Santana Lisbôa. Aprendizagem informal na rede social Proedi: um contributo para o desenvolvimento profissional de professores. Universidade do Minho. Braga. Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa, orientado por Clara Coutinho (Instituto de Educação da Universidade do Minho).

(2013) Membro do júri das provas de Maria João Horta. A Formação de Professores como Percurso para o Uso das TIC em Atividades Práticas pelos Alunos na Sala de Aula. Universidade de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, orientado por João Correia de Freitas (Universidade Nova de Lisboa) e coorientado por Isabel Chagas (Universidade de Lisboa).

(2013) Membro do júri das provas de Margarida Belchior. Aprender na Sociedade da Informação e do Conhecimento – entre o local e o global – contributos para a Educação para a Paz. Universidade de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, orientado por João Matos (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2013) Arguente principal das provas de Renata Rodrigues. El desarrollo de la práctica reflexiva sobre el quehacer docente, apoyada en el uso de un portafolio digital, en el marco de um programa de formación para académicos de la Universidad Centroamericana de Nicaragua. Universidade de Barcelona. Barcelona. Doutoramento em Educação orientado por Rodríguez Illera (Universidade de Barcelona).

(2013) Membro do júri das provas de Maria Clarisse Nunes. Apoio a pais e docentes de alunos com multideficiência: Conceção e desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem. Universidade de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, orientado por Guilhermina Miranda (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2013) Membro do júri das provas de Fernando Campos. Recursos Educativos Digitais. Universidade de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, orientado por João Matos  (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) e coorientado por José Luis Ramos (Universidade de Évora).

(2012) Arguente das provas de Feliciana Eduardo. Estratégias de utilização de ferramentas Web 2.0 e a promoção do pensamento crítico. Universidade de Aveiro. Aveiro. Doutoramento em Multimédia e Educação, orientado por Luís Pedro (Departamento de Educação da Universidade de Aveiro).

(2012) Arguente das provas de Cecília Guerra. Formação de Professores de Ciências para o Uso de tecnologias. Universidade de Aveiro. Aveiro. Doutoramento em Multimédia e Educação, orientado por António Moreira e coorientado por Rui Marques Vieira (Departamento de Educação da Universidade de Aveiro).

(2012) Membro do júri das provas de Vicência Maio. Plataformas de gestão da aprendizagem e inovação educativa: Contextos e Práticas de Colaboração. Universidade de Lisboa. Lisboa. Doutoramento em Educação, Especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, orientado por Isabel Chagas (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) e  coorientado por Eduardo Figueira (Universidade Lusófona).

(2011) Arguente das provas de Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz. Consciência cultural crítica numa comunidade virtual educativa de línguas. Universidade de Aveiro. Aveiro. Doutoramento em Didática e Formação, orientado por Maria Helena Araújo e Sá e coorientado por António Moreira (Departamento de Educação da Universidade de Aveiro).

(2011) Arguente principal das provas de Adelina Moura. Apropriação do Telemóvel como Ferramenta de Mediação em Mobile Learning: Estudos de Caso em Contexto Educativo. Universidade do Minho. Braga. Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa, orientado por Ana Amélia Carvalho (Instituto de Educação da Universidade do Minho).

(2010) Arguente principal das provas de Ana Balula. Proposta de um Modelo de Avaliação do Ensino Online no Ensino Superior Português. Universidade de Aveiro. Aveiro. Doutoramento em Educação, Especialidade em TICE, orientado por António Moreira (Departamento de Educação da Universidade de Aveiro).

(2010) Membro do júri das provas equivalência ao grau de Doutor de Daniela Melaré Vieira de Barros. título. Faculdade de Psicologia e de Ciências a Educação da Universidade de Coimbra. Coimbra. Especialidade em Formação de Professores.

Projectos de Doutoramento (3º Ciclo)

(2018) Presidente do Júri de projeto de tese de Ana Isabel Teixeira Ferreira. Ensinar música em parceria no 1ºCiclo do Ensino Básico – uma intervenção numa escola pública. Universidade Nova de Lisboa. Curso de Doutoramento em Ciências Musicais – Ensino e Psicologia da Música. Trabalho orientado por João Nogueira (Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

(2018) Membro do júri das provas de Daniela Díaz Santos. Reconfiguración identitaria de jóvenes rurales que cursan estudios universitarios. Un estudio desde la perspectiva sociocultural de los fondos de identidad. Programa de Doctorado en Psicología de la Facultad de Psicología de la UdelaR.

