Todos os artigos de fc

Seminário

cartazSeminario

O seminário TRANSVERSALIDADE E CULTURA DIGITAL, organizado no âmbito da atividade científica do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, foi pensado como um espaço de partilha, discussão e aprofundamento dos desafios que se colocam à integração de tecnologias digitais na educação e na formação para o exercício de uma cidadania plena. Com base e inspiração no trabalho que tem sido desenvolvido no seio dos projetos TACCLE2 e escol@digit@l e, mais recentemente, no contexto do projeto Literacia Digital de Adultos (LIDIA), é uma oportunidade para debater questões centradas na relação entre transversalidade, cultura e cidadania digital.
Destina-se a docentes, alunos de pós-graduação e profissionais de instituições que pretendam desenvolver atividades formativas orientadas para uma vivência ativa da cidadania com tecnologias digitais. A participação é gratuita mas, dada a capacidade limitada de lugares, requer inscrição prévia. Os interessados deverão fazer a sua fazer a sua inscrição, preenchendo o formulário disponível no sítio do IEUL.

TACCLE 2 PREMIADO!

O Projeto TACCCLE2 acaba de ser premiado em Portugal pela Rede TIC e Sociedade. Graças ao excelente trabalho realizado por toda a equipa internacional do projeto que, como não poderia deixar de ser, está de parabéns!

O prémio, no valor de 50.000€, irá permitir estender o trabalho por mais uma ano, desta feita produzindo atividades visando a inclusão digital de adultos.

Mais informação aqui: http://www.ticsociedade.pt/premiovencedores

aprender a programar

HoraDoCódigo14 - PosterPA Hora do Código é uma hora de introdução à Ciência da Computação, com o propósito de desmistificar a programação e mostrar que qualquer um é capaz de aprender as bases. A iniciativa pretende sublinhar que todos nós deveríamos ter a oportunidade de aprender Ciências da Computação na Escola, pois promove o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, a lógica e a criatividade. Trata-se de um movimento global, que envolve dezenas de milhões de pessoas em mais de 180 países (hourofcode.com). A Hora do Código é organizada pela Code.org, uma entidade sem fins lucrativos dedicada à expansão e disseminação das ciências da computação, com a colaboração de parceiros internacionais como é o caso da Apple, Microsoft, Amazon, entre outros.

Continuar a ler aprender a programar