11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância

A Universidade Federal de Santa Catarina, através do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional – NUTE realiza a 11ª edição do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), de 05 a 08 de agosto de 2014, em Florianópolis. O congresso, que vem com o tema “Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática”, está com inscrições abertas para submissão de artigos.

O ESUD é uma realização anual da Associação Universidade em Rede (UniRede), e será uma oportunidade para debater e compartilhar questões sobre a teoria e a prática da EAD aplicadas atualmente em diferentes regiões do Brasil e em outros países, pois o evento receberá trabalhos em português, inglês e em espanhol.

Lá estaremos!

 

Jornadas pedagógicas

Mais uma iniciativa de carácter pedagógico na ULisboa em que iremos participar: Jornadas Pedagógicas do Técnico

20140115-062429.jpg

Tecnologias digitais no ensino superior. Potencial e desafios à inovação curricular
Fernando Albuquerque Costa
Instituto de Educação, ULisboa

Devido à cada vez maior generalização e apropriação social das tecnologias digitais, já não é hoje tão questionada a sua integração na universidade, nomeadamente nas actividades de natureza curricular.
Isso não significa, no entanto, que os professores estejam suficientemente convencidos da sua relevância para a aprendizagem e se sintam suficientemente preparados para o fazerem. Por outro lado, introduzir as tecnologias digitais nas suas práticas lectivas, e nas dos seus alunos, traz novas questões pedagógicas e didácticas, sendo necessário encontrar estratégias de desenvolvimento profissional que lhes permitam experimentar e enquadrar o computador ao serviço de uma aprendizagem de qualidade, tanto do ponto de vista do acesso ao saber, como em termos de metodologias de trabalho.
Esta comunicação, integrada numa discussão mais ampla sobre questões de natureza pedagógica, tem como objetivo contribuir para a identificação do potencial das tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem no ensino superior, questionando os desafios que isso implica em termos de inovação curricular, nomeadamente em termos de mudança de estratégias de trabalho ao nível da sala de aula mas também fora dela.