(2015) Presidente do Júri de projeto de tese Gloria Barreneche. Ds. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Projecto de doutoramento em Educação. Especialidade de Tecnologias de Informação e comunicação e Educação. Trabalho orientado por João Filipe Matos  (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2015) Arguente principal das provas de Valeriano Kataya. Ds. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Projecto de doutoramento em Educação. Especialidade de Tecnologias de Informação e comunicação e Educação. Trabalho orientado por Neuza Pedro (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2015) Arguente principal das provas de Rita Flávia Veiga Tavares. Desenvolvimento de recurso educativo digital para Educação em ciências integrando modelo de exploração de dados educacionais. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Programa Doutoral em Multimédia em Educação orientado por Luis Pedro (Departamento de Comunicação e Arte) e Rui Vieira (Departamento de Educação).

(2012) Arguente do júri das provas de Jorge Lázaro de Melo Santana. As Tecnologias de Informação e Comunicação: novas práticas para antigos saberes da escola na pós-modernidade. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Projecto de doutoramento em Educação. Especialidade de Tecnologias de Informação e comunicação e Educação. Trabalho orientado por Isabel Chagas (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2011) Arguente do júri das provas de Mário João Marques Cavaleiro. Literacia de Informação, uso da Internet e abordagens à aprendizagem. Uma experiência com alunos do terceiro ciclo do ensino básico. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Projecto de doutoramento em Educação. Especialidade de Tecnologias de Informação e comunicação e Educação. Trabalho orientado por Guilhermina Miranda (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2011) Arguente do júri das provas de Ana Isabel Ricardo Gonçalves Pedro. Tecnologias e competências dos professores do ensino básico para o Séc.XXI. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Projecto de doutoramento em Educação. Especialidade de Tecnologias de Informação e comunicação e Educação. Trabalho orientado por João Filipe de Matos (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2011) Presidente do júri das provas de Elisabete Cruz. As TIC como formação transdisciplinar. Potencialidades e dificuldades da sua implementação no contexto do ensino básico em Portugal. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Projecto de doutoramento em Educação. Especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular. Trabalho orientado por Fernando Albuquerque Costa (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2011) Arguente principal das provas de Sandra Vieira Vasconcelos. B-Learning no Ensino Superior Politécnico. Universidade de Aveiro. Projecto de doutoramento em Educação. Especialidade de Comunicação Multimédia. Trabalho orientado por Ana Balula e Luis Pedro (Universidade de Aveiro).

(2011) Arguente principal das provas de Gonçalo Simões. A utilização das TIC na escola pelos professores. Condicionalismos e potencialidades. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Projecto de doutoramento em Educação. Especialidade de Tecnologias na Educação. Trabalho orientado por Isabel Chagas (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2010) Presidente do júri e arguente principal das provas de Vanda Helena Lopes Delgado. Novos Recursos Tecnológicos, Novos Desafios no Ensino Superior em Portugal. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Projecto de doutoramento em Educação. Especialidade de Didáctica das Ciências. Trabalho orientado por Isabel Chagas (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2010) Arguente principal das provas de Maria João Gama. título. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Projecto de doutoramento em Educação. Especialidade de TIC e Educação. Trabalho orientado por Guilhermina Miranda (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2010) Arguente principal das provas de Cristina Novo. Novos Recursos Tecnológicos, Novos Desafios no Ensino Superior em Portugal. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Lisboa. Projecto de Doutoramento em Educação, especialidade de TIC e Educação, orientado por Fernando Ramos (Universidade de Aveiro) e João Filipe de Matos (Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

(2009) Arguente principal das provas de Sandra Fradão. Competências pedagógicas em TIC para o Ensino do Inglês. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Lisboa. Projecto de Doutoramento em Educação, especialidade especialidade de TIC e Educação, orientado por Helena Peralta (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa).

