supervisão

ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÉMICOS

PÓS-DOUTORAMENTO CONCLUÍDOS

SILVA, Heliana (2014-2015). Perspectivas de professores sobre a dimensão avaliativa em conteúdos digitais. Pós-Doutoramento em Educação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

RODRIGUEZ, Carla (2012-2013). O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação: estratégias técnico-pedagógicas-metodológicas efetivas para a formação de professores. Pós-Doutoramento em Educação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

TESES DE DOUTORAMENTO CONCLUÍDAS

CRUZ, Elisabete (2011-2014). As TIC como formação transdisciplinar. Potencialidades e dificuldades da sua implementação no contexto do ensino básico em Portugal. Doutoramento em Educação na área da Teoria e Desenvolvimento Curricular. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa. Projeto apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia: SFRH/BD/68461/2010.

TESES DE DOUTORAMENTO EM CURSO

MUCHARREIRA, Pedro (2014 – ). O papel da formação contínua, de natureza institucional, na (re)construção do projeto educativo e no desenvolvimento profissional docente –  um estudo de caso. Doutoramento em Educação – Formação de professores. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

FELIZARDO, Helena (2014 – ). A formação contínua de professores em TIC: que perfil de formador? Doutoramento em Educação – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

RODRIGUES, Ana Luisa (2014 – ). A formação ativa de professores com integração pedagógica das tecnologias digitais. Doutoramento em Educação – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

CRUZ, José (2013 – ). O Papel das Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola na Criação e Desenvolvimento de Competências TIC: O Caso do ISCED-Benguela. Doutoramento em Educação – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

BRANCO, Eloísa (2013- ). Narrativas Transmédia: criação de novos cenários educativos. Doutoramento em Educação – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

VIANA, Joana (2011- ). A construção Individual do Currículo em Contextos Informais Online. Doutoramento em Educação – Teoria e Desenvolvimento Curricular. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

PROJETOS DE DOUTORAMENTO EM CURSO

 

PROJECTOS DE DOUTORAMENTO CONCLUÍDOS

MUCHARREIRA, Pedro (2014). O papel da formação contínua, de natureza institucional, na (re)construção do projeto educativo e no desenvolvimento profissional docente –  um estudo de caso. Doutoramento em Educação – Formação de professores. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

FELIZARDO, Helena (2014). A formação contínua de professores em TIC: que perfil de formador? Doutoramento em Educação – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

RODRIGUES, Ana Luísa (2014). A formação ativa de professores com integração pedagógica das tecnologias digitais. Doutoramento em Educação – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

RAMALHO, Pedro (2014). Modelos de Integração das TIC no Ensino Aprendizagem da Língua Materna no Ensino Básico. Doutoramento em Educação – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

BRANCO, Eloísa (2013). Narrativas Transmédia: criação de novos cenários educativos. Doutoramento em Educação – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

PIRES, Ana (2013). Contributo para a análise e perceção das transformações no processo ensino-aprendizagem que um estúdio de televisão poderá trazer a uma Escola. Doutoramento em Educação – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

CRUZ, José (2012). O Papel das Instituições de Formação Inicial de Professores em Angola na Criação e Desenvolvimento de Competências TIC: O Caso do ISCED-Benguela. Doutoramento em Educação – Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

DIAS, Joana (2012). Integração Escolar de Jovens Itinerantes. Doutoramento em Educação – Teoria e Desenvolvimento Curricular. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

CRUZ, Elisabete (2011). As TIC como formação transdisciplinar. Potencialidades e dificuldades da sua implementação no contexto do ensino básico em Portugal. Doutoramento em Educação na área da Teoria e Desenvolvimento Curricular. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa. Projeto apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia: SFRH/BD/68461/2010.

