Todos os artigos de fc

Antes de férias!

Atividades Com Tecnologias para a área das Humanidades
Já está disponível a versão em Português! O livro sairá da gráfica em setembro, mas pode desde já consultar as atividades propostas e, assim, preparar o novo ano escolar envolvendo os alunos Com tecnologias!

Humanidades

Todos os livros produzidos no âmbito do Projeto TACCLE2 são recursos abertos licenciados sob uma Licença Creative Commons e Sharealike, para uso não-comercial. Portanto, é possível copiar, adaptar, traduzir e redistribuir os livros ou qualquer parte deles (e realmente esperamos que o faça!). Basta referir a autoria.

Partilhe!

 

as narrativas digitais dos alunos

Não é costume dar aqui conta de trabalhos dos alunos da licenciatura, sobretudo por se tratar de trabalhos com fins académicos, mas estes dois têm um gosto especial, pois denotam o forte envolvimento dos seus autores para com a licenciatura que abraçaram. Mesmo com os problemas técnicos que muito parecem ter afetado alguns.

Histórias criativas!


Foi uma manhã muito produtiva e muito divertida!  Em primeiro lugar queremos dar os parabéns a todos os estudantes que estiveram na atividade Aprender Tecnologia, realizada no Instituto de Educação, no âmbito do Verão na ULisboa’14. Aqui fica a lista das histórias produzidas em apenas cerca de duas horas e meia:

  • A minha Arte
  • 1ª Semana no Verão ULisboa’14
  • Uma viagem a Barcelona
  • Ciências ou Artes?
  • Mission Impossible
  • Um Laboratório ao ar livre
  • Três Pandas e um Obama
  • Viagem pela Europa
  • Manas Silvas

Quem quiser espreitar, pode fazê-lo em: https://www.youtube.com/user/teieul
Fazemos votos para que continuem a divertir-se muito a aprender!

Leitura e Digital

20140701-165259-60779212.jpg
Na Biblioteca Municipal de Alcobaça, numa mesa redonda com a Teresa Pessoa, sobre Leitura e Digital, para professores bibliotecários da região. Um público muito interessado e participativo!!

Para os mais novos

 

Eis a primeira versão, em inglês,  do Livro TACCLE2 para Educadores e Professores do 1º CicloUm conjunto de sugestões e propostas para usar a tecnologia para melhorar o ensino e aprendizagem em sala de aula. Um livro voltado para os professores e educadores motivados para o uso das tecnologias digitais e que precisam de ajuda especializada de quem já experimentou no terreno o potencial dessas mesmas tecnologias com os alunos.

Em breve disponibilizaremos a tradução e adaptação que fizemos para o contexto nacional.

As atividades com tecnologias propostas no projeto TACCLE2 para as idades mais novas são atividades muito simples, mas que permitem que as crianças se familiarizem com ferramentas muito específicas para cada objetivo em concreto. Eis o exemplo de uma sopa de adjetivos

Wordle: adjetivos

 

Verão na ULisboa’14

Uma iniciativa em que participaremos, acolhendo jovens do Secundário, com um proposta de aprendizagem com tecnologias. Colaboram nesta atividade, como monitores, alguns alunos voluntários do 1º ano da Licenciatura em Ciências da Educação.

Título: Aprender Tecnologia
Público-alvo: Alunos do Ensino Secundário
Horário: 1ª semana, 5ª feira, 9:30-12:30H
Participantes: ± 20
Responsáveis: Fernando Albuquerque Costa e Joana Viana
Monitores: alunos da licenciatura em Ciências da Educação

Bora lá criar uma história digital?

Nesta atividade vamos mostrar-te o que os estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação fazem nas aulas de tecnologias educativas com o computador e com algumas ferramentas digitais tuas conhecidas, como é o caso do Powerpoint ou do MovieMaker. Apesar de os seus conhecimentos informáticos não serem lá muito avançados, são capazes de fazer coisas muito interessantes e é também isso que gostaríamos que tu experimentasses durante esta manhã. Depois de veres e explorares alguns exemplos feitos por eles, o objetivo é seres tu próprio a construir uma história digital, com recurso a imagens e sons por ti recolhidos. Podes utilizar os equipamentos disponíveis ou até mesmo a câmara do teu telemóvel e de outros dispositivos móveis que nesse dia queiras trazer. A atividade terminará com a publicação das histórias no YouTube para poderem ser partilhadas e comentadas pelas pessoas que se interessam pelo que é feito nesta licenciatura. Como já deves saber, os estudantes de Ciências da Educação interessam-se pelas coisas que se passam na Escola e, como não poderia deixar de ser, interessam-se também pelo modo como as tecnologias digitais podem ajudar os professores a ensinar melhor e os alunos a aprender de forma mais interessante! Estamos certos que concordas que é um grande desafio e é precisamente para discutir isso que contamos contigo!