(2009) Arguente principal das provas de Luana Priscila Wünsch. Ensino Superior e as TIC: Um modelo de formação docente. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Lisboa. Projecto de Doutoramento. Especialidade de TIC e Educação. Trabalho orientado por João Filipe de Matos (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

(2009) Arguente principal das provas de Ana Rita Costa Bonifácio Selores dos Santos. Implicações das Práticas Participativas nas Aprendizagens. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Aveiro. Projecto de Doutoramento orientado por Luis Pedro (Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro).

(2009) Arguente principal das provas de Carlos Jorge Canto Vieira. A Web 2.0 no Ensino da História. Proposta para novas práticas. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Lisboa. Projecto de Doutoramento orientado por João Filipe de Matos (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

(2009) Arguente principal das provas de Margarida Maria Sales Henriques Belchior. Aprender na Sociedade de Informação e do Conhecimento – Entre o local e o global – Contributos para a Educação para a Paz. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Lisboa. Projecto de Doutoramento orientado por João Filipe de Matos (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

(2009) Arguente principal das provas de Fernando Rui Pinheiro Campos. Concepção, Organização e Avaliação de Recursos Educativos Digitais e Mudanças nas Práticas dos Professores: Um estudo de caso. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Lisboa. Projecto de Doutoramento orientado por João Filipe de Matos (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

(2009) Arguente principal das provas de Francisca Soares. As Comunidades de Aprendizagem e a Plataforma Moodle na Escola. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Lisboa. Projecto de Doutoramento orientado por João Filipe de Matos (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Dissertações e Projetos de Mestrado (2º Ciclo)

(2018) Arguente principal das provas de Nuno Miguel Ribeiro De Vasconcelos Botelho. O vídeo como recurso didático. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino de Geografia no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Trabalho orientado por Fernando R. Martins (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa).

(2018) Arguente principal das provas de Cátia Sofia SalvadoToscano. O contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico. Relatório de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Trabalho orientado por Henrique Gil (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco).

(2017) Presidente do júri e arguente principal das provas de Telma João Vasconcelos Mendonça. A utilização da aplicação móvel Plickers no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa no Ensino Secundário. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino de Inglês e Alemão. Universidade de Lisboa. Lisboa. Trabalho orientado por Carlos Gouveia (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

(2017) Membro do júri das provas de Anabela de Azevedo Monteiro. A Biblioteca Escolar e a Literacia Digital na Ótica dos Professores. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2016) Membro do júri das provas de Ângela de Oliveira Antelo Tesch. Formação de Professores: Tecnologia educacional para o aluno de deficiente visual. Mestrado em Educação, Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2016) Arguente principal das provas de Hélio Gonçalves do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico. Projeto de investigação-ação: Vozes tocadas … bandas cantadas. Relatório da prática de ensino supervisionada. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa.

(2015)  Membro da Comissão Avaliadora de Qualificação do curso de Mestrado em Educação da Mestranda Manoelle Silveira Duarte. Tecnologias no contexto escolar: um olhar sobre a contribuição pedagógica dos recursos das tecnologias digitais e da web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem”. Projeto de dissertação. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen.

(2015) Arguente principal das provas de Liliana Jesuíno. O uso do Wiki na promoção da avaliação formativa. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2015) Membro do Júri das provas Carmen Valadas. Tecnologias nas Bibliotecas Escolares. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2015) Membro do júri das provas de Luís Miguel Fernandes Raminhos. Ensino de base de dados, através do SQL, na resolução de situações reais. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa. Lisboa. Trabalho orientado por Fernando Albuquerque Costa (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2015) Arguente principal das provas de Vanessa Sofia Dias. O Quadro Interativo Multimédia (QIM) no Processo de Ensino/Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Relatório de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

(2015) Membro do Júri das provas de Ana Faria. Análise da Implementação de um Modelo de Desenho Instrucional num determinado contexto corporativo. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2015) Membro do Júri das provas de Andreia Sofia Martins. A formação de professores no âmbito do projeto TACCLE2: criação de recursos com tecnologias digitais. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2015) Membro do Júri das provas de Berta Garcia Bernardo. As Tecnologias de Informação e Comunicação na área das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma da Madeira. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2015) Arguente das provas de Anabela Rodrigues da Rocha. Ambientes Online, Tecnologias e CFAEs: um estudo sobre soluções em b-learning para a formação de professores. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2015) Arguente principal das provas de Sandra Maria Fernandes Gago. Aprender com as Tecnologias Digitais: um Modelo em eLearning em Contexto de Sala de Aula no Ensino Superior. Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa.

