Arquivo da categoria: Recursos

Antes de férias!

Atividades Com Tecnologias para a área das Humanidades
Já está disponível a versão em Português! O livro sairá da gráfica em setembro, mas pode desde já consultar as atividades propostas e, assim, preparar o novo ano escolar envolvendo os alunos Com tecnologias!

Humanidades

Todos os livros produzidos no âmbito do Projeto TACCLE2 são recursos abertos licenciados sob uma Licença Creative Commons e Sharealike, para uso não-comercial. Portanto, é possível copiar, adaptar, traduzir e redistribuir os livros ou qualquer parte deles (e realmente esperamos que o faça!). Basta referir a autoria.

Partilhe!

 

as narrativas digitais dos alunos

Não é costume dar aqui conta de trabalhos dos alunos da licenciatura, sobretudo por se tratar de trabalhos com fins académicos, mas estes dois têm um gosto especial, pois denotam o forte envolvimento dos seus autores para com a licenciatura que abraçaram. Mesmo com os problemas técnicos que muito parecem ter afetado alguns.

Para os mais novos

 

Eis a primeira versão, em inglês,  do Livro TACCLE2 para Educadores e Professores do 1º CicloUm conjunto de sugestões e propostas para usar a tecnologia para melhorar o ensino e aprendizagem em sala de aula. Um livro voltado para os professores e educadores motivados para o uso das tecnologias digitais e que precisam de ajuda especializada de quem já experimentou no terreno o potencial dessas mesmas tecnologias com os alunos.

Em breve disponibilizaremos a tradução e adaptação que fizemos para o contexto nacional.

As atividades com tecnologias propostas no projeto TACCLE2 para as idades mais novas são atividades muito simples, mas que permitem que as crianças se familiarizem com ferramentas muito específicas para cada objetivo em concreto. Eis o exemplo de uma sopa de adjetivos

Wordle: adjetivos

 

Arquivo impressionante

Estive na Vila da Marmeleira e pude testemunhar que é impressionante o arquivo de José Pacheco Pereira. Com a honra de uma visita pelos 4 Km de estantes e de uma explicação detalhada do espólio. Em grande parte já digitalizado em EPHEMERA, e daí também a referência.

20140608-222358-80638644.jpg

Media in Education

media education

Media in Education: Results from the 2011 ICEM and SIIE Joint Conference (2013).
With the aim of discussing old and new teaching technologies, based on research and on the strategies and praxis of the use of technologies and methodologies in the different teaching levels, and also embracing the contribution and active participation of researchers, teachers, creators, managers and other specialists, the work will provide inputs on the following topics:

  • Students’ perspectives on media in the classroom
  • Students and media (as content and as tools for learning)
  • Educational Media Design
  • Institutional Impact of the integration of Educational Media
  • Old v. New Media: what really matters?
  • Research and Evaluation
  • Personal and/or social learning environments/networks
  • Media and inclusion
  • Media and informal learning
  • Immersive learning environments
  • Virtual mobility in Education
  • Mobile learning
  • Media and literacies

In the chapter 3 you can read my own contribution:

COSTA, Fernando (2013). Designing Educational Multimedia Resources. In A. Moreira et al (Eds.). Media in Education: Results from the 2011 ICEM and SIIE Joint Conference. New York: Springer Science+Business Media. 29-40.