VIANA, Joana (2011). A construção Individual do Currículo em Contextos Informais Online. Doutoramento em Educação – Teoria e Desenvolvimento Curricular. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

GONÇALVES, Fátima (2010). Estratégias de Formação Inicial de Professores para o Uso das TIC. Curso de Formação Avançada em Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

GONÇALVES, Ana Rosa  (2010). Estratégias de Formação Contínua de Professores para o Uso das TIC. Curso de Formação Avançada em Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO CONCLUÍDAS
(2016) Ângela de Oliveira Antelo Tesch. Formação de Professores: Tecnologia educacional para o aluno de deficiente visual. Mestrado em Educação, Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Carmen Valadas (2015). Tecnologias nas Bibliotecas Escolares. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Luís Miguel Fernandes Raminhos (2015). Ensino de base de dados, através do SQL, na resolução de situações reais. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa. Lisboa.

Sónia da Silva Santos (2015). Ensino de Aplicações Web com Bases de Dados recorrendo à Aprendizagem Baseada em Projetos. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa.

Ana Faria (2015). Análise da Implementação de um Modelo de Desenho Instrucional num determinado contexto corporativo. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Andreia Martins (2015). A Formação de Professores no âmbito do projeto TACCLE2: criação de recursos com tecnologias digitais. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Berta Garcia Bernardo (2015). As Tecnologias de Informação e Comunicação na área das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma da Madeira. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Sandra Cristina Proença (2015). Perspetivas de qualidade sobre Recursos Educativos Digitais. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Margarida Micaelo Grosso (2014). Introdução à inteligência artificial com recurso à programação visual. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa.

Carla Maria Pereira Barbosa Morais (2014). Práticas pedagógicas inovadoras com TICMestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Joaquim Azevedo (2014). Projeto de Formação Contínua de Professores de Educação Visual em regime de e-Learning. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Susana Paula Branco (2014). A rentabilização pedagógica de um grupo fechado no Facebook na disciplina de Inglês. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

José Avelino Carneiro (2014). WEB  2.0 E Trabalho Colaborativo como Estratégia de Formação de Professores. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

José Eduardo Soeiro (2014). O trabalho em par pedagógico com recurso às tecnologias digitais no 1.º ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma da Madeira. Mestrado em Educação. Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Sérgio Miguel Estróia de Carvalho (2014). O potencial pedagógico das ferramentas da Web 2.0 no ensino online das Ciências Naturais: a perspetiva dos alunos. Mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-Learning. Universidade de Lisboa. Instituto de Educação e Faculdade de Ciências.

Renato Manuel Simões (2013). Ensino da programação através de programação visual. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa.

Isilda Aguincha (2013). Desenvolvimento profissional e portfolios digitais. Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Marlene Isabel Vieira Fernandes (2012). O ensino de base de dados. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa.

Clorinda Agostinho (2012). Práticas de integração das tecnologias no ensino da Matemática. O caso dos professores do Ensino Secundário do Seixal. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Helena Marques (2012). Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas Ciências Sociais e Humanas (2º e 3º CEB). Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Joana Flórido Cancela (2012). O papel das TIC no desenvolvimento das competências transversais dos alunos. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Maria Helena Felizardo (2012). A formação de professores e a integração curricular das TIC: Com que formadores?. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

António Olímpio Campos (2011). Integração das TIC na Disciplina de Educação Tecnológica: potencialidades e desafios. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Luísa Cristina Graça Carreira (2011). A Participação na Comunidade Virtual de Aprendizagem Francnet: Implicações no processo de ensino/aprendizagem do Francês. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Nadine Reis Gomes (2011). Inclusão Digital do XO na Guiné-Bissau: Um Projecto de Intervenção. Trabalho de Projeto de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Ana Margarete Matos (2011). Integração de tecnologias móveis em contexto educativo. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Informática. Universidade de Lisboa.

Isabel Ramos (2011). Construção e interpretação de gráficos de cinemática com o software Modellus: Um estudo de caso com alunos do 11º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Educação. Especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Ana Lúcia Pacheco (2010). Centro de Competências TIC da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Relatório de Estágio de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa.

Elisabete Cruz (2010). Análise da Integração das TIC no Currículo Nacional do Ensino Básico . Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Lisboa.

João Afonso (2009). Investigações Matemáticas com TIC no primeiro ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Lisboa.

Susana Dias (2009). Concepção de um manual para desenvolvimento de cursos online. Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade em Tecnologias Educativas. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Lisboa.

The navigator’s hope I