(2015) Arguente das provas de Ana Rita Abreu. Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial: potencialidades das TIC Móveis. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2015) Membro do Júri das provas de Sandra Cristina Proença (2015). Perspetivas de qualidade sobre Recursos Educativos Digitais. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2014) Membro do Júri das provas de José Avelino Bonifácio. PROJECTO DE FORMAÇÃO CONTINUA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO VISUAL EM REGIME b-LEARNING. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2014) Membro do Júri das provas de Susana Paula Branco. A rentabilização pedagógica de um grupo fechado no Facebook na disciplina de Inglês. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2014) Membro do Júri das provas de José Eduardo Soeiro. O trabalho em par pedagógico com recurso às tecnologias digitais no 1.º ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma da Madeira. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2013) Arguente principal das provas de Sandro José de Oliveira Malveiro. O Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa. Lisboa. Trabalho orientado por Luís Tinoca (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2013) Membro do Júri das provas de Maria Isilda Aguincha. Desenvolvimento profissional e portefólios digitais. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2013) Arguente principal das provas de Gil André Gomes Afonso. Estudo sobre aprendizagem pessoal com telemóveis, calculadoras e computadores. Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança. Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação. Instituto de Educação da Universidade do Minho. Dissertação orientada por António Osório da Universidade do Minho.

(2012) Arguente principal das provas de Guiomar Sofia José. O fator empowerment das TIC na formação de adultos em risco de exclusão social. Trabalho de Projeto de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Arguente principal das provas de Filipe Miguel Pereira. Uma experiência de formação técnica em blearning com recurso a ferramentas da Web 2.0. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Arguente principal das provas de Pedro Borges Rodrigues. Ambientes pessoais de aprendizagem: Conceções e práticas. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Arguente principal das provas de Teresa Tasso de Figueiredo. O desenvolvimento de competências TIC nos professores – Uma oportunidade de inovação em Educação. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Arguente principal das provas de Nuno José Albano. Utilização de Tecnologia Web 2.0 na aprendizagem Autónoma de Multimédia. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Arguente principal das provas de Carla Cristina Varela. O impacto dos Cursos TIC das Universidades Sénior na Inclusão Digital da Terceira Idade. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Arguente principal das provas de Marta Susana Caseirito. Redes Sociais de Professores. Um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Arguente principal das provas de Óscar Leal dos Santos. Título. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Arguente principal das provas de Aurélia Freire. Ao encontro da Matemática. A perceção da Matemática do quotodiano com as TIC. Trabalho de Projeto de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Arguente principal das provas de Joana Vilela Gonçalves. A influência de diferentes níveis de apetrechamento tecnológico em duas escolas do 1º ciclo nas práticas educativas dos professores e nas conceções dos alunos relativas às TIC. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Arguente principal das provas de Virgínia Maria dos Santos. A utilização dos livros digitais do Plano Digital de Leitura na educação pré-escolar: Potencial pedagógico, expectativas e práticas dos educadores. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Arguente principal das provas de Serafim Simão Lomba. Literacia informacional numa escola do ensino básico. Trabalho de Projeto de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Membro do Júri das provas de Sandra Maria Oliveira. As TIC utilizadas na escola. Relatório de Estágio de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Membro do Júri das provas de Helena Marques. Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas Ciências Sociais e Humanas (2º e 3º CEB) . Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Membro do Júri das provas de Clorinda Agostinho. Práticas de integração das tecnologias no ensino da Matemática. O caso dos professores do Ensino Secundário do Seixal. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Membro do Júri das provas de Joana Flórido Cancela. O papel das TIC no desenvolvimento das competências transversais dos alunos. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Membro do Júri das provas de Maria Helena Felizardo. A formação de professores e a integração curricular das TIC: Com que formadores?. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2012) Arguente principal das provas de Sandra Maria Fernandes Gago. Vale a pena reflectir quando se aprende on-line? Auto-regulação em e-English. Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Trabalho orientado por João Nogueira (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

(2012) Arguente principal das provas de Joaquim Fernando Sousa Ferreira. Modelo do Centro Naval de Ensino a Distância – Dicotomia dos Sistemas de gestão da Informação e da Aprendizagem. Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Trabalho orientado por Carlos Correia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

(2011) Arguente principal das provas de Jorge Lázaro de Melo Santana. As Tecnologias de Informação e Comunicação: novas práticas para antigos saberes das escola. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2011) Presidente do júri das provas de António Olímpio Campos. Integração das TIC na Disciplina de Educação Tecnológica: potencialidades e desafios. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2011) Arguente das provas de Archer Lucas Roda. Realidade Virtual: Quasi-transferência de competências cognitivas (representação espacial e consciência situacional) a partir de situações de voo. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2011) Presidente do júri das provas de Luísa Cristina Graça Carreira. A Participação na Comunidade Virtual de Aprendizagem Francnet: Implicações no processo de ensino/aprendizagem do Francês. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2011) Presidente do júri das provas de Nadine Reis Gomes. Inclusão Digital do XO na Guiné-Bissau: Um Projecto de Intervenção. Trabalho de Projeto de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

(2011) Arguente principal das provas de Ana Mafalda Dias Gonçalves. elearning.ul.pt: Uma plataforma de e-Learning no Ensino Superior nacional. Relatório de Estágio de Mestrado em Educação, especialidade de TIC e Educação. Instituto de Educação Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Estágio coordenado por Neuza Pedro (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2011) Arguente das provas de Ana Margarete de Matos. A Integração de Tecnologias Móveis em Contexto Educativo. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa. Lisboa. Trabalho orientado por Fernando Albuquerque Costa (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2011) Arguente principal das provas de Ana Lúcia Fernandes Costa. A Aprendizagem por Problemas no Ensino da Informática. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa. Lisboa. Trabalho orientado por João Filipe de Matos (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2011) Arguente principal das provas de Andeia Rosa Pulquério da Silva Graça. Aprendizagem baseada em Problemas no Ensino Profissional da Informática. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa. Lisboa. Trabalho orientado por João Filipe de Matos (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2011) Presidente do Júri das provas de Isabel Ramos. Construção e interpretação de gráficos de cinemática com o software Modellus: Um estudo de caso com alunos do 11º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa. Dissertação orientada por Fernando Albuquerque Costa (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2011) Arguente principal das provas de Sara Paulino. Concepção e Gestão da formação no Exército Português. Trabalho de Projecto. Mestrado em Educação. Especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Trabalho orientado por Fernanda Veiga Gomes (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2010) Arguente principal das provas de Ana Paula Santos. Um estudo sobre a influência da formação no índice de utilização efectiva das TIC e na auto-eficácia dos professores. Mestrado em Educação. Área especialização de Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação. Trabalho orientado por João Filipe de Matos (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2010) Arguente principal das provas de Sofia Serra Cruz. Colaborar online para aprender Estatística. Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Trabalho orientado por João Nogueira (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

(2010) Arguente principal das provas de Paulo Manuel Matos Pereira. Integração de Recursos Educativos Abertos num Modelo Pedagógico de Ensino-Aprendizagem. Mestrado em Multimédia em Educação. Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro. Aveiro. Dissertação orientada por António Moreira e co-orientada por Luis Pedro (Universidade de Aveiro).

(2010) Arguente principal das provas de Vânia Cristina Almeida Coutinho. Impacte de um programa de desenvolvimento de competências básicas em TIC no 1º CEB. Mestrado em Multimédia em Educação. Departamentos de Didáctica e Tecnologia Educativa e de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Aveiro. Dissertação orientada por Luís Pedro e co-orientada por António Moreira (Universidade de Aveiro).

(2010) Arguente principal das provas de Rui Manuel Figueiredo Nobre. Desenvolvimento de competências na área não curricular de Estudo Acompanhado por recurso ao DidaktosOnLine. Mestrado em Multimédia em Educação. Departamentos de Didáctica e Tecnologia Educativa e de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Aveiro. Dissertação orientada por Luís Pedro e co-orientada por António Moreira (Universidade de Aveiro).

(2010) Arguente principal das provas de Mário Rodrigues. título. Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia. Universidade Aberta. Lisboa. Dissertação orientada por (Universidade Aberta).

(2010) Arguente principal das provas de Ana Luísa Costa Brito. Competências de Utilização das TIC de Alunos do Ensino Secundário. Um estudo de caso. Mestrado em Multimédia em Educação. Departamentos de Didáctica e Tecnologia Educativa e de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Aveiro. Dissertação orientada por Maria João Loureiro (Universidade de Aveiro).

(2010) Arguente principal das provas de Paula Alexandra Ribeiro Ferreira. Desenvolvimento de projectos em Squeak e construção do conhecimento em alunos do 1º Ciclo. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialização em Tecnologia Educativa. Instituto de Educação da Universidade do Minho. Dissertação orientada por António Osório da Universidade do Minho.

(2010) Arguente das provas de Ana Isabel de Almeida Costa. CD-ROM Num Mundo a Cores – Concepção, Aplicação e Avaliação de um recurso multimédia para alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Dissertação orientada por Guilhermina Miranda (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2010) Arguente principal das provas de Alzira da Cruz Barata. título. Dissertação de Mestrado de Gestão e Administração Educacional. Universidade Aberta. Lisboa. Dissertação orientada por Luísa Aires (Universidade Aberta).

(2010) Arguente das provas de Eunice Monteiro Freire. As novas tecnologias de informação e comunicação na área do livro. Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Estágio coordenado por Guilhermina Miranda (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

(2010) Membro do júri das provas de Ana Lúcia Pacheco. Centro de Competências da Faculdade de Ciências. Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Estágio coordenado por Fernando Albuquerque Costa (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) e que teve como arguente principal Isabel Chagas do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

(2010) Arguente principal das provas de Mónica Raleiras. Identidade, Internet e Subjectivação. Os sites de redes sociais. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Dissertação orientada por Jorge do Ó (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa).

(2010) Arguente das provas de Elisabete Cruz. Análise da Integração das TIC no Currículo Nacional do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Dissertação orientada por Fernando Albuquerque Costa (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa) e que teve como arguente principal Helena Peralta da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

(2010) Arguente das provas de João Afonso. Investigações Matemáticas com TIC no primeiro ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Dissertação orientada por Fernando Albuquerque Costa (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa) e que teve como arguente principal João Nogueira da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

(2010) Arguente das provas de Susana Dias. Concepção de um manual para desenvolvimento de cursos online. Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Estágio orientado por Fernando Albuquerque Costa (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa) e que teve como arguente principal Lina Morgado da Universidade Aberta.

(2010) Arguente principal das provas de Paulo Alexandre Ferreira da Silva. O papel dos jogos na aprendizagem. Trabalho de Projecto. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Trabalho orientado por Carlos Correia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

(2010) Arguente principal das provas de Filipa Laranjo Correia. MOBBIT SYSTEMS: Intervenção e contributo das Ciências da Educação. Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Estágio orientado por Guilhermina Miranda (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa).

(2010) Arguente principal das provas de Teresa Coutinho. Construção de conteúdos multimédia em ambientes de e-learning. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Dissertação orientada por Guilhermina Miranda (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa).

(2010) Membro do júri das provas de Henrique Caetano. A segurança na utilização da Internet numa escola do ensino secundário: situação actual e perspectivas futuras.Trabalho de Projecto do Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Projecto orientado por Guilhermina Miranda (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa) e que teve como arguente principal Cristina Ponte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

(2010) Arguente das provas de Sheron Chagan. A plataforma DOKEOS no processo de RVCC. Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Estágio orientado por Guilhermina Miranda (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa) e que teve como arguente principal José Lagarto da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica.

(2010) Arguente principal das provas de Sílvia Dias. Empresa 2.0 – Introdução da Web 2.0 numa empresa de formação de gestores e empresários. Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Estágio orientado por Guilhermina Miranda (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa).

(2010) Arguente principal das provas de Joana Viana. O Papel dos Ambientes de Aprendizagem on-line no Desenvolvimento da Aprendizagem Formal. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Dissertação orientada por Helena Peralta (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa).

(2009) Arguente principal das provas de Paulo Matos Pereira. Integração de Recursos Educativos Abertos num Modelo Pedagógico de Ensino-Aprendizagem . Dissertação de Mestrado. Departamentos de Comunicação e Arte e de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro. Aveiro. Dissertação orientada por Pedro Alexandre Almeida (Departamentos de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro).

(2009) Arguente principal das provas de Leonor Maria Campos de Melo. O e-portefólio reflexivo como ferramenta de aprendizagem activa. Trabalho de Projecto. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Trabalho orientado por Irene Tomé e Brigitte Detry (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

(2009) Arguente principal das provas de Adão Fernando Pinto de Sousa. Software de autor na Produção de Conteúdos Educativos Digitais: um estudo exploratório. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialização em Tecnologia Educativa. Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Dissertação orientada por Clara Coutinho da Universidade do Minho.

(2009) Arguente principal das provas de António Carlos Vieira Araújo. Geo Escola. A Web 2.0 no Ensino da Geografia. Dissertação de Mestrado em Educação Multimédia. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Aveiro. Dissertação orientada por Eurico Carrapatoso (Departamento de Engenharia Electrónica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).

(2009) Arguente principal das provas de Olga Sofia Ascenso Cação. Construção de Comunidades Virtuais com o Second Life. Dissertação de Mestrado. Departamentos de Didáctica e Tecnologia Educativa e de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Aveiro. Dissertação orientada por António Moreira e co-orientada por Luis Pedro (Universidade de Aveiro).

(2009) Arguente principal das provas de Isabel Maria Monteiro Barbosa. Potencialidades da Disciplina TIC para a Mudança das Práticas Educativas. Um Estudo de Caso no 3º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado. Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro. Aveiro. Dissertação orientada por Maria João Loureiro (Universidade de Aveiro).

(2009) Membro do júri das provas de Maria Goretti. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Estratégia para o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências nos Centros Novas Oportunidades. Trabalho de Projecto do Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Dissertação orientada por Helena Peralta (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa).

(2009) Arguente principal das provas de Rute Marisa Grilo. Estágio na Microsoft. Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Estágio orientado por Helena Peralta (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa).

(2009) Arguente principal das provas de Mónica Aresta. As Ferramentas Web 2.0 e as Comunidades de Aprendizagem. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro. Aveiro. Dissertação orientada por Luís Pedro e co-orientada por António Moreira (Universidade de Aveiro).

(2009) Arguente principal das provas de Pedro Manuel Torres Brás. Enriquecimento do Modelo Pedagógico do Ensino Profissional com a Utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem baseado no Moodle. Trabalho de Projecto. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Trabalho orientado por Irene Tomé (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

(2009) Arguente principal das provas de Sílvia Fernanda Galvão Ramalho Dias. A Auto-eficácia dos Professores face às Tecnologias de Informação e Comunicação. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Dissertação orientada por João Nogueira (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

(2009) Arguente principal das provas de Fernando Dinis Baptista. Aprendendo com os Portáteis. O Impacto do Computador Portátil na Sala de Aulas. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica Portuguesa. Lisboa. Dissertação orientada por João Correia de Freitas (Universidade Nova de Lisboa).

(2009) Arguente principal das provas de Bernardino Jorge. Necessidades de Formação Contínua dos Professores de uma Escola Secundária na Utilização Pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. Dissertação orientada por Maria Ângela Rodrigues (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa).

(2009) Arguente principal das provas de Sara Pita. Análise das Interacções no SL em Contexto Educativo. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro. Aveiro. Dissertação orientada por António Moreira e co-orientada por Luís Pedro (Universidade de Aveiro).

(2008) Arguente principal das provas de Mário José dos Santos Lopes. Formação de Professores no Moodle. Contributos para a Avaliação. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Coimbra. Dissertação orientada por Teresa Pessoa e Carlos Barreira (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra).

(2008) Arguente principal das provas de Maria Raquel Crato. A Expressão da Presença Social numa Comunidade de Ensino Aprendizagem Online. Dissertação de Mestrado. Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Lisboa. Dissertação orientada por Glória Ramalho (ISPA) e co-orientada por Lina Morgado (Universidade Aberta).

partilhar Com